Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Edição Papel, Europe Direct Algarve, Nacional, Opinião

DESENHANDO HORIZONTES | Por Carlos Eduardo Perrone

Artigo se Carlos Eduardo Perrone, designer gráfico, arquiteto (Brasil) sobre a sua apresentação na Universidade do Algarve, no no âmbito da ‘EU Green Week 2023 – Greening Our Future: joining forces for a more sustainable horizon’

18:00 22 Julho, 2023 10:13 26 Março, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
CARLOS EDUARDO PERRONE
Designer gráfico, Arquiteto, Brasil

A convite da Reitoria da Universidade de Algarve e a partir de iniciativa da Europe Direct Algarve, cuja atuação ambiental tenho acompanhado, tive oportunidade recentemente de fazer uma apresentação para alunos e professores no Campus da Penha, no âmbito da EU Green Week 2023 – Greening Our Future: joining forces for a more sustainable horizon. Retomo agora por escrito a introdução da citada apresentação como crônica informal.

Ao tomar conhecimento da necessária atividade no Algarve de organismos e pessoas — escolares, secundaristas, universitários, pesquisadores — na preservação deste Atlântico ameaçado pelo processo indústria-consumo-lixo, não posso deixar de preocupar-me com a ocorrência deste mesmo ciclo letal nas águas daquele outro oceano que, apesar da distância, vem a ser o mesmo: o Atlântico brasileiro. Meio ambiente, comunicação, design gráfico, desenho, arte e educação são marcadores básicos pelos quais deambulo ao ousar relatar vivências pessoais no aprendizado do desenho e do conjunto de fatores físicos que cercam os seres humanos. Vivências que, de uma maneira ou de outra, podem ser análogas às de muitos das gerações que em sua infância banharam-se em praias com barcos, pescadores e peixes e que hoje reencontram essas mesmas areias com tratores, coletores de lixo e avisos sobre derrames de óleo. Começaremos falando do desenho.

Nos primeiros anos de escola havia dois exercícios semanais que incluíam letras e imagens e aos quais muito devo desde sempre e até hoje. Um deles, realizado em sala de aula, era chamado de “descrição”: era-nos apresentada uma imagem em cores, impressa em formato grande e fixada sobre a lousa, contendo paisagens, espaços interiores ou cenas urbanas que tínhamos de descrever segundo um método explicitado que supunha a suposição de “planos” visuais imaginários. Exemplifico:

— Em primeiro plano, vê-se um menino e uma menina sentados na grama;

— em segundo plano vê-se uma cerca, uma árvore e uma vaca pastando;

— em terceiro plano vê-se um rio e uma ponte, e assim por diante… até a montanha ou até o céu.

Aprendi que:

1. A visualidade, até então livre exercício displicente, poderia ser metodizada;

2. a definição de quais coisas estariam em qual plano era arbitrária, desde que não se incorresse em algum absurdo perspetivo;

3. a tradicional perspetiva técnica era em si mesma um dado inquestionável que segurava todo o desenho;

4. o visível, um mundo à parte, poderia ser verbalizado.

Mais tarde, ao defrontar-me com o Cubismo de Braque e Picasso, logo percebi que ali estava acontecendo a subversão do método da “descrição”, tornando-se quase impossível verbalizar aquelas novas imagens a partir de planos verticais. Como entender ruturas sem conhecer tradições?

Outro exercício do então chamado no Brasil de “curso primário”, este feito em casa e entregue em sala de aula, era denominado “redação”: tema livre, implicava em recortar uma ilustração qualquer de revistas (livros, nunca!), em geral de anúncios ou artigos, e escrever uma historinha inventada ou mais ou menos acontecida a partir daquela figura colada na mesma folha da redação.

Aprendi que:

1. Poderíamos criar um conteúdo novo e independente do contexto originário da figura impressa;

2. para ficar bem apresentada a lição de casa, era preciso ajeitar a figura recortada na página de maneira que se equilibrasse com a linearidade da escrita manual sobre papel pautado;

3. terminado o conjunto, o escrito mudava o significado do desenhado e o desenhado integrava-se ao recém-redigido.

Livros ilustrados, a explosão modernista no Brasil, as Bienais Internacionais de Arte de São Paulo (com o design marcante de seus cartazes) e o sucesso da arquitetura brasileira levaram-me a um curso livre de História da Arte quando estava ainda no colégio, e de lá à Faculdade de Arquitetura, onde além de vir a conhecer na biblioteca a revista Domus cursei disciplinas de Desenho Arquitetónico, Projeto e Comunicação Visual: era o design gráfico em expansão no país.

Dei-me bem com todo esse mundo visível até que ao final do curso universitário surgiu uma pedra de tropeço no caminho, uma palavra nova: “ecologia”, diziam. Logo descobri que em outras línguas usavam denominação mais abrangente, que ainda não tinha correspondência em português, pelo menos em meu país: environment, em inglês e environnement, em francês. Consegui ler coisa e outra do parco material impresso disponível em espanhol ou francês e resolvi aconselhar-me com mestres da escola de Arquitetura — disse-me o velho professor conservador:

— Isso aí é conversa de hippies!

Busquei então a jovem professora progressista:

— Isso é um assunto importado para desviar a atenção dos nossos reais problemas sociais.

Resumindo e concluindo: após trabalhar em um banco (como arquiteto) e cansado das limitações culturais impostas pela ditadura, mudei-me para a Europa. Lá frequentei em Paris e Estraburgo cursos, estágio em órgão público de planejamento e seminário na École Pratique des Hautes Études, tendo sido indicado para participar no encontro internacional da ONU no Palais des Nations, em Genebra – Les Établissements Humains. Meu plano estava certo, mas o momento não: ao voltar ao Brasil não encontrei em São Paulo local onde se ocupassem profissionalmente das questões ambientais, não havendo ainda nem mesmo expressivas atividades voluntárias relativas ao tema ou o desenvolvimento de linguagem gráfica de cartazes. No entanto, conhecedores de meu percurso anterior nas artes visuais, convidaram-me a lecionar Linguagem Visual no Departamento de Desenho de importante Universidade. Na sequência, montei um estúdio de projetos e produção naquela especialidade cujo nome foi mudando, acompanhando os tempos: artes gráficas, comunicação visual, programação visual, identidade visual, design gráfico, design visual. Tendo sempre como operação e função desenhar formas para comunicação, divulgação, conscientização e persuasão como ocorre aqui e agora, tão próximos que estamos das águas dos oceanos de formação iniciada a bilhões de anos, quando componentes naturais químicos, minerais e orgânicos teriam se acumulado nas superfícies das águas, iniciando ali o processo que resultaria em vida. E, citando René Dubos, “não vivemos sobre o planeta Terra, mas sim com a vida existente e dentro do ambiente em que essa vida foi criada”.

A humanidade depende dos condicionantes dessa natureza criada e das linguagens que a própria humanidade criou para se comunicar. E a arte não tem apenas um papel neste processo: é, na verdade, protagonista, integrando e configurando este outro mundo material e simbólico criado pelo homem e que chamamos de Cultura.

RELACIONADOS:

LIXARTE: Por favor acorde, precisamos de fazer os 8 “R”! | Por Mourana Monteiro

I Concurso de Fotografia LIXARTE : Transformar o lixo das praias em Arte | Por Lilly Castanho

LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando Horizontes | Por Lilly Castanho

LIXARTE: Voz aos jovens na Conferência Climática Estudantil | Por Beatriz Barrada

LIXARTE: 8º Encontro Nacional pela Justiça Climática – oceano e clima | Por Ana Matias

Workshop LIXARTE: Ação de Capitação – SOS Planeta

LIXARTE: The future of the carbon market in Portugal | O futuro do mercado do carbono em Portugal

LIXARTE: “Quando tomava banho, sentia-me culpada”: como Mourana deixou de se sentir ecoansiosa

LIXARTE: Confi-Arte: + Arte + Cidadania

LIXARTE: PlastikDetektives Portugal e Noruega juntos no Centro Ciência Viva do Algarve por um oceano mais limpo

I Vegan Festival em Olhão, parceiro LIXARTE

LIXARTE: In Loco apoia a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas no Algarve, com projeto Accionad-ODS

LIXARTE celebra o Dia dos oceanos (Estaremos ainda a tempo de salvar o planeta?)

LIXARTE: Há mar e mar!

LIXARTE: Arte, Poesia, Mar, Máscaras e Plásticos como fontes de reflexão e inspiração para um planeta mais saudável e justo para todos

LIXARTE: Arte e jovens – uma combinação improvável para ajudar o ambiente

LIXARTE: A Escola Secundária Tomás Cabreira vai ‘Mar Adentro’ para proteger os oceanos

LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão

LIXARTE: “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela Escola EB 2/3 Dr Alberto Iria – Olhão [vídeo]

LIXARTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]

LIXARTE – Transformar o lixo em Arte

DetektivePT, detetives para a sustentabilidade

Quando descobrimos que tudo à nossa volta pode ser Arte … até o lixo!

LIXARTE – uma onda gigante para salvar os Oceanos!

O LIXARTE – transformar lixo marinho em arte –  assume-se hoje como um projeto de ARTivismo climático. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a urgência de proteger os Oceanos, cumprindo as metas do Pacto Ecológico Europeu e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados pela ONU. O projeto teve início em 2021 e na fase inicial do projeto participaram alunos e professores de cinco escolas dos concelhos de Faro e Olhão e a mentoria foi da professora de Belas Artes Ana Sousa. Foram criadas 6 tapeçarias, a partir de lixo recolhido na costa algarvia e inspiradas na obra do artista africano El Anatsui. As peças foram apresentadas ao público, pela primeira vez, no dia 08 de junho de 2022, Dia Mundial dos Oceanos e estão em itinerância pela região desde então.

A edição de 2023 agrega 23 parceiros, em 7 concelhos. Participam 2 universidades, 4 ONG, 2 ONGA, 5 entidades públicas, fotógrafos, biólogos, comunicadores, ativistas climáticos de todas as idades. Foram construías 13 esculturas/instalações para espaços públicos.

#LixArte #lixo #arte #oceanos #sustentabilidade #EUGreenDeal #EMD #DiadosOceanos #WorldOceanDay #belo #sustentavel #acessivel  #OfuturoeTeu #NewEuropeanBauhaus #albauhaus #plasticfreeoceans #ods6 #ods14 #GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES #conservação #sensibilização

Apanhe esta onda e participe como voluntário ou parceiro ✍️ [email protected]

Siga no FACEBOOK – Comunidade LIXARTE e LIXARTE 🇵🇹🌊🚯♻️🇪🇺 (@lixarte_alg) • fotos e vídeos do Instagram

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve Desporto Europa

Quarteto da Algarve Show Team conquista ouro na Taça da Europa

12:20 28 Setembro, 2026 12:07 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois do ouro conquistado em Espanha, a Algarve Show Team volta à competição internacional dentro de duas semanas, no Paraguai

Algarve Economia Ensino Opinião

Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe

11:10 28 Setembro, 2026 11:08 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão sobre turismo, reconhecimento e os caminhos para a mudança necessária

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Autocarro Rede Expressos.
Economia Nacional

Dois passageiros podem viajar pelo preço de um em nova campanha da Rede Expressos

08:59 28 Setembro, 2026 08:59 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha permite a dois passageiros viajarem pelo preço de um em mais de 300 destinos, entre 20 de outubro e 19 de novembro

Carro em segunda fila. Crédito: Foto AI
Auto

Para em segunda fila e fica dentro do carro? Código da Estrada esclarece se pode ser multado

13:40 28 Setembro, 2026 13:22 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acreditam que podem parar em segunda fila desde que permaneçam dentro do carro e liguem os quatro piscas, mas o Código da Estrada estabelece regras diferentes

Algarve Cultura

Tavira promove quatro sessões dedicadas à arte da Renda de Gancho de Velha

10:50 28 Setembro, 2026 10:36 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Participantes vão aprender uma técnica que utiliza um pequeno gancho metálico para criar trabalhos delicados e elegantes de renda

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva, trovoada e rajadas até 75 km/h estão a caminho: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

10:00 28 Setembro, 2026 09:46 28 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A previsão da Meteored aponta para chuva, trovoada, vento forte e descida das temperaturas em Portugal até ao final de setembro

Opinião Política

Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel

08:22 28 Setembro, 2026 08:26 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tiago Manuel traça quatro cenários para São Bento e coloca a capacidade de construir maiorias no centro da próxima disputa legislativa

Opinião

É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

07:30 28 Setembro, 2026 19:44 26 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Atrevam-se a sonhar, a conhecerem-se cada vez mais e melhor. Arregacem mangas e ponham-se em ação"

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Algarve

Dois pescadores auxiliados após entrada de água em embarcação ao largo de Lagos

16:49 25 Setembro, 2026 16:49 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de pesca com dois tripulantes sofreu entrada de água, mas conseguiu atracar em segurança no cais de Lagos

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Reformado de férias
Economia Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Animais Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve, Desporto, Europa

Quarteto da Algarve Show Team conquista ouro na Taça da Europa

12:20 28 Setembro, 2026 12:07 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois do ouro conquistado em Espanha, a Algarve Show Team volta à competição internacional dentro de duas semanas, no Paraguai

Algarve, Economia, Ensino, Opinião

Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe

11:10 28 Setembro, 2026 11:08 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão sobre turismo, reconhecimento e os caminhos para a mudança necessária

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Autocarro Rede Expressos.
Economia, Nacional

Dois passageiros podem viajar pelo preço de um em nova campanha da Rede Expressos

08:59 28 Setembro, 2026 08:59 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha permite a dois passageiros viajarem pelo preço de um em mais de 300 destinos, entre 20 de outubro e 19 de novembro

Carro em segunda fila. Crédito: Foto AI
Auto

Para em segunda fila e fica dentro do carro? Código da Estrada esclarece se pode ser multado

13:40 28 Setembro, 2026 13:22 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acreditam que podem parar em segunda fila desde que permaneçam dentro do carro e liguem os quatro piscas, mas o Código da Estrada estabelece regras diferentes

Algarve, Cultura

Tavira promove quatro sessões dedicadas à arte da Renda de Gancho de Velha

10:50 28 Setembro, 2026 10:36 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Participantes vão aprender uma técnica que utiliza um pequeno gancho metálico para criar trabalhos delicados e elegantes de renda

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva, trovoada e rajadas até 75 km/h estão a caminho: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

10:00 28 Setembro, 2026 09:46 28 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A previsão da Meteored aponta para chuva, trovoada, vento forte e descida das temperaturas em Portugal até ao final de setembro

Opinião, Política

Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel

08:22 28 Setembro, 2026 08:26 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tiago Manuel traça quatro cenários para São Bento e coloca a capacidade de construir maiorias no centro da próxima disputa legislativa

Opinião

É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

07:30 28 Setembro, 2026 19:44 26 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Atrevam-se a sonhar, a conhecerem-se cada vez mais e melhor. Arregacem mangas e ponham-se em ação"

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Algarve

Dois pescadores auxiliados após entrada de água em embarcação ao largo de Lagos

16:49 25 Setembro, 2026 16:49 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de pesca com dois tripulantes sofreu entrada de água, mas conseguiu atracar em segurança no cais de Lagos

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Reformado de férias
Economia, Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Animais, Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Últimas Notícias

  • Doze detidos pela PSP entre Lagos, Faro, Olhão, Portimão e Vila Real de Santo António
    Doze detidos pela PSP entre Lagos, Faro, Olhão, Portimão e Vila Real de Santo António
  • Especialistas recomendam ter estes 20 alimentos em casa para enfrentar uma emergência
    Especialistas recomendam ter estes 20 alimentos em casa para enfrentar uma emergência
  • Música, circo e roda gigante regressam à Feira de São Francisco em Tavira
    Música, circo e roda gigante regressam à Feira de São Francisco em Tavira
  • Para em segunda fila e fica dentro do carro? Código da Estrada esclarece se pode ser multado
    Para em segunda fila e fica dentro do carro? Código da Estrada esclarece se pode ser multado
  • Turista alemão morre após paragem cardiorrespiratória em praia de Aljezur
    Turista alemão morre após paragem cardiorrespiratória em praia de Aljezur

Opinião

  • Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe
    Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe
  • Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel
    Quatro caminhos para São Bento numas possíveis próximas legislativas | Por Tiago Manuel
  • É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura
    É tarde para sonhar? | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento