Depois de um interregno de dois anos, a edição deste certame vai decorrer nos dias 8, 9 e 10 de julho e conta novamente com um colóquio em torno da atividade e muita animação, para além dos diversos pontos de interesse de visita. Um dos exemplos é a mostra de raças autóctones algarvias e outras raças exóticas, com cerca de 1200m2, bem como as demonstrações de falcoaria e das 14 matilhas de cães de parar. A salientar ainda o sempre apreciado concurso de mel do Algarve e o de ovinos da raça churra algarvia, bem como, o aquário gigante, com mais de 35 m2. A entrada é livre.
A apresentação oficial da iniciativa decorreu esta terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com as presenças do presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, do administrador da Albumarina, João Amaral, e do presidente da Associação da Federação de Caçadores do Algarve, Victor Palmilha.
O evento acontece na Marina de Albufeira e vai contar com mais de 2.000 m2 de área coberta, um enorme espaço ao ar livre para a instalação de um picadeiro, tasquinhas, bancadas e uma estrutura para as atuações musicais.
“Este é um programa que sugere momentos de convívio, de lazer, de entretenimento e de divertimento” manifestou José Carlos Rolo antes da divulgação da programação proposta pelo município.
ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 8, a mostra abre às 18:00 com uma cerimónia de abertura e respetiva visita aos ‘stands’, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Albufeira. Neste dia, atua Tony Carreira, às 23:00, hora em que o Salão de Exposições encerra. Porém, o recinto da Feira fecha as portas às 02:00.
NO SÁBADO, DIA 9, é possível visitar a Feira a partir das 11:00 e o concerto, à semelhança da noite anterior, às 23:00, será com a cantora Bárbara Tinoco.
DO PROGRAMA DE DOMINGO, o destaque vai para o colóquio intitulado “A problemática da caça em Portugal e suas patologias”, a ter lugar às 09:30 no Hotel Nau – São Rafael Atlântico. O colóquio encerra no final do período da manhã, com as presenças do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, do Presidente da Federação de Caçadores do Algarve, Victor Palmilha e da Diretora Geral da Alimentação e Veterinária, Susana Pombo. Segue-se uma visita à Feira e um almoço-convívio com todos os clubes e associações filiados na Federação.
Outro motivo a merecer destaque, é a arte equestre. No dia de abertura, às 21:00, há um espetáculo de apresentação da “Charanga a cavalo da Guarda Nacional Republicana” e, no dia seguinte (dia 9), à mesma hora, o espetáculo equestre vai reunir emoções com “Sentimento equestre por Lusitanus Miranda – Equestrian Art”. No último dia da Feira, terá lugar a “2.ª Taça de Dressage – Cidade de Albufeira” (Provas P2 e E3), entre as 09:00 e as 14:00. Neste último dia, a Feira despede-se do público às 21:00, numa cerimónia de encerramento a cargo de José Carlos Rolo. Antes, a animação musical será com Valter Cabrita e, às 20:00, com José Praia e Aqua Viva.
“Os três dias intensos da feira, que se realiza pela segunda vez no concelho, é um enorme motivo de orgulho para a valorização do Município e dos produtos locais, bem como uma forma de valorizar os setores da pesca e da caça”, referiu ainda José Carlos Rolo.