Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Nesta ilha paradisíaca metade da população é portuguesa, come-se bacalhau e ouve-se fado

Situada a 5661km de Portugal Continental, esta ilha nas Caraíbas conta com 3000 portugueses e cada vez mais se tem tornado destino ideal para férias

17:43 16 Setembro, 2024 12:41 29 Novembro, 2024 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A comunidade portuguesa está, como todos sabemos, espalhada por todo o mundo. A quem já foi ao estrangeiro, é muito provável que já tenha vivenciado a experiência de, ao caminhar pela rua ou entrar num café, ouvir alguém falar português. Neste artigo, que conta com a colaboração do NCultura, vamos falar-lhe acerca duma ilha nas Caraíbas, a cerca de 5600km de Portugal Continental, onde metade da população é portuguesa.

A relação dos portugueses com esta ilha começou nos anos 80, quando um grupo de trabalhadores veio para a ilha de São Bartolomeu (ou St. Barth) com o objetivo de construir uma central elétrica. Pouco tempo depois, a primeira empresa de construção portuguesa foi estabelecida na ilha. A qualidade do trabalho dos portugueses chamou a atenção dos restantes residentes, tanto dos habitantes locais como dos emigrantes de outras regiões.

São Bartolomeu é conhecida como uma ilha paradisíaca das Caraíbas onde se ouve fado e se come bacalhau. Mas a história desta nem sempre foi marcada pelo acolhimento caloroso. Quando Cristóvão Colombo lá chegou em 1493, batizou-a com o nome do seu irmão. A ilha foi visitada por vários conquistadores e colonizadores ao longo dos anos, incluindo a Ordem de Malta, a França e a Suécia. Só em 1877 é que os suecos devolveram a ilha a França.

Nos anos 50 do século XX, a ilha começou a ganhar popularidade quando David Rockefeller, milionário americano, construiu uma casa luxuosa perto da praia. Este exemplo foi seguido por outros magnatas americanos, revitalizando uma ilha que parecia destinada ao esquecimento.

Em 1995, o furacão Luiz devastou as Índias Ocidentais Francesas, incluindo São Bartolomeu. Na altura, a comunidade portuguesa na ilha era composta por cerca de 250 pessoas. Com a ilha em ruínas, foi necessário recrutar mais mão-de-obra para a reconstrução. Nos cinco anos seguintes, o número de portugueses na ilha aumentou para cerca de 2000.

Nos anos 2000, São Bartolomeu ganhou um novo impulso económico graças ao crescimento do turismo de luxo. A ilha tornou-se um ponto de atração para turistas ricos que vinham atracar os seus iates e participar em festas luxuosas. Com esta nova onda de turismo, mais portugueses vieram para trabalhar no setor, especialmente no final da década, quando a comunidade portuguesa na ilha atingiu os 1500 residentes. Atualmente, vivem em São Bartolomeu cerca de 3000 portugueses.

A maioria dos portugueses que residem em São Bartolomeu vem do Minho, no Norte de Portugal, de cidades como Braga, Guimarães e Valença. São pessoas discretas, conhecidas pelo seu trabalho árduo e integridade. Os homens trabalham maioritariamente na construção civil, enquanto as mulheres se distribuem por áreas como limpeza e gestão de empresas de construção.

No início, a maioria dos emigrantes portugueses que veio para a ilha tinha pouca formação académica. No entanto, atualmente, a comunidade é mais diversificada, incluindo antigos jogadores de futebol, engenheiros, advogados e enfermeiras.

A comunidade portuguesa em São Bartolomeu está bem integrada e possui uma associação cultural, um mercado e até um restaurante que serve vinhos e bacalhau portugueses. Há cerca de um ano, foi nomeado um cônsul honorário português para a ilha, reforçando a presença e o apoio à comunidade.

Apesar de bem recebidos, muitos portugueses mantêm o desejo de regressar a Portugal, o que geralmente acontece cerca de dez anos após a chegada à ilha. Contudo, também existem casos de portugueses que acabam por casar com habitantes locais e permanecer na ilha.

Os convívios entre os emigrantes portugueses são marcados por tradições culturais, como o “pica no chão” ou o bacalhau grelhado, acompanhados pelos acordes de uma guitarra portuguesa e o som melancólico do fado. Se ficou curioso sobre São Bartolomeu, saiba que este é também um excelente destino de férias, onde pode conhecer a cultura portuguesa no coração das Caraíbas.

Leia também: Esta ilha portuguesa é a mais isolada da Europa, já foi refúgio de piratas e tem mais vacas que habitantes

Chegada do outono.
Nacional

Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação

12:50 22 Setembro, 2026 12:06 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O equinócio acontece já esta semana e marca o momento em que os dias começam a perder ainda mais minutos de luz até à chegada do inverno

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Algarve Cultura

Livro sobre vestígios dos Templários no Algarve vai ser apresentado em Castro Marim

14:50 22 Setembro, 2026 14:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Apresentação decorre no Velho Cavalinho – Taberna Medieval, em Castro Marim, esta sexta-feira, 25 de setembro, às 18:30

Homem faz contas à vida com duas notas numa mão e calculadora à sua frente. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Arranjou um emprego enquanto recebe o subsídio de desemprego? Saiba como continuar a receber parte do apoio

14:20 22 Setembro, 2026 12:26 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Começar a trabalhar não significa necessariamente perder toda a prestação do subsídio de desemprego, mas tem de cumprir os requisitos

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Europe Direct Algarve Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Economia Europe Direct Algarve Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Algarve Auto Nacional

Doze veículos elétricos percorrem 1300 quilómetros entre Guimarães e Sagres em menos de 24 horas

12:40 22 Setembro, 2026 12:31 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sagres marcou o extremo sul de uma viagem elétrica de 1300 quilómetros realizada no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade

Chegada do outono.
Nacional

Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação

12:50 22 Setembro, 2026 12:06 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O equinócio acontece já esta semana e marca o momento em que os dias começam a perder ainda mais minutos de luz até à chegada do inverno

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Algarve, Cultura

Livro sobre vestígios dos Templários no Algarve vai ser apresentado em Castro Marim

14:50 22 Setembro, 2026 14:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Apresentação decorre no Velho Cavalinho – Taberna Medieval, em Castro Marim, esta sexta-feira, 25 de setembro, às 18:30

Homem faz contas à vida com duas notas numa mão e calculadora à sua frente. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Arranjou um emprego enquanto recebe o subsídio de desemprego? Saiba como continuar a receber parte do apoio

14:20 22 Setembro, 2026 12:26 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Começar a trabalhar não significa necessariamente perder toda a prestação do subsídio de desemprego, mas tem de cumprir os requisitos

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Europe Direct Algarve, Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Algarve, Auto, Nacional

Doze veículos elétricos percorrem 1300 quilómetros entre Guimarães e Sagres em menos de 24 horas

12:40 22 Setembro, 2026 12:31 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sagres marcou o extremo sul de uma viagem elétrica de 1300 quilómetros realizada no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade

Últimas Notícias

  • Galp fez as contas: carregar o carro em casa pode custar 7,81€ e na rua chega a este valor
    Galp fez as contas: carregar o carro em casa pode custar 7,81€ e na rua chega a este valor
  • Livro sobre vestígios dos Templários no Algarve vai ser apresentado em Castro Marim
    Livro sobre vestígios dos Templários no Algarve vai ser apresentado em Castro Marim
  • Arranjou um emprego enquanto recebe o subsídio de desemprego? Saiba como continuar a receber parte do apoio
    Arranjou um emprego enquanto recebe o subsídio de desemprego? Saiba como continuar a receber parte do apoio
  • Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação
    Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação
  • Doze veículos elétricos percorrem 1300 quilómetros entre Guimarães e Sagres em menos de 24 horas
    Doze veículos elétricos percorrem 1300 quilómetros entre Guimarães e Sagres em menos de 24 horas

Opinião

  • A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
    A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento