Durante o verão, as vilas e aldeias do interior do Algarve são muitas vezes esquecidas pelos turistas que procuram passar as suas férias perto das praias da região. No entanto, também há muito para conhecer no interior do Algarve e, em Alcoutim, por exemplo, não terá de abdicar da praia porque na vila que se encontra junto ao rio Guadiana há uma praia fluvial e a água é quente.
À vila de Alcoutim pode chegar de carro, mas também de barco. Se preferir esta última opção, saiba que existem excursões com partida da marina de Vila Real de Santo António. Por 63 euros, pode fazer um passeio pelo Guadiana até Alcoutim e, uma vez na vila, terá acesso a um almoço num dos restaurantes tradicionais. A excursão tem a duração de sete horas e pode ser reservada no site da Civitatis.
Por outro lado, se quiser explorar a vila de Alcoutim por sua conta, não deixe de visitar o castelo, que servia de defesa fronteiriça, para além de contribuir para o controlo do comércio no Guadiana, desde o século XIV, no reinado de D. Dinis. No interior do castelo terá ainda oportunidade de visitar o Museu Arqueológico de Alcoutim, onde se pode apreciar um variado conjunto de achados que testemunham todas as épocas da história do concelho.
Nesse mesmo museu encontrará ainda a exposição Jogos Intemporais, onde se pode ver o maior conjunto e variedade de jogos de tabuleiro de época islâmica. Terminada a sua visita cultural, não deixe de dar um mergulho na Praia Fluvial do Pego Fundo.
Trata-se de uma zona balnear localizada na margem esquerda da Ribeira de Cadavais, a 500 metros do centro da vila de Alcoutim. Esta praia fluvial é conhecida pelas suas águas quentes, que podem atingir os 30 graus no verão, tal como avança o site da IOL. O pequeno areal tem ainda o selo de “Praia Acessível”, o que significa que as pessoas com mobilidade reduzida também podem frequentar o espaço.
Leia também: Nesta ilha paradisíaca metade da população é portuguesa, come-se bacalhau e ouve-se fado