Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos D.R.
Economia, Edição Papel

Ano em revista. Trabalhar no turismo perdeu glamour. No Algarve, há quem procure novas soluções

“Faltam pessoas para trabalhar nos hotéis e restaurantes”, mas ao mesmo tempo em que há muita oferta de emprego, há muitos desempregados

16:45 15 Janeiro, 2023 18:53 15 Janeiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

[7 maio, 2022] Durante o ano de 2022, o POSTAL ONLINE publicou cerca de 40 artigos diariamente, um total superior a 15 mil, entre notícias e crónicas de opinião. Aqui reproduzimos as mais lidas pelos nossos leitores, bem como títulos de outras tantas, e que interessaram, cada uma delas, entre os 50.000 e os 100.000 leitores.

O POSTAL ouviu duas instituições privadas de referência no Algarve sobre a “falta de pessoas para trabalhar” na região. Ambos são unânimes: o elevado custo dos arrendamentos urbanos é um dos problemas!

O ano de 2022 poderá vir a ser um dos melhores anos turísticos de sempre para Portugal ou mesmo o melhor para a região algarvia, mas nunca a questão da falta de mão de obra foi tão falada sobretudo na área turística: “Perdemos com a pandemia 27% de colaboradores”, adiantou recentemente Luísa Pinho, ‘senior account’ da Randstad Portugal. 

No Algarve, há quem não “baixe os braços” e procure novas soluções. A empresa algarvia de trabalho temporário Timing, a maior em número de trabalhadores do setor privado na região, já começou a desenvolver novas soluções tecnológicas para o problema e, segundo Ricardo Mariano, “a Timing tem vindo a dar passos muito interessantes nesta matéria”. 

Também o parque temático mais icónico do Algarve investe em novas respostas. O Zoomarine assume-se como uma “empresa-escola” no sentido em que é um empregador com características diferenciadas, salienta Isabel Delgado ao POSTAL. 

Mesmo assim, o panorama é preocupante e há quem sinta que as profissões na restauração e hotelaria já “não são percecionadas como atrativas para a maioria das pessoas”. 

Faltam igualmente soluções estruturais na mobilidade e sobretudo no acesso à habitação que agravam as estratégias para colocar empregadores e empregados em contacto direto. “Faltam pessoas para trabalhar nos hotéis e restaurantes”, mas ao mesmo tempo em que há muita oferta de emprego, há muitos desempregados.

Vejam-se os números recentes de oferta do IEFP de Faro no quadro aqui publicado: 

Isabel Delgado, diretora de Recursos Humanos e Marketing do Zoomarine

Os preços do arrendamento urbano são proibitivos; os transportes públicos são quase sempre inexistentes

P – “Faltam pessoas para trabalhar no Algarve”. O que tem que ser feito? 
R – As medidas adoptadas por efeito da pandemia covid-19 afetaram muito o normal funcionamento do mercado de trabalho no Algarve, as regras sanitárias, as restrições à mobilidade e os apoios financeiros de certa forma alteraram o funcionamento do setor – o turismo embora represente uma significativa parcela do PIB parece ter passado a atividade não-grata, onde se trabalha muito em pouco tempo, se é mal remunerado e ainda tem uma elevada exposição a contacto direto com pessoas eventualmente infetadas pelos mais variados vírus. Esta disseminação de meias-verdades prejudica claramente uma região que há décadas que luta contra os efeitos da sazonalidade climática, o Algarve não é apenas o mês de agosto, temos uma região lindíssima com um clima moderado que permite fazer turismo de qualidade pelo menos de março a outubro. 

A oferta de alojamento turístico e atividades complementares é variada e com cada vez maior qualidade, sendo que essa responsabilidade recai maioritariamente nos empregadores privados que assumem a responsabilidade de contratar por 12, 9 ou 6 meses para garantir formação e estabilidade às suas equipas quando o boom de clientes ocorre apenas em época estival. Esta sazonalidade cria nas pequenas empresas como o Zoomarine um ónus tremendamente difícil de ultrapassar se o mercado de trabalho não oferecer capital humano suficiente para garantir um serviço de qualidade. 

A tarefa complica-se para os empregadores quando os preços do arrendamento urbano são proibitivos, muitas vezes em contraciclo com o normal funcionamento das empresas; os transportes públicos são quase sempre inexistentes ou apenas funcionam dentro dos aglomerados urbanos e por isso as próprias empresa têm de assegurar o transporte aos seus colaboradores; a densidade populacional é abaixo da média nacional e para agravar ainda mais essa já dura realidade “trabalhar no turismo perdeu glamour”. 

O que pode ser feito passará por resolver com medidas estruturais cada um destes problemas por forma a permitir a melhoria das condições de vida da população em geral por forma a fixar na região mais pessoas em idade ativa e disponíveis para aceitar as muitas ofertas de trabalho na região – coisa que nada tem a ver com questões salariais diretas, uma vez que as múltiplas ofertas de trabalho que proliferam nas redes sociais diariamente não chegam sequer a ser respondidas para indagar as condições oferecidas. 

Temos mais de 230 vagas disponíveis que vão desde o biólogo/a à cozinheira/o, passando pela receção, o atendimento nas lojas ou nos restaurantes, a manutenção e tantas outras vagas diferentes e desafiantes

P – Faltam estratégias para colocar empregadores e empregados em contacto direto? 
R – No caso do Zoomarine, historicamente sentimos que sempre fomos e seremos uma “empresa-escola” no sentido em que somos um empregador com características diferenciadas – é difícil encontrar no mercado pessoas já com a formação especifica que necessitamos. Fazemos muito recrutamento interno e como tal as possibilidades de crescimento são uma realidade, temos um departamento especializado em capital humano que está em contacto permanente com as mais variadas universidades e escolas do país, que cuida de cada pessoa como um membro de uma grande família, por isso optamos por não ter dentro do parque empresas sub-contratadas, fazemos uma contratação direta e muito focada em perfis que permitam o crescimento pessoal orientado para uma cultura de lazer, animação e educação ambiental, é isso que cultivamos diariamente nos nossos colaboradores. 

O benefício mais direto e amplamente aceite da pandemia covid-19 foi o aumento da literacia digital, nesse sentido o contacto entre empregadores e empregados é hoje mais fácil, o primeiro contacto já se faz de forma digital e até muitos processos de seleção já são inteiramente online, abriu-se um leque de possibilidades, tanto para uns, como para outros. 

No caso do Zoomarine, avançámos esta quarta-feira em live stream com um “Dia Aberto de Recrutamento” inteiramente online, disponível a nível nacional, onde os candidatos puderam conhecer as chefias, as vagas disponíveis, esclarecer dúvidas e colocar questões, bastou ter internet, aceder ao evento através de um link enviado no momento da inscrição e participar online. 

Temos mais de 230 vagas disponíveis que vão desde o biólogo/a à cozinheira/o, passando pela receção, o atendimento nas lojas ou nos restaurantes, a manutenção e tantas outras vagas diferentes e desafiantes. 

Ricardo Mariano, CEO do grupo empresarial algarvio Timing

Solução passa por soluções tecnológicas e a Timing tem vindo a dar passos muito interessantes nesta matéria

P – “Faltam pessoas para trabalhar no Algarve”. O que tem que ser feito? 
R – Efetivamente, existem fatores a nível das condições de trabalho que podem ser melhorados. 

A questão dos horários por turnos ou repartidos, a disponibilização de transportes para os colaboradores, a alimentação fornecida, a duração dos contratos e as remunerações praticadas assumem, nos dias de hoje, uma particular relevância, e nem todas as empresas deste setor na região estão tão atentas como deveriam, aos pontos mencionados. O elevado custo dos arrendamentos é um problema que demorará anos a ser resolvido e, que passa, obrigatoriamente, pelo lançamento de medidas públicas. 

P – Será que faltam igualmente estratégias para colocar empregadores e empregados em contato direto? 
R – Excelente pergunta! Efetivamente, todos os dias há vagas por preencher e pessoas que gostariam de as ocupar, ficando o trabalho por fazer ou deixando os restantes colegas ao serviço sobrecarregados. Isto acontece porque ambas as partes não conseguem chegar uma à outra nesse momento. A solução passa obrigatoriamente por soluções tecnológicas e a Timing tem vindo a dar passos muito interessantes nesta matéria. 

O elevado custo dos arrendamentos é um dos problemas

P – Sente que existem diferenças entre as necessidades de mercado e a oferta providenciada pelas instituições de ensino? 
R – Na última década o crescimento a que assistimos na indústria hoteleira, não foi acompanhado pelas instituições de ensino e respetiva oferta formativa. Temos muitos desafios pela frente, principalmente, na correta adequação dos cursos e do que neles ensinam com as necessidades do mercado de trabalho, que se encontra em constante mudança. 

P – E da parte dos colaboradores, as expetativas mudaram em relação às empresas? 
R – A pandemia veio expor algumas fragilidades do setor. Horários e folgas rotativas, turnos repartidos, entre outros pontos chocam, nos dias de hoje, com as expetativas da maior parte dos trabalhadores do setor. Assistimos a aumento visível das remunerações praticadas pelos empregadores e a duração dos contratos assume uma particular importância. 

P – Quais são as vagas mais difíceis de preencher em hotelaria? 
R – Desde há muitos anos que em determinadas profissões a dificuldade na contratação é superior. Ou seja, quanto mais numeroso e qualificado for o departamento, mais moroso é o processo de recrutamento e seleção. Contratar um bom cozinheiro, ou um bom empregado de mesa é hoje uma tarefa difícil. Na receção de hotel o cenário é o mesmo. 

ANO EM REVISTA. As histórias mais lidas em 2022

  • Famílias com prazo limite para fazer partilhas de prédios rústicos: 30% são heranças indivisas
  • Vendeu o que tinha e mudou-se para explorar um bar em Lagos frequentado por investidores e mineradores de criptomoedas
  • Cadáver encontrado em Almancil é de Sandra Andrade, a mulher desaparecida no Algarve
  • Complexo Industrial Júdice Fialho (1892-1981): O império conserveiro que marcou o Algarve
  • A morte teima em “aterrar” na rotunda do Aeroporto de Faro
  • Jovem morre em colisão entre táxi marítimo e embarcação particular na Ria Formosa
  • É obrigatório pagar gorjetas no restaurante? A DECO explica que em alguns casos, sim

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários

21:50 21 Julho, 2026 20:45 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco reconheceu erros na cobrança do IMI a senhorios com contratos de rendas antigas

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Desporto Mundo

Adeus, Messi: ‘nuestros hermanos’ dominam e argentino pode dizer adeus à seleção (outra vez)

06:00 20 Julho, 2026 23:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha impediu a Argentina de conquistar o segundo Mundial consecutivo numa final em que Lionel Messi voltou a estar no centro das atenções

Opinião Saúde

Cérebro e coluna: envelhecem juntos, protegem-se juntos | Por Carla Reizinho

07:30 19 Julho, 2026 19:08 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Envelhecer com qualidade não significa apenas viver mais anos. Significa manter a capacidade de pensar, mover-se, participar e ser independente. E para isso, cérebro e coluna devem ser cuidados em conjunto"

Saúde

Descoberta no Porto revela como a gordura alimenta o cancro do estômago

21:00 18 Julho, 2026 19:11 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Investigadores do Porto descobriram que células do cancro do estômago usam gordura como fonte de energia, o que pode favorecer a progressão da doença

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo

20:40 21 Julho, 2026 20:29 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo garante que vai cumprir o acordo atualmente em vigor, mas admite que o valor do salário mínimo para 2027 poderá ser revisto

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve, Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários

21:50 21 Julho, 2026 20:45 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco reconheceu erros na cobrança do IMI a senhorios com contratos de rendas antigas

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Desporto, Mundo

Adeus, Messi: ‘nuestros hermanos’ dominam e argentino pode dizer adeus à seleção (outra vez)

06:00 20 Julho, 2026 23:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha impediu a Argentina de conquistar o segundo Mundial consecutivo numa final em que Lionel Messi voltou a estar no centro das atenções

Opinião, Saúde

Cérebro e coluna: envelhecem juntos, protegem-se juntos | Por Carla Reizinho

07:30 19 Julho, 2026 19:08 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Envelhecer com qualidade não significa apenas viver mais anos. Significa manter a capacidade de pensar, mover-se, participar e ser independente. E para isso, cérebro e coluna devem ser cuidados em conjunto"

Saúde

Descoberta no Porto revela como a gordura alimenta o cancro do estômago

21:00 18 Julho, 2026 19:11 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Investigadores do Porto descobriram que células do cancro do estômago usam gordura como fonte de energia, o que pode favorecer a progressão da doença

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo

20:40 21 Julho, 2026 20:29 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo garante que vai cumprir o acordo atualmente em vigor, mas admite que o valor do salário mínimo para 2027 poderá ser revisto

Últimas Notícias

  • Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC
    Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC
  • Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários
    Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários
  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo
    Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo
  • Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304
    Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento