As actividades desportivas têm sido aquelas que verdadeiramente mais têm contribuído para esbater os efeitos negativos da maior fragilidade do turismo do Algarve – a sazonalidade. Não se estranha, portanto, que os agentes económicos venham reclamando há muito a necessidade de se implementarem estratégias destinadas a captar estes importantes segmentos de mercado.
Estão, neste caso, a construção de equipamentos desportivos e outras infraestruturas de suporte de índole regional, atendendo a que a região apresenta um défice nesta matéria, tendo em vista satisfazer uma procura que apresenta um potencial de crescimento significativo.
Todos temos consciência que o maior desafio do turismo do Algarve é a dinamização da actividade turística ao longo de todo o ano, condição indispensável à rentabilização dos investimentos efectuados, quer eles sejam públicos ou privados, uma vez que, conforme é amplamente reconhecido, o Algarve dispõe de condições para vir a ser o maior Centro de Estágios Desportivos em toda a Europa.
“Os agentes económicos do turismo devem defender a necessidade do binómio desporto/turismo passar a integrar as políticas para o sector”
As infraestruturas já existentes, como o Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, por exemplo, considerado dos melhores da Europa, aliadas à construção de um Estádio Moderno, no seguimento do Euro 2004, inserido no Parque das Cidades, onde está prevista a instalação de um Polo Hospitalar vocacionado para a medicina turística e desportiva, um novo Hospital Central e um Espaço Multiusos, podem permitir a criação de uma oferta diversificada e complementar nesta área, melhor forma de aumentar a sua eficácia, qualidade e capacidade competitiva no futuro.
Estes equipamentos, para além de elementos qualificadores e de diferenciação da nossa oferta turística face a outros destinos concorrentes, assumem-se também, por isso mesmo, como factores competitivos das empresas, na medida em que estas passam a dispor de um quadro mais adequado para actuar junto dos mercados emissores em segmentos específicos, sobretudo durante a época baixa, diversificando produtos e alargando os vectores de atracção turística.
De facto, o aumento progressivo e sustentado que se vem registando e aquele que, porventura, maior notoriedade e mais receitas traz à região nos períodos de menor procura, é o que resulta do estágio de muitos atletas de alta competição, bem como das principais equipas de futebol do centro, norte e leste da Europa, o que vem contribuindo para que as empresas hoteleiras e turísticas encarem, cada vez mais, o binómio desporto/turismo nas suas estratégias de gestão.
A atracção de um número significativo de pessoas, cujos reflexos positivos nas taxas de ocupação e nos resultados das empresas e do turismo regional e nacional, em períodos tradicionalmente de procura reduzida, são estratégicos e prioritários para a rendibilidade e captação de novos e importantes investimentos no sector turístico e hoteleiro do Algarve.
Por outro lado, e não menos importante, a cobertura informativa e a divulgação junto dos potenciais consumidores de férias dos respectivos países de origem destes atletas e destas equipas funcionam como um meio privilegiado de promoção turística do Algarve, mais eficaz e abrangente do que as acções normais e, obviamente, com muito menores custos de investimento.
É por estes motivos que os agentes económicos do turismo devem defender a necessidade do binómio desporto/turismo passar a integrar as políticas para o sector, designadamente no que se refere à exigência de mais e melhores investimentos promocionais e publicitários direccionados especificamente para estas áreas da nossa oferta.
Daí que seja imprescindível continuar a reforçar o apoio à realização dos eventos desportivos já existentes na região, como o Grande Prémio de Fórmula 1 e o Moto GP, por forma a que os mesmos se institucionalizem nos calendários europeus e mundiais das grandes realizações, bem como criar e potenciar outras que se revelem capazes de responder eficazmente a uma procura em franco crescimento, concedendo meios financeiros às estruturas desportivas existentes, públicas e privadas, no sentido de afirmar e consolidar o Algarve como um destino turístico de eleição à escala mundial nesta área.
* O autor não escreve segundo o acordo ortográfico