A 25.ª edição dos Dias Medievais, de 21 a 25 de agosto, promete ser uma inesquecível viagem no tempo e vai assinalar os 750 anos da construção do Castelo de Castro Marim.
Reis e rainhas, cavaleiros de armaduras reluzentes, bobos e jograis, comerciantes, monges, damas e nobres e ainda criaturas demoníacas e mágicas vão invadir a vila de Castro Marim, que tem o rigor histórico como um dos estandartes dos Dias Medievais, contando este ano com a participação especial de Guérande, cidade francesa geminada, e de Cortegana.
A edição deste ano é especial, pois é a 25.ª vez que este evento decorre, “desta vez com muitas novidades e surpresas, além de uma forte aposta em novos espetáculos e na segurança e proteção dos seus visitantes, com a presença de vários técnicos equipados com desfibrilhadores, que percorrem toda a área do evento, para que se possa reduzir o tempo de socorro sempre que haja uma necessidade de desfibrilhação cardíaca”, explica a autarquia castromarinense em comunicado.
Por ser uma efeméride simbólica, esta 25.ª edição dos Dias Medievais em Castro Marim trará também alguns registos diferentes e marcantes como um espetáculo de encerramento diário com tecnologia e projeção, sobre a história do Castelo em videomapping.
O castelo irá, mais uma vez, abrigar as representações de mais de 45 artes e ofícios, além de grandes espetáculos como os torneios medievais a cavalo, que são um elemento de grande atração para quem nos visita, e as exposições de Instrumentos de Tortura e Punição e da Primeira Sede da Ordem de Cristo.
Banquetes reúnem as melhores iguarias da época
Outro dos grandes destaques dos Dias Medievais em Castro Marim são os banquetes, que decorrem num espaço exclusivo e à luz misteriosa das tochas, com uma ementa que reúne as melhores iguarias da época, acompanhadas de performances de grupos de animação.
Se pretender ser Rei por uma noite pode ainda optar por uma experiência diferente e única na mesa real, com apenas 10 convivas por noite, que desfrutam da pompa e circunstância das cortes da Idade Média.
Um dos pontos altos deste evento âncora organizado pelo Município de Castro Marim é o desfile, considerado como “uma das melhores oportunidades para absorver este universo de imaginação e fantasia, que decorrem no primeiro e último dia, ao final da tarde”.
A animação continua a ser outra das grandes e fortes apostas dos Dias Medievais em Castro Marim, que se distingue de outros eventos do género graças à exclusividade com alguns dos 30 grupos de animação nacionais e internacionais.
Estes grupos serão rotativos e distribuídos pelos vários palcos dos Dias Medievais em Castro Marim, desde o mercado até ao Castelo, com teatros de rua, grupos “passa calles”, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, gaiteiros, equilibristas, espadachins, contorcionistas, músicos medievais, música e dança árabe-oriental, música sacra na Igreja do Castelo, missa com coro, danças medievais, encantadores de serpentes, arruadas e demonstrações de falcoaria.
Este é considerado um evento para toda a família e a programação inclui espaços e atividades de animação infantil com oficinas, jogos, carrosséis, contadores de histórias e outras diversões.
Estas zonas especiais de crianças serão um elemento de atração ao evento, mas que exigem um maior resguardo e espaços mais acautelados, para que os mais pequenos possam usufruir das experiências, tanto no Castelo como fora dele.
Dias Medievais de Castro Marim são um dos primeiros ecoeventos do país
Já no Forte de S. Sebastião, com o Acampamento Árabe na sua encosta a representar o quotidiano de uma caravana de comércio de sal e especiarias, irá decorrer uma recriação histórica do quotidiano civil e militar do século XVII, com apresentações e demonstrações por profissionais da Real Academia do Terço (piqueiros, artilheiros e rodeleiros). Este ano, o acesso ao Forte será iluminado e irá alargar a sua presença na feira.
Os Dias Medievais em Castro Marim terão sido um dos primeiros ecoeventos do país, por desde sempre disponibilizarem um copo de barro diferente em cada edição, pretendendo continuar, com o objetivo de apelar à máxima redução de resíduos e à utilização de materiais reutilizáveis.
A ilustração da edição especial de 2024 está a cargo de Pedro Seromenho, um ilustrador, escritor e grande contador de histórias, com dezenas de livros publicados. Nascido no Zimbabué, residente em Braga e licenciado em Economia, Pedro Seromenho assinou recentemente a exposição “Pôr-do-Sal”, em Castro Marim, com ilustrações e instalações artísticas realizadas a partir do sal e flor de sal das salinas do concelho.
Os bilhetes estão à venda na bilheteira online BOL, na Fnac, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Quioques Serveasy, Linha de telefone 1820 do MEO e Agência de Bilhetes para Espetáculos Públicos.
Leia também: 39 mil condutores podiam ter revalidado carta sem exame prático mas agora vão ter de o fazer