O projeto com musical “Sou Português, Portugal”, do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, em Portimão, resultou da necessidade de melhorar os resultados escolares e combater o absentismo, a falta de assiduidade e a indisciplina, para uma maior integração, em particular, dos alunos estrangeiros e migrantes.
Segundo disse o professor responsável Francisco Balancho ao POSTAL, “este projeto, que envolve todo o agrupamento – alunos desde o pré-escolar até ao 9º ano, professores, assistentes operacionais e técnicos especializados -, insere-se como uma atividade que promove a inclusão, a integração e o espírito de colaboração e cooperação, combate o absentismo e a falta de assiduidade e desenvolve competências transversais como a responsabilidade, partilha e entreajuda”.
O musical “Sou Português, Portugal” pretende abrir as portas da cultura e das artes aos alunos a par da aprendizagem de forma lúdica, simples e atrativa da História de Portugal
“Sou Português, Portugal” foi pensado para o ano letivo 2019/20, mas devido à pandemia e confinamentos subsequentes, não foi possível avançar no próprio ano e no ano seguinte, tendo sido concretizado pela primeira vez no ano letivo transato (2022/23).
Os alunos abrangidos pelo projeto são todos os que constituem o agrupamento e que, atualmente, são cerca de 1000. “Além dos que aparecem em palco e nas gravações de imagens e episódios, todos os restantes desenvolveram atividades conducentes ao mesmo, por exemplo, construção de cenários, adereços, acessórios, apoio logístico, entre outros”, refere Francisco Balancho.
Projeto envolve toda a comunidade educativa
Uma das melhores práticas deste projeto prende-se com o facto de envolver toda a comunidade educativa, desenvolvendo um sentimento de partilha, colaboração e comunhão entre todos, alunos, professores, assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos especializados.
“Há muito trabalho desenvolvido nos ‘bastidores’ por vários intervenientes, desde as cozinheiras no fornecimento de refeições aos alunos/atores até aos técnicos especializados que dão voz à narração, passando pelos assistentes operacionais que acompanham e apoiam os alunos nos ensaios. São atividades e tarefas que passam despercebidas ao público, mas que têm de acontecer e estar pensadas para que no palco tudo corra sem sobressaltos. É um verdadeiro trabalho de equipa”, salienta Francisco Balancho.
Este musical, denominado “Sou Português, Portugal”, conta a história de Portugal, desde a sua fundação até aos nossos dias.
No ano passado, apresentaram a primeira parte e este ano segue-se a segunda parte, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com sessões dirigidas às escolas do concelho, entre os dias 22 e 24 deste mês. Esta terça-feira, foi a sua antestreia com público convidado, às 21:00. Já a sessão aberta ao público vai realizar-se este sábado, dia 25, pelas 16:00.
Este projeto integra-se na tipologia de operação Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), tendo o apoio do Programa Regional ALGARVE 2030.
O reconhecimento da comunidade envolvente sobre o trabalho desenvolvido neste agrupamento
P – Como é que a comunidade escolar avalia o projeto?
R – As famílias adoraram e ficaram surpreendidas com o 1º trabalho apresentado, a parte 1, no ano letivo transato. A ligação entre o teatro, a dança, a música e os conhecimentos adquiridos foram os fatores mais apontados.
Temos vários alunos que continuaram no nosso agrupamento para poderem dar continuidade ao projeto este ano.
P – Qual o impacto do projeto no sucesso educativo?
R – Com este projeto há uma maior motivação e envolvimento no processo educativo, pois as aprendizagens e as competências são adquiridas e desenvolvidas de forma natural, espontânea e integradora.
P – Que resultados são visíveis?
R – Um maior reconhecimento da comunidade envolvente sobre o trabalho desenvolvido neste agrupamento e promoção de vivências para os alunos, que de outra forma não seria possível.
P – Os resultados justificam a continuidade do projeto?
R – Sim, mas como seres insatisfeitos que somos, no final é realizada uma análise ao processo e resultado, fazendo-se ajustes e motivando outros a participar de forma mais direta, pois indiretamente todos colaboram.
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