Em comunicado, a autarquia são-brasense adianta que a nova área de serviço, localizada na Estrada Nacional (EN) 2, visa atrair turistas que procuram a região para caravanismo, um segmento turístico que tem vindo a crescer no Algarve.
“Queremos que São Brás de Alportel seja uma referência na área do autocaravanismo do Algarve, com espaços que primam pela qualidade e pela autenticidade”, afirmou a vice-presidente da autarquia, Marlene Guerreiro, citada na nota.
Integrada na Rota Serrana de Autocaravanismo do Algarve, a área de serviço, com capacidade para 25 autocaravanas e onde são permitidos animais der estimação, está localizada junto à entrada sul da vila, próxima das zonas de comércio e serviços.
Segundo o presidente da Câmara de São Brás de Alportel, no distrito de Faro, trata-se de “um investimento muito importante que irá ter um grande impacto na economia local e que vai mais uma vez afirmar o concelho como um território com uma localização de excelência e com um potencial natural enorme que importa valorizar”.
Dos lugares, três são para caravanas de maior dimensão, havendo ainda uma zona de descarga de águas residuais domésticas e abastecimento de água, balneários, lavandaria, ecoponto, zonas de convívio, parque de merendas e campo de petanca. É também disponibilizada na nova área de serviço informação sobre atividades turísticas, prevendo-se que brevemente tenha um espaço para aquisição de produtos locais.
Para quem não tem autocaravana e quer ter essa experiência, a área irá disponibilizar brevemente a “autocaravana do amor”, numa versão romântica do caravanismo, refere a autarquia. A área está integrada num projeto intermunicipal de criação de uma rede de apoio ao autocaravanismo no Algarve, que foi objeto de uma candidatura a fundos comunitários e integrada no Plano de Ação de Desenvolvimento dos Recursos Endógenos (PADRE).
Uma operação conjunta entre os municípios de São Brás de Alportel, Silves e Tavira, em parceria com a Associação In Loco, que contou com um investimento total superior a 590 mil euros, com comparticipação comunitária de 70% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Este é o segundo espaço do género do concelho, que conta também com o projeto privado “Motorhome Ecopark São Brás de Alportel”, a primeira área na região a receber o certificado de homologação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.