O projeto Tempo de Silêncio, do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria de Olhão, foi implementado em muito pequena escala no ano letivo 1998/99, seguindo-se um interregno. No ano letivo 2009/2010 o projeto foi retomado, vindo a crescer ao longo dos anos e a inspirar outras escolas, quer em Portugal, quer além-fronteiras, para a sua implementação.
Tempo de Silêncio tem como boa prática a aprendizagem da técnica da Meditação Transcendental e a sua implementação em contexto de sala de aula, duas vezes por dia, pela manhã antes do início das atividades letivas, e ao final da tarde, após a conclusão das mesmas. O tempo de aplicação da técnica em cada um destes momentos, vai dos 5 minutos (para os alunos do 1º ciclo) aos 14 minutos para os alunos do 9º ano (3º ciclo).
O projeto “Tempo de Silêncio”, implementado neste agrupamento há muitos anos, permite um ambiente transformador que se traduz no impacto positivo das aprendizagens dos nossos alunos e um bem-estar social e psicológico em toda a comunidade educativa
No presente ano letivo, cerca de 150 alunos estão abrangidos, do 1º, 2º e 3º ciclo. Face ao bem-estar e ao impacto positivo que a técnica da Meditação Transcendental tem nos alunos, estes, as suas famílias e a comunidade educativa têm uma boa recetividade e a avaliação que fazem desta estratégia educativa é muito positiva.
“Entre os aspetos positivos mais destacados encontra-se uma maior facilidade na gestão das emoções, melhor relacionamento familiar e uma melhoria dos resultados escolares”, disse ao POSTAL o coordenador do projeto Paulo Côrte-Real, que aqui partilha três de muitas citações que expressam a perceção e avaliação de alunos:
- Leonor Pires, 9º D: “A turma é privilegiada por desenvolver este projeto, porque ficamos com melhor concentração, melhor criatividade, ficamos mais descontraídos e conseguimos desenvolver melhor as nossas capacidades”.
- Rodrigo Lima, 6º A: “No Tempo de Silêncio senti que estou a meditar com amizade, paz e silêncio”.
- Nuno Jóia, 6º A: “Quando faço a meditação sinto-me relaxado e despreocupado com o que se passa no espaço em que estou a fazê-la. Nas aulas já não necessito tanto conversar com os meus colegas”.
O agrupamento já participou como beneficiário em dois projetos europeus, onde uma equipa de investigação da Universidade do Algarve, coordenada por Luís Sérgio Vieira, realizou estudos científicos, medindo várias dimensões psicológicas em alunos e professores.
Segundo os resultados do último estudo, em alunos entre os 5 e os 11 anos de idade, registou-se uma “diminuição da hiperatividade, de sintomas emocionais, internos e externos, diminuição total de dificuldades e de problemas de conduta”. O projeto insere-se na tipologia Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), que continua a ter enquadramento no Programa Regional ALGARVE 2030.
Pela expansão do uso da Meditação Transcendental
P – Que benefícios são registados?
R – Temos constatado múltiplos benefícios ao longo destes anos, entre os quais destacamos uma muito significativa melhoria na autorregulação de atitudes e comportamentos, com um impacto positivo na relação entre pares e no ambiente de aprendizagem da sala de aula; diminuição da ansiedade; um aumento da capacidade de atenção e concentração; um aumento da resiliência face às situações difíceis; aumento da autoestima e autoconfiança; uma maior maturidade e responsabilidade; maior disponibilidade para participarem em atividades/iniciativas e um aumento da consciência em relação ao bem-estar coletivo. O conjunto destes benefícios vem a traduzir-se naturalmente numa melhoria dos resultados escolares.
A técnica da Meditação Transcendental tem efeitos cumulativos, pelo que saliento a proporcionalidade direta entre o número de práticas semanais que cada turma faz e os benefícios/resultados alcançados.
P – Os resultados justificam a continuidade do projeto?
R – A resposta é definitivamente sim. Quando falamos da utilização de um recurso muito fácil de aprender e muito fácil de implementar, que não depende de recursos externos ao indivíduo, que desenvolve o seu pleno potencial, e assegura o bem-estar, a saúde e a sua felicidade, com extensa validação científica, a continuidade é uma realidade. Estou convicto que a expansão de uma estratégia como a Meditação Transcendental, será uma medida naturalmente adotada por mais e mais escolas e agrupamentos em Portugal e em qualquer outro país que se queira mais feliz e progressivo.
O Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, dada a sua longa experiência na implementação desta estratégia educativa, em parceria com a Cooperativa Cultural Maharishi, estará sempre disponível para prestar esclarecimentos a todas as escolas que assim o entendam.
Leia também: Agrupamento de Vila do Bispo: Projeto ‘Bem-estar Animal’ torna os alunos melhores cidadãos