O turismo assumiu-se, definitivamente, como o maior caso de sucesso económico e social em toda a história do Algarve. O contributo do turismo regional para a economia portuguesa, nomeadamente no que se refere à sua capacidade para produzir bens transaccionáveis é, certamente, um dos factores mais relevantes da economia do país na actualidade.
É por isso que, neste contexto, a actividade económica do turismo tem sido, e vai continuar a ser, um factor determinante na minimização dos impactos das crises, quer no plano social, quer na esfera macroeconómica do País.
Assegurar a continuidade e o sucesso da Marca Algarve passa, inevitavelmente, por garantir um produto de qualidade
O Algarve é também a Marca nacional com maior notoriedade no panorama internacional. Embora condicionado pela sazonalidade e, por essa via, pelos picos de negócio que se verificam apenas em alguns períodos do ano, justifica-se na actual conjuntura, mais do que nunca, o lançamento de uma campanha de promoção da imagem do Algarve enquanto grande área turística da Europa e do Mundo, tendo em vista consolidar esta mais-valia da economia portuguesa.
Habituados a um período mais ou menos longo de crescimento, descurámos, ou não acautelámos, devidamente, aspectos essenciais destinados a reforçar e a consolidar a Marca Algarve, apesar de Portugal não ter uma arquitectura de promoção de marcas turísticas regionais organizada na base, de forma sustentada e entendível, no respeito pela hierarquia dos atributos de cada uma delas.
Em termos de eixos de referência estratégica e de elegibilidade prioritária em matéria de promoção turística regional, o que mais sobressai é mostrarmos capacidade para construir orientações para a região que visem a valorização e afirmação da Marca Algarve, um dos desígnios, porventura mais importantes, para reforçar a competitividade da nossa oferta turística.
O contributo do turismo do Algarve para a afirmação da imagem de Portugal no mundo e a importância muito maior que os agentes do turismo podem e devem ter no quadro das opções das políticas de turismo, constituem aspectos que devem ser valorados, nomeadamente através de parcerias que visem potenciar o progresso competitivo do sector turístico regional. O que hoje parece inultrapassável amanhã é uma oportunidade de negócio.
Assegurar a continuidade e o sucesso da Marca Algarve passa, inevitavelmente, por garantir um produto de qualidade, quer no que se refere à chamada envolvente, ou seja, serviços de higiene e limpeza, manutenção de zonas verdes, saneamento básico, saúde, segurança, vias rodoviárias, ferroviárias e outras acessibilidades, como a ligação por ferrovia ao aeroporto, por exemplo, serviços de apoio como fornecimento de água, electricidade, comunicações, etc.
A Marca de Excelência que se pretende para o Algarve só será possível se conseguirmos garantir que a imagem de qualidade da nossa oferta vai ter continuidade no futuro, o que implica a existência de sistemas sustentados de apoio financeiro para a renovação e remodelação de unidades hoteleiras e turísticas.
Por outro lado, precisamos de programas de requalificação de zonas turísticas e urbanas descaracterizadas e de elevada concentração urbanística, assim como de infra-estruturas e equipamentos que ainda não temos, como um novo Hospital Central, um Espaço Multiusos/Centro de Congressos para a realização de grandes eventos, Policlínica Desportiva para Atletas de Alta Competição, etc.
O produto que sustenta a Marca não pode entrar em declínio nem deixar arrastar-se para outros desequilíbrios que a afectariam irremediavelmente, arrastando-a para um precipício negativista de onde dificilmente se conseguiria libertar.
Em nome do interesse público, o Algarve reclama para si o direito a uma proporção dos apoios correspondentes ao seu contributo para as receitas turísticas totais do País, conforme é da mais elementar regra de justiça, tanto mais que o turismo do Algarve é o maior produtor nacional de bens transaccionáveis, o verdadeiro sustento da economia portuguesa.
Por tudo isto, defender, promover e consolidar a Marca Algarve no panorama internacional é um desígnio de todos os algarvios, muito principalmente, das forças vivas da região.
*O autor escreve de acordo com a antiga ortografia
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