A Universidade do Algarve vai lecionar um curso intensivo de Português, a título gratuito, para refugiados ucranianos. As inscrições já se encontram a decorrer.
Este curso, equivalente ao nível de sobrevivência, pretende oferecer noções muito básicas de língua portuguesa, que permitam aos destinatários comunicar e integrar-se na comunidade tão rapidamente quanto possível.
A UAlg explica em comunicado que “pretende-se desenvolver, sobretudo, a comunicação oral básica do quotidiano e criar uma rede que cubra o maior número possível de localidades, evitando a necessidade de deslocação e permitindo trabalhar com grupos pequenos”.
O curso é composto por um módulo de 12 horas e será lecionado duas vezes por semana, em sessões de duas horas.
Podem colaborar neste curso docentes de línguas da UAlg e de outras instituições que manifestem disponibilidade e docentes de outras áreas científicas, técnicos superiores, estudantes e alumni. Estes voluntários acompanharão um docente de línguas durante o período do curso e, posteriormente, serão convidados a dar continuação a este projeto, replicando o modelo com outros voluntários que a ele se associem.
A iniciativa é coordenada pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT), pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS)e pela Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), em colaboração com o Grupo de Voluntariado UAlg V+.
Mais informações e inscrições aqui.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 19% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 700 estudantes.
Com 42 anos de existência, aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2021, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.