O projeto “Turma Ancoragem”, do Agrupamento de Escolas D. José I, de Vila Real de Santo António, teve início no ano letivo de 2018/2019 e surgiu da necessidade de colmatar as dificuldades apresentadas na aprendizagem da leitura e da escrita, por um número considerável de alunos matriculados no 2.º ano de escolaridade.
O Turma Ancoragem é uma medida pedagógica inscrita no Plano Plurianual de Melhoria do Agrupamento que surge no âmbito da implementação do Projeto TEIP, com o objetivo de melhorar progressivamente os resultados das aprendizagens escolares dos alunos.
O projeto “Turma Ancoragem” é, para o Agrupamento D. José I, uma medida de excelência na promoção do sucesso educativo
“Ao serem constituídas por pequenos grupos, com o máximo de 6 a 8 alunos, permite a adoção de metodologias mais específicas e adequadas às suas dificuldades”, disse ao POSTAL a professora coordenadora do projeto Turma Ancoragem do Agrupamento de Escolas D. José I, Anabela Martins.
Neste ano letivo, 2023-2024, estão abrangidos 35 alunos, distribuídos por cinco grupos-turma. A medida é aplicada nas turmas do 2.º ano de escolaridade das três escolas do 1.º ciclo do Agrupamento D. José I, respetivamente a EB Professor Caldeira Alexandre, EB Monte Gordo e EB Santo António.
“A medida visa promover práticas pedagógicas promotoras do desenvolvimento das aprendizagens essenciais da disciplina de português, num clima de sala de aula estruturado, tendo em conta o perfil dos alunos”, refere a professora.
Este projeto integra-se na tipologia Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), que continua a ter enquadramento no Programa Regional A três escolas do 1.º ciclo do Agrupamento D. José I, respetivamente a EB Professor Caldeira Alexandre, EB Monte Gordo e EB Santo António.
“A medida visa promover práticas pedagógicas promotoras do desenvolvimento das aprendizagens essenciais da disciplina de português, num clima de sala de aula estruturado, tendo em conta o perfil dos alunos”, refere a professora.
Este projeto integra-se na tipologia Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), que continua a ter enquadramento no Programa Regional ALGARVE 2030.
Alunos participam e ganham interesse pela disciplina e pelo trabalho
P – Qual tem sido a recetividade ao projeto Turma Ancoragem?
R – É de salientar a atitude positiva dos alunos face à integração neste grupo-turma, pois ao beneficiarem das medidas universais previstas no decreto-lei 54/2018: diferenciação pedagógica, acomodações curriculares, intervenção com foco académico em pequenos grupos e adaptações ao processo de avaliação, veem aumentada a sua autoestima e motivação para o trabalho, uma vez que, em grupos mais pequenos, os resultados da aplicação destas medidas universais são mais visíveis e os alunos sentem-se desinibidos, participam e ganham interesse pela disciplina e pelo trabalho.
Também o feedback de qualidade transmitido pelos encarregados de educação, confirma a real importância da Turma Ancoragem.
P – E o impacto no sucesso educativo?
R – Para os alunos que integram a Turma Ancoragem, é elaborado, pelo docente titular de turma, um relatório onde se identificam com rigor as dificuldades de aprendizagem dos alunos. A partir deste relatório, os alunos são agrupados por níveis de desenvolvimento, o que cria condições para a constituição de grupos homogéneos, onde o trabalho desenvolvido flui com maior rapidez e sucesso.
A articulação entre os docentes envolvidos permite a decisão de regresso dos alunos à turma de origem, se ou quando se verifica evolução no seu desempenho escolar. O trabalho específico e a articulação permanente entre os docentes titulares de turma e os professores da Turma Ancoragem permitem que este projeto contribua para uma aprendizagem de qualidade e de sucesso.
P – Quais têm sido os resultados conseguidos?
R – A medida tem contribuído para proporcionar a todos os alunos as melhores condições de aprendizagem com a aplicação de metodologias de ensino eficazes e promotoras do desenvolvimento de dinâmicas de trabalho em sala de aula centradas na diferenciação pedagógica. Assim, conseguimos contribuir para o sucesso educativo de todos os alunos, garantir a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem promovendo o desenvolvimento das áreas de competência previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e diminuir a taxa de retenção do 2.º ano de escolaridade.
P – Os resultados justificam a continuidade do projeto?
R – Sim. É uma medida que nos dá confiança, pois os seus resultados são efetivos e valorizados por toda a comunidade educativa.
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