Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

A religião dos livros, de Carlos Maria Bobone | Por Paulo Serra

Artigo de opinião de Paulo Serra sobre um livro que conta a história dos livreiros e das livrarias (mas não das que vendem livros novos) e que nos fala também de feiras, da oferta atual, de bibliófilos, bibliotecas, leilões e livrarias independentes

09:00 21 Outubro, 2022 11:25 20 Outubro, 2022 | POSTAL
Paulo Serra, doutorado em Literatura na UAlg
e Investigador do CLEPUL

A religião dos livros, de Carlos Maria Bobone, é um dos mais recentes títulos a integrar a colecção Retratos; uma antologia, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, de pequenos ensaios, atuais e pertinentes, sobre os mais variados temas.

Como o subtítulo esclarece, Alfarrabistas, livrarias e livreiros, este é um livro com cerca de cem páginas (por um valor simpático) sobre a história dos livreiros e das livrarias (mas não das que vendem livros novos), que nos fala também de feiras, da oferta atual, de bibliófilos, bibliotecas, leilões e livrarias independentes.

“Ao alfarrabista vão parar todos os esquecidos, as culturas subterrâneas que produzem livros ignorados pela História, as modas passadas, os falsos consagrados e todas as insignificâncias impressas ao longo dos tempos.” (p. 43)

Carlos Maria Bobone traça um retrato atual, na primeira pessoa, da sua profissão de alfarrabista – Foto D.R.

O autor traça um retrato atual, na primeira pessoa, da sua profissão de alfarrabista, à semelhança do pai. Um trabalho que requer diversidade e “esforço constante de renovação”, um ofício “interessante e arriscado”, “e é por isso também que se falará mais neste livro de alfarrabistas do que de livrarias de livros novos” (p. 20). Já se tem escrito sobre impressores, editoras e editores, mas correu escassa tinta sobre livreiros.

Um livro que contradiz a ideia fatalista, que as notícias desenham, de que se vive o fim do livro. Há, nos últimos dez anos, muito menos livrarias inscritas na APEL, o número de livrarias no Chiado é agora quase inexistente, mas criou-se um imenso mercado paralelo com os vendedores na internet. É aliás afirmada a “assinalável resistência do livro como um bem atractivo, mesmo em épocas de crise” (p. 18). O livro hoje é aliás encarado como um bem ou objeto artístico, capaz de valer tanto como um quadro. Contudo também há quem o compre a metro…

Obra contradiz a ideia fatalista de que se vive o fim do livro

Carlos Maria Bobone, com alguma graça e humor, ensina-nos ainda a descortinar os truques dos livreiros, revelando-o como um “mundo de enganos e de falsa cultura, que poucas vezes é percebido como tal” (p. 34), com o seu vocabulário específico, o seu “jargão bibliófilo” (p. 33). Este mundo da bibliofilia vive também de pequenos nichos, um mundo de especialização, face à massificação das grandes cadeias livreiras, que vivem do momento, obrigadas a renovar permanentemente as prateleiras para albergar as novidades que se sucedem vertiginosamente.

Aqui se revelam segredos e curiosidades, como uma primeira edição poder valer dezenas de milhares de euros se contiver uma gralha que a identifica como uma primeiríssima edição, depois corrigida nas seguintes, o que, ironicamente, desvaloriza o livro.

Um livro sobre livros que, por isso mesmo, também se faz das histórias. Por estas páginas, desfilam o Mendel dos livros, de Stefan Zweig, Jorge Carrión, com o seu Livrarias, ou Jacques Bonnet e as suas Bibliotecas Cheias de Fantasmas.

 Simón, de Miqui Otero | Por Paulo Serra
Baiôa sem data para morrer, de Rui Couceiro | Por Paulo Serra
Yoga, de Emmanuel Carrère | Por Paulo Serra
A Ilha das Árvores Desaparecidas, de Elif Shafak
As Pessoas Invisíveis, de José Carlos Barros
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Faz hoje 17 anos que nevou na serra algarvia [fotos do concelho de Tavira]
    Faz hoje 17 anos que nevou na serra algarvia [fotos do concelho de Tavira]
  • Vídeo do Cordão Humano realizado este sábado em Olhão – em causa o ensino
    Vídeo do Cordão Humano realizado este sábado em Olhão – em causa o ensino
  • Incêndio deflagrou esta madrugada num segundo andar de um prédio em Tavira
    Incêndio deflagrou esta madrugada num segundo andar de um prédio em Tavira
  • Segurança Social fechou o ano com excedente superior a quatro mil milhões de euros
    Segurança Social fechou o ano com excedente superior a quatro mil milhões de euros
  • Jovem de 18 anos detido no Porto com mais de 1.500 doses de droga
    Jovem de 18 anos detido no Porto com mais de 1.500 doses de droga

Opinião

  • Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito
    Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito
  • A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
    A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
  • Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges
    Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges

Europe Direct Algarve

  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
    Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
  • Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
    Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve