O design de interiores é o estudo que melhora a qualidade de vida nos espaços interiores de uma casa/imóvel e é dividido em duas fases.
Na primeira fase de um estudo de design de interiores, tem-se em conta:
- Atividades a exercer no espaço;
- Ergonomia;
- Arrumação;
- Funcionalidade;
- Adaptabilidade do espaço para diferentes ocasiões/eventos;
- Estética;
- Conforto;
- Qualidade da térmica;
- Acústica;
- Iluminação natural e a possibilidade de organizar a vivência do espaço e disposição do mobiliário na direção das melhores vistas.
Esta primeira fase pode englobar a criação de mobiliário personalizado e ainda a revisão e a criação de novos espaços no edificado existente.
Numa segunda fase, depois de definidos os pontos acima mencionados, é necessário ajustar o projeto de interiores para acolher corretamente as diferentes especialidades necessárias ao bom funcionamento do espaço: ar condicionado, caldeira, bomba de calor, esquentador, pontos elétricos, pontos de luz, som, telecomunicações, águas, esgotos, novas tecnologias.
Nesta fase, os técnicos das diferentes especialidades devem ter um bom entendimento do projeto de design de interiores pensado para o espaço, evitando especialidades jogadas ao acaso que prejudicam a organização e a funcionalidade dos espaços. Por outro lado, é nesta fase, que o designer de interiores ajusta o projeto, dando o espaço e as condições assinaladas pelos técnicos, garantindo que os equipamentos trabalhem eficazmente e a sua manutenção facilitada.
Assim, a altura ideal para a contratação de um projeto de design de interiores é na fase em que o projeto de arquitetura está a ser concebido, mas ainda irá a tempo antes das especialidades entrarem em jogo.
* Michele Renda acolhe no design de interiores saberes tecnológicos e de iluminação. Descomplica conceitos e conhecimentos da área da engenharia e integra-os de forma transparente e eficiente nos seus designs. É este cuidado de pensamento e conhecimento que enriquece e traz mais valia aos seus projetos. Michele Renda é sócia-gerente e fundadora da empresa Nine Finger Technologies & Home Design sediada na incubadora da Universidade do Algarve.
Leia também: Conhece os quatro tipos de iluminação para a sua casa? | Por Michele Renda