Nelson Conceição, acordeonista e compositor algarvio, vai lançar este sábado, no Cine-Teatro de Alcobaça, o livro com a obra transcrita do álbum discográfico “Descobrindo-me”, apresentado em 2019 no Cine-Teatro Louletano e que viria a ganhar notoriedade com diversos temas premiados internacionalmente.
Em 2020, vê o seu disco “Descobrindo-me” duplamente nomeado para os IPMA (International Portuguese Music Awards) nos E.U.A. com os temas Charolesca e Mister Machado nas categorias Best Traditional Performance e Best Instrumental Performance respetivamente. Mister Machado viria mesmo a obter o prémio dos IPMA. Para além deste dois temas, também em 2011 já a obra “A moça que gostava da Amália” tinha obtido o 1º prémio Italia Award para melhor composição moderna e, em 2018, o tema “O amigo de Alcobaça” seria um dos temas incluídos no programa do seu aluno João Palma que se sagraria Campeão do Mundo de Acordeão em Kaunas – Lituânia.
A apresentação vai acontecer no âmbito do concerto de Nelson Conceição Octeto no Cine-Teatro de Alcobaça, abrindo assim a 25ª Semana Internacional de Acordeão, considerado o maior evento nacional ligado ao acordeão e, ao mesmo tempo, é um gesto de gratidão para com o com o professor Aníbal Freire, o seu último professor de acordeão, curiosamente a quem dedicou o tema “O amigo de Alcobaça”.
Esta obra literária compreenderá a biografia do músico, uma síntese do “Descobrindo-me” e as partituras dos onze temas que compõem o disco, que assim ficam acessíveis ao seu estudo e interpretação.
O livro e o próprio concerto contam com a parceria institucional do Ministério da Cultura no âmbito do programa Garantir Cultura e também com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.
O concerto vai contar com a participação dos músicos convidados Ivo Martins (bateria e percussões), Cláudio Sousa (guitarra clássica), Pedro Sá (viola de arco), João Pedro Cunha (violino), Ana Patrícia Correia (violoncelo); Luís Henrique (baixo), Cristina Paulo (voz).