O trabalho remoto e híbrido libertou muitas pessoas da necessidade de estarem todos os dias num escritório, levando à maior mudança nas viagens desde a chegada dos voos comerciais.
Para quem planeia abraçar esta revolução nas viagens, compilámos uma lista de localidades em Portugal no topo do ranking para estadias de longo prazo, com base em fatores como acessibilidade económica, hospitalidade e popularidade.
Mais hospitaleiras
Olhando para as cidades portuguesas com a maior percentagem de revisões de estadia a longo prazo com 5 estrelas na Airbnb, a região do Algarve destaca-se entre as restantes, com 4 das 10 cidades “mais hospitaleiras” para nómadas digitais: Coimbra, Lagos, Portimão, Ericeira, Funchal, Cascais, Albufeira, Porto, Quarteira e Lisboa, revelou esta quarta-feira a plataforma Airbnb.
Mais populares e bem equipadas
Lisboa e Porto são os destinos com mais reservas para viagens de longa duração em 2021. No entanto, as cidades em terceiro e quarto lugar nas reservas para viagens de longa duração são Lagos e Funchal. Cinco dos 10 destinos com mais reservas estão localizados no Algarve ou numa ilha (Lagos, Funchal, Albufeira, Portimão e Quarteira). Os anfitriões em Portugal estão também conscientes da procura deste tipo de estadias e Lisboa e Porto apresentam a maior percentagem de casas que estão prontas para acolher estadias de longa duração, com quase 50% da oferta para reservar estadias de longa duração.
Estadias de longo prazo aumentam com nómadas digitais
As estadias de longo prazo em Portugal cresceram quase 90% em 2021, face a 2019, sugerindo que “milhões de pessoas” estão a abraçar a nova flexibilidade encontrada em viver e trabalhar em qualquer lugar.
Portugal foi o quarto país da Europa com a maior percentagem de reservas de longa duração em 2021.
Os seguintes países estão no topo da tabela de classificação: Alemanha, Áustria, Espanha, Portugal e Reino Unido.