Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

Yoga, de Emmanuel Carrère | Por Paulo Serra

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro

10:30 23 Setembro, 2022 21:26 22 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Paulo Serra, doutorado em Literatura na UAlg e investigador do CLEPUL

Yoga, de Emmanuel Carrère, com tradução de Sandra Silva, contém uma advertência inicial: este não é um manual prático de yoga, nem um livro de autoajuda bem-intencionado. A estranha natureza deste livro, cujos temas são particularmente difíceis, fica clara logo nas primeiras linhas: “Como tenho de começar por algum lado o relato dos quatro anos ao longo dos quais tentei escrever um livrinho sorridente e subtil sobre yoga, enfrentei coisas tão pouco sorridentes e subtis como o terrorismo jiadista e a crise dos refugiados, mergulhei numa tal depressão melancólica que tive de ficar internado quatro meses no hospital (…) e, para rematar, perdi o meu editor, que pela primeira vez em trinta e cinco anos não lerá um livro meu” (p. 11).

Depois deste preâmbulo impactante, o autor escolhe assim iniciar a narrativa numa manhã de janeiro de 2015, para lhe dar alguma linearidade. Nesse dia, numa fase particularmente boa da sua vida, em que não tem quaisquer problemas de que se possa queixar, o autor-narrador preparava-se para seguir para um retiro de meditação de dez dias. Desconectado de tudo, sem telemóvel, sem um livro nem um caderno.

Emmanuel Carrère é autor de uma dezena de romances e vários volumes de ensaios – Fotos D.R.

O autor-narrador revelará depois estar a escrever-nos as linhas que agora lemos dois anos depois dos factos que relata, num quarto de hospital, na primavera de 2017. Entretanto publicara, no outono anterior, O Reino (publicado entre nós em 2021 pelas Edições Tinta-da-china), livro que teve algum sucesso.

Yoga é um misto de romance, ensaio, obra de autoficção – qualidades que aliás distinguem a obra de um dos mais importantes autores franceses –, e foi galardoado com o Prémio Princesa das Astúrias em 2021.

Neste maravilhoso livro, o autor começa por nos falar da sua própria experiência de meditação, e da sua prática de yoga, para depois articular essa busca de conhecimento, de um espaço interior, do exercício da sua própria escrita, com a demanda de querer ser uma pessoa melhor, “um pouco menos atormentada pelo meu ego” (p. 117): “procuro tornar-me uma pessoa melhor porque assim serei um melhor escritor. O que vem primeiro? Qual o meu verdadeiro objetivo?” (p. 117).

Como nos escreve páginas depois, a escrita é uma forma de explorar como será estar na pele de outra pessoa mas, sobretudo, perceber o que é estar na nossa própria pele: “Tentar sabê-lo talvez seja o que há de mais interessante na vida: o que é ser outra pessoa. É um dos motivos que nos leva a escrever livros; outro é tentar descobrir o que é ser eu mesmo.” (p. 97)

Nesta narrativa, como se compreende, a linearidade de pensamento foge constantemente, mas sem que o leitor perca o pé, conforme o autor cruza temas e assuntos diversos.

“O termo yoga tem para mim um sentido muito lato: o tai chi é uma forma de yoga. O sexo pode ser uma forma de yoga.” (p. 69)

Como veremos depois, essa (des)ordem narrativa não acontece por acaso… tendo por base uma certa desarrumação psicológica.

É igualmente paradoxal que o narrador nos escreva várias páginas sobre os primeiros dias (não chegará a cumprir os 10 dias previstos) passados num retiro de meditação, um espaço em que o objetivo ideal seria justamente “não pensar”. Sendo esse silêncio interior humanamente impossível, dever-se-ia alcançar um lugar de tranquilidade, onde deixar apenas correr os pensamentos, sem neles se deter: “Mas como seria maravilhoso, como seria repousante, que imenso progresso seria compor menos frases e ver um pouco mais. Ver as coisas como elas são, em vez de acrescentar à visão este género de comentário ininterrupto, subjetivo, tagarela, faccioso, condicionado, que produzimos de modo incessante sem sequer nos darmos conta.” (p. 116)

Escritor é uma das vozes mais originais e populares do panorama literário francês atual

Abandonado o projeto de um “livrinho sorridente” sobre yoga, Emmanuel Carrère oferece-nos, ainda assim, uma poderosa história de transformação, descoberta, redenção. Ao revelar a sua história pessoal, que se enleia na do ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo, o autor leva-nos de um primeiro espaço, de retiro espiritual, para um segundo momento mais fraturante, com o seu internamento durante alguns meses num hospital psiquiátrico, em que o autor chega mesmo a pedir a eutanásia.

No livro IV e V, há novamente uma viragem súbita, quer de cenário quer de tema. Ao longo das últimas cerca de 120 páginas, o que corresponde a um terço do livro, o autor-narrador conta-nos de, como chegado ao verão, instalado na bela ilha de Patmos, onde tem uma casa perto de um mosteiro em que São João terá supostamente escrito o Apocalipse, enfrenta o medo de que a loucura regresse. Entretanto, vai tomando conhecimento do que se passa nas costas das ilhas gregas, onde todos os dias desembarcam milhares de migrantes vindos do Afeganistão, da Eritreia, da Somália e sobretudo da Síria. É então que decide visitar Leros, pois “naquela ilha tão próxima onde sucedem coisas graves, o destino oferece-me talvez uma segunda oportunidade de fugir a mim mesmo” (p. 202).

Quando tenta ensinar escrita criativa a um pequeno grupo de adolescentes que deixaram a sua pátria, a sua família, a sua vida passada, para poderem sobreviver, o autor-narrador dá por si, no final, a ensinar-lhes tai chi, em troca das suas histórias de sobrevivência – mesmo quando estas aparentam ser fabricadas…

Definitivamente abandonado o projeto anterior de um livro fácil e leve sobre yoga, a narrativa parece distanciar-se muito do seu início. Mas este estranho e complexo compósito reflete, na verdade, umas das facetas da natureza do Yoga; mesmo quando se fala de coisas que aparentam ser distintas, a possibilidade de que estejam, afinal, ligadas é bastante grande. A divisão interior, a desconfiança perante a alteridade, os migrantes e refugiados, a relação com o outro que é tão ou mais difícil do que aquela que tentamos ter connosco mesmos, a paciência necessária à escrita afim da serenidade necessária à vida, são temas aqui cerzidos de forma quase tão natural como o fluxo da respiração ao acompanhar os movimentos em câmara lenta do tai chi.

“Disse muitas vezes que temos de respeitar a nossa dor, que não a devemos relativizar, que o sofrimento neurótico não é menos cruel do que o sofrimento comum, mas comparado com o suplício pelo qual passaram estes rapazes de dezasseis ou dezassete anos, a história de alguém que tem tudo, absolutamente tudo para ser feliz, e que consegue sabotar a sua felicidade e a da sua família, é uma obscenidade que considero inconcebível pedir-lhes que entendam” (p. 256).

Emmanuel Carrère é uma das vozes mais originais e populares do panorama literário francês atual. Autor de uma dezena de romances e vários volumes de ensaios. É também realizador de cinema. Yoga, forte candidato ao Prémio Goncourt, foi nomeado para o Prémio Médicis e o Prémio dos Livreiros Franceses, além de ter valido ao autor um dos prémios literários mais prestigiados do mundo, o Prémio Princesa das Astúrias.

A Ilha das Árvores Desaparecidas, de Elif Shafak
As Pessoas Invisíveis, de José Carlos Barros

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia Nacional Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Cais da ilha da Armona.
Algarve Economia

Sul de Portugal vai ficar ‘à pinha’ no verão? Turismo do Algarve admite não ter subido preços

11:29 5 Junho, 2026 11:03 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Turismo no Algarve mantém preços estáveis e procura em alta, mas pressão dos custos e tensão internacional podem mudar o cenário no verão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve Desporto

Os Bonjoanenses recrutam voluntários para o Algarve Minibasket Cup

08:49 5 Junho, 2026 08:53 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Organização pretende reunir cerca de 120 voluntários para apoiar um dos maiores torneios desportivos da região

Loja do Cidadão.
Economia Nacional

Vai à Loja do Cidadão? Estes serão os únicos serviços assegurados esta sexta-feira

10:26 5 Junho, 2026 10:26 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Constrangimentos nas Lojas do Cidadão esta sexta-feira, 5 de junho, deixam apenas serviços urgentes assegurados

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Europe Direct Algarve Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Europe Direct Algarve Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Moradia degradada. Crédito: Foto AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Comissão Europeia sugere aumento do IMI a Portugal e este é o motivo

07:42 4 Junho, 2026 07:43 4 Junho, 2026 | João Luís

Bruxelas recomenda a Portugal uma revisão da tributação sobre imóveis, com maior peso no IMI: fique a par do motivo

Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Cais da ilha da Armona.
Algarve, Economia

Sul de Portugal vai ficar ‘à pinha’ no verão? Turismo do Algarve admite não ter subido preços

11:29 5 Junho, 2026 11:03 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Turismo no Algarve mantém preços estáveis e procura em alta, mas pressão dos custos e tensão internacional podem mudar o cenário no verão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve, Desporto

Os Bonjoanenses recrutam voluntários para o Algarve Minibasket Cup

08:49 5 Junho, 2026 08:53 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Organização pretende reunir cerca de 120 voluntários para apoiar um dos maiores torneios desportivos da região

Loja do Cidadão.
Economia, Nacional

Vai à Loja do Cidadão? Estes serão os únicos serviços assegurados esta sexta-feira

10:26 5 Junho, 2026 10:26 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Constrangimentos nas Lojas do Cidadão esta sexta-feira, 5 de junho, deixam apenas serviços urgentes assegurados

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Europe Direct Algarve, Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa, Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Europe Direct Algarve, Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Moradia degradada. Crédito: Foto AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Comissão Europeia sugere aumento do IMI a Portugal e este é o motivo

07:42 4 Junho, 2026 07:43 4 Junho, 2026 | João Luís

Bruxelas recomenda a Portugal uma revisão da tributação sobre imóveis, com maior peso no IMI: fique a par do motivo

Últimas Notícias

  • Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios
    Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios
  • Sul de Portugal vai ficar ‘à pinha’ no verão? Turismo do Algarve admite não ter subido preços
    Sul de Portugal vai ficar ‘à pinha’ no verão? Turismo do Algarve admite não ter subido preços
  • Escavações arqueológicas em Milreu podem ser visitadas durante as Jornadas Europeias
    Escavações arqueológicas em Milreu podem ser visitadas durante as Jornadas Europeias
  • Faro aposta na dupla carreira dos alunos-atletas com programa UAARE
    Faro aposta na dupla carreira dos alunos-atletas com programa UAARE
  • Vai à Loja do Cidadão? Estes serão os únicos serviços assegurados esta sexta-feira
    Vai à Loja do Cidadão? Estes serão os únicos serviços assegurados esta sexta-feira
  • Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125
    Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

Opinião

  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal