O Projeto “Escola de Pais”, do Agrupamento de Escolas de Almancil, no concelho de Loulé, teve início no ano letivo 2021/2022 e destina-se a pais e encarregados de educação, tanto na educação pré-escolar como no 1.º, 2.º e 3.º ciclo.
“Escola de Pais” foi idealizado para minimizar problemáticas que se prendem geralmente com a baixa escolarização dos pais e encarregados de educação associada a fraca participação na vida escolar dos educandos. Serve igualmente para responder melhor ao insucesso escolar, minimizando o absentismo e a indisciplina.
“Escola(s) e Família(s) Aluno(s) e Parcerias(s) É no entrosamento Que surgem as MELHORIAS!”
Neste ano letivo abrangeu cerca de 30 pais, uma vez que ainda só foi feito um encontro. Está prevista a realização de, pelo menos, mais dois encontros até ao final do ano letivo, pelo que deverá abranger, ao todo, cerca de 100 pais.
Segundo disse ao POSTAL a coordenadora do Gabinete de Apoio e Mediação Escolar (GAME), Paula Rita, “uma das boas práticas deste projeto foi o levantamento de necessidades e interesses que fizemos junto dos pais.
Através desta auscultação de interesses, foi-nos possível conhecer os temas que estes gostariam de ver abordados nos encontros. Tentámos, assim, realizar encontros acerca dos temas que os pais mais referiram”.
A divulgação dos encontros é feita através dos professores, mas são igualmente contactados diretamente “um grande número de pais com quem mais contactamos no Gabinete. Assim, apostamos numa divulgação mais ‘pessoal’, mais direta”, salienta Paula Rita.
Apoio aos alunos e famílias
Considerando a necessidade de envolvimento das famílias no processo educativo e a articulação com entidades parceiras, surgiu, de forma articulada, transversal e inclusiva, a ação do GAME, que “Escola(s) e Família(s) Aluno(s) e Parcerias(s) É no entrosamento Que surgem as MELHORIAS!” visa prestar apoio aos alunos e respetivas famílias, funcionando em estreita articulação com o pessoal docente e não docente, comunidade educativa em geral e serviços e instituições da comunidade envolvente.
O Agrupamento de Escolas de Almancil enquadra-se na tipologia de operação Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), tendo o apoio do Programa Regional do Algarve – Algarve 2030.
Pais mais presentes e próximos dos filhos
P – Como avaliam os pais o projeto?
R – O projeto tem tido uma avaliação positiva por parte dos pais. Por diversas vezes, alguns já manifestaram vontade em que fossem realizados encontros com uma periodicidade maior. Durante os encontros, também se têm envolvido bastante, fazendo perguntas e dando a sua opinião acerca dos assuntos abordados.
P – Qual o impacto do projeto no sucesso educativo?
R – Achamos que tem havido um aumento do envolvimento dos pais na vida escolar dos seus filhos e que isso pode levar a pais mais presentes e próximos dos filhos. Meio caminho andado para o sucesso educativo! Pais que estão dispostos a refletir e a aprender são pais mais atentos.
P – Quais têm sido os resultados conseguidos?
R – Temos conseguido envolver um crescente número de pais nos nossos encontros, facto que consideramos muito positivo e indicador do interesse dos mesmos em aprender. E, por vezes, na sequência dos encontros, os pais procuram-nos para um atendimento mais individual, onde falam das dificuldades que sentem e que os filhos possam estar a vivenciar. Isto permite-nos uma abordagem mais individualizada.
P – Os resultados justificam a continuidade do projeto? Nos mesmos moldes?
R – Sim. Achamos que o projeto deve continuar, claro! Equacionamos, porém, fazer também encontros mais informais, em forma de tertúlia, por exemplo, onde os pais possam trocar experiências entre si, de igual para igual, onde possam assumir o papel principal.
Leia também: AE Professor Paula Nogueira em Olhão: ‘Porta Amiga’, um apoio personalizado ao aluno