O algarvio Saúl de Jesus, professor catedrático de Psicologia da UAlg, foi reeleito por unanimidade coordenador do Fórum Nacional de Psicologia.
A eleição, que se realizou de forma presencial, no passado dia 12 de outubro, na sede da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), contou com a participação da direção deste órgão e das 31 Instituições de Ensino Superior (IES) com formação graduada ou pós-graduada na área da Psicologia.
Para o professor catedrático, esta reeleição “significa a confiança e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Fórum durante quase três anos, sendo um incentivo para continuar a trabalhar cada vez mais e melhor, numa perspetiva de cooperação entre as IES e entre estas e a OPP, a bem dos estudantes de Psicologia e dos Psicólogos e, logo, da própria sociedade em que vivemos”.
Nesta reunião, que contou com a presença do bastonário e da vice-presidente da OPP, foram apresentadas diversas iniciativas dirigidas aos estudantes de Psicologia das IES, bem como o sistema de acreditação de ações formativas pela OPP, procurando envolver cada vez mais as IES nestas iniciativas e procedimentos.
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.