Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Edição Papel

A namorada algarvia de Camões

Era a mais nova e mais bonita entre todas as donzelas que desfilavam nos paços da Ribeira. Foi ali, naquele salão, junto ao Tejo, que se cruzaram os olhares de Dª Francisca de Aragão e de Camões. Ele, o príncipe dos poetas e ela, uma algarvia acabada de chegar da sua terra natal. Foi um amor vibrante cantado em sonetos e redondilhas. Mas que não passou de uma paixão inconseguida!

10:34 6 Agosto, 2020 11:11 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
RAMIRO SANTOS – Jornalista
Co-fundador da TSF, RDP e Agência Lusa
[email protected]

Atiravam-se poemas ao vento. Os paços da Ribeira eram, por esses anos, palco de amores e galanteios. Por ali desfilavam as mais belas donzelas da corte e fidalgos que as cantavam em rimas e versos. Daquelas janelas, avistava-se o rio, as naus e as caravelas cheias de contos e aventuras. Traziam notícias da Índia, do Brasil, do Japão, da Malásia e do Mar da China. Ali chegava o cheiro da pimenta, do cravo e da canela. Mais o oiro, escravos e marfim, as porcelanas e mais as sedas.

Aquele palácio era o centro do império. Capital do mundo!

Era ali, que Camões e outros galãs desocupados, conjugavam o verbo amar em canções, sonetos, vilancetes e redondilhas. Na inspiração do momento ou nas voltas de um mote atirado pelas damas. De entre todos, ele era o mais desejado. Porque não havia quem lhe disputasse a arte de cantar o amor em verso.

As ninfas do Tejo, damas da corte de Dª Catarina, mulher do rei D. João III, andavam perdidas de amor por ele e eram a sua inspiração poética: Violante de Andrade e sua filha Joana, Catarina de Ataíde e a infanta Dª Maria, Paula Vicente, filha de Gil Vicente, e as irmãs Sigeia.

E foi neste ambiente de galanteio e amor cortês que um dia se cruzaram os olhares do poeta e de Dª Francisca de Aragão, a mais nova de todas as cortesãs que acabara de chegar do Algarve, sua terra natal.

Dª Francisca de Aragão, a mais bela de todas as donzelas da corte e Luís Vaz de Camões, o príncipe dos poetas, por quem ela se deixou perder de amores

Francisca, ao contrário da beleza serena de Catarina e do porte altivo de Violante de Andrade, era de uma irrequieta elegância que deixava um rasto de luz por onde passava. Favorita da rainha, a nova donzela era a cópia da beleza de Petrarca: olhos azuis de mar, cabelos de ouro e seda, alvura de pele e cintura de palmo cingida.

Essa sua graciosidade, leve e descontraída, que passeava e exibia nos salões da corte, deixavam estupefactos os olhares dos poetas e dos cortesãos, incendiando os corações dos nobres mais ricos, cultos e engenhosos.

Não admira, pois, que tivesse desde logo despertado o ciúme e a inveja das outras, em especial de Dª Violante, de quem se falava à boca pequena que andava em caso de alcova com Luís Vaz de Camões, a quem entregara a educação de seu primogénito, D. António de Noronha.

No meio de besbilhotices e intrigas, certa vez, tinha o poeta regressado de Ceuta onde perdera o olho direito, Francisca, provocadora, para mostrar um desinteresse que não tinha, atirou-lhe com o defeito à cara, chamando-lhe “o cara sem olho”. Não perdeu pela demora e teve do poeta resposta pronta:

“De olhos não faço menção,
Pois quereis que olhos não sejam:
Vendo-vos, olhos sobejam;
Não vos vendo, olhos não são.”

E houve trocas de cartas e repetiram-se os motes e as glosas, os sonetos e as canções. Mil cumplicidades partilhadas pelos dois, mas pouco mais do que um devaneio poético.

Prolongou-se este jogo de sedução em verso por algum tempo, sabendo-se que Francisca tinha o sentido prático da vida e sabia domar os sentimentos, colocando-os num lugar que não lhe atrapalhassem o futuro. Piscava o olho a Camões, andava de caso com D. Manuel de Portugal, filho do conde de Vimioso e não deixava de enviar sinais a Pero Caminha, camareiro do infante D. Duarte, sem esquecer o músico e poeta, Jorge Montemor. Um tanto cabeça no ar e da fama não se livrava.

Entretanto, chegava a notícia que, sendo esperada, a deixou profundamente abalada: o poeta ia partir para um longo desterro, no oriente. E Francisca não quis faltar à despedida do seu “cara sem olho”, nem dar o exclusivo desse momento às suas rivais

Paço da Ribeira, antes do terramoto de 1755, onde atualmente se situa a Praça do Comércio. O Rei, para estar mais perto das Naus que regressavam da Carreira da Índia, decidiu construir o seu paço – luxuoso Palácio Real erguido a partir de 1498, por determinação de Dom Manuel I – junto ao rio Tejo, para onde veio habitar com a corte no início do século XVI. A Expansão Portuguesa transformou a cidade de Lisboa em capital do Império e num porto comercial de produtos de luxo.

Quando regressou, 17 anos depois, o poeta trazia na mala o manuscrito de Os Lusíadas, mas já quase tudo tinha mudado nos amores do Paço: Dª Catarina morrera e, Joana, filha de Violante, também. Por sua vez, Francisca, ia nos 34 anos de idade, e sem esconder uma emoção ainda forte pelo poeta, andava de caso com Juan Borja, embaixador em Lisboa do rei de castela, com quem veio a casar. Por esse facto, frequentou os salões das cortes mais luxuosas da Europa e recebeu o título de primeira condessa de Ficalho.

Ainda moça, tinha vindo do Algarve onde morava num palacete no Morgadio de Quarteira, propriedade da família de seu pai, Nuno Rodrigues Barreto, alcaide-mor de Faro e vedor da Fazenda do Algarve. Gente de posse com poder e influência, como o seu tio, Francisco Barreto, que chegou a vice-rei da Índia e Governador do reino dos Monomotapa, em Moçambique.

O príncipe dos poetas, que tantas paixões havia suscitado entre as damas do seu tempo, acabou sozinho. Morreu com a dor de saber que Violante, a sua paixão maior e Senhora da casa dos Noronha, tinha sido a razão do seu degredo e da sua desgraça.

Por essa altura, já pairavam no ar sinais de fim dos tempos. Os sinos dobravam pela pátria em Alcácer Quibir. E Camões escrevia o seu último poema de amor: “…fui tão afeiçoado à minha pátria que não só me contentei de morrer nela, mas com ela.”

Fontes: “Os amores de Camões”, Teófio Braga, edição Fronteira do Caos, 2006; “Vida ignorada de Camões”, publicações Europa-América, José Hermano Saraiva; “Até que o amor me mate – As mulheres de Camões”, Oficina do Livro, Mª J.Lopo de Carvalho

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de agosto)

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive

11:50 18 Setembro, 2026 21:01 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A mesma propriedade onde Kay e Pete chegaram de caravana, no início dos anos 80, continua a marcar a vida da britânica, agora com 78 anos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Planta com sinais de pragas no vaso. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Viu bolinhas brancas ou pequenas moscas nos vasos das plantas? Saiba o que podem significar e como ‘travar’ a praga

12:10 18 Setembro, 2026 11:44 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As plantas podem esconder sinais de pragas em locais pouco visíveis, sobretudo quando os vasos regressam ao interior no outono

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

Algarve

Degustações, debate e formação marcam Algarve Wine Session em Vilamoura

12:20 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Terceira edição realiza-se a 12 de outubro e reúne produtores, profissionais e imprensa numa tarde de provas, debate e formação

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Notas e moedas espalhadas.
Economia Nacional

Salário mínimo pode chegar aos 1100 euros em 2027? Governo debateu tema e isto é o que está na mesa

07:00 17 Setembro, 2026 03:44 17 Setembro, 2026 | João Luís

O salário mínimo está previsto subir para 970 euros em 2027, mas a CGTP defende 1.100 euros. Governo trava revisão mas admite renegociar

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

É oficial: Governo já aprovou novo apoio para pensionistas e nova descida do IRS e Montenegro garante que medida “vai abranger 2 milhões de reformados”

13:00 18 Setembro, 2026 12:53 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Governo aprovou na quinta-feira um pacote de medidas para pensionistas e outros cidadãos, que envolve um apoio, desconto nos combustíveis e passe ferroviário de 20 euros

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Jovem a trabalhar num bar
Economia Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive

11:50 18 Setembro, 2026 21:01 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A mesma propriedade onde Kay e Pete chegaram de caravana, no início dos anos 80, continua a marcar a vida da britânica, agora com 78 anos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve, Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Planta com sinais de pragas no vaso. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Viu bolinhas brancas ou pequenas moscas nos vasos das plantas? Saiba o que podem significar e como ‘travar’ a praga

12:10 18 Setembro, 2026 11:44 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As plantas podem esconder sinais de pragas em locais pouco visíveis, sobretudo quando os vasos regressam ao interior no outono

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

Algarve

Degustações, debate e formação marcam Algarve Wine Session em Vilamoura

12:20 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Terceira edição realiza-se a 12 de outubro e reúne produtores, profissionais e imprensa numa tarde de provas, debate e formação

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Notas e moedas espalhadas.
Economia, Nacional

Salário mínimo pode chegar aos 1100 euros em 2027? Governo debateu tema e isto é o que está na mesa

07:00 17 Setembro, 2026 03:44 17 Setembro, 2026 | João Luís

O salário mínimo está previsto subir para 970 euros em 2027, mas a CGTP defende 1.100 euros. Governo trava revisão mas admite renegociar

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

É oficial: Governo já aprovou novo apoio para pensionistas e nova descida do IRS e Montenegro garante que medida “vai abranger 2 milhões de reformados”

13:00 18 Setembro, 2026 12:53 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Governo aprovou na quinta-feira um pacote de medidas para pensionistas e outros cidadãos, que envolve um apoio, desconto nos combustíveis e passe ferroviário de 20 euros

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Jovem a trabalhar num bar
Economia, Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Últimas Notícias

  • É oficial: Governo já aprovou novo apoio para pensionistas e nova descida do IRS e Montenegro garante que medida “vai abranger 2 milhões de reformados”
    É oficial: Governo já aprovou novo apoio para pensionistas e nova descida do IRS e Montenegro garante que medida “vai abranger 2 milhões de reformados”
  • Degustações, debate e formação marcam Algarve Wine Session em Vilamoura
    Degustações, debate e formação marcam Algarve Wine Session em Vilamoura
  • Viu bolinhas brancas ou pequenas moscas nos vasos das plantas? Saiba o que podem significar e como ‘travar’ a praga
    Viu bolinhas brancas ou pequenas moscas nos vasos das plantas? Saiba o que podem significar e como ‘travar’ a praga
  • “Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive
    “Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive
  • Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve
    Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

Opinião

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
  • Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
    Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  • Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
    Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento