A Deco Proteste anunciou o relançamento, com os devidos ajustes e o preço por metro quadrado atualizado, da ferramenta de análise ‘online’ para cálculo do IMI, que diz contar já com “mais de um milhão de utilizadores”.
“Com a aproximação do pagamento da prestação do IMI e a revisão das taxas municipais em curso, são muitos os proprietários que pagam mais do que deviam pagar”, refere a associação de defesa do consumidor.
De acordo com a Deco Proteste, do total de um milhão de utilizadores desta ferramenta de análise para cálculo do IMI, disponível há já oito anos, destacam-se, com o maior número de utilizadores, os distritos de Lisboa (585.211), Porto (292.776), Setúbal (258.347) e Faro (161.278).
Segundo salienta, “apesar de haver distritos com taxas reduzidas e taxas familiares para o IMI, há uma percentagem enorme de proprietários que desconhecem a possibilidade de poder pedir uma reavaliação do seu imóvel e conseguir uma poupança significativa no pagamento do imposto municipal de imóveis”.