O Algarve em Fios de Histórias, é o título do livro da autoria do jornalista Ramiro Santos, com a chancela da editora Guerra e Paz, e estará nas livrarias de todo o país no próximo dia 8, terça-feira.
O livro, que já se encontra à venda no site da editora https://bit.ly/3SP3Vhw, é uma obra composta em grande parte pelas crónicas publicadas quinzenalmente por aquele jornalista ao longo dos últimos dois anos de colaboração regular no Postal do Algarve.
Organizado em quatro capítulos é uma viagem pelas Descobertas, Encantos, Amores e Conquistas, numa viagem pelo tempo, desde o período islâmico no Algarve até aos nossos dias.
Se em Descobertas, o autor se detém no período inicial dos descobrimentos henriquinos até ao desastre de Alcácer Quibir, passando pela saga dos Corte Reais e pelo último dia do Príncipe Perfeito, em Amores fala, por exemplo, da relação de Camões com a algarvia Francisca de Aragão e de um romance de amor e traição no reino do Al-Andaluz.
No capítulo das Conquistas, regista a Crónica do Cruzado Anónimo para descrever o assalto a Silves em 1189, entre outras histórias.
Na parte relativa aos Encantos, somos convocados para uma visita guiada pelos tesouros mais bem guardados de um Algarve fora dos roteiros turísticos, num percurso que abrange todos os concelhos da região.
Sem a pretensão de Historiador que não é – como fez questão de frisar em declarações ao Postal -, o autor descreve episódios da História de Portugal ligados ao Algarve com o olhar e a escrita de um jornalista, em crónicas breves e linguagem acessível.
Não sendo um livro destinado a académicos, apresenta-se como uma obra de divulgação dirigida ao grande público, em particular às gerações mais novas, visando motivá-las para o estudo e compreensão do passado do Algarve e aspetos da realidade presente.