Por Yixuan Huang, aluno do 6.º ano do Colégio Bernardette Romeira
Na minha opinião, a liberdade de expressão é muito importante, porque, sem ela, não podemos exprimir os nossos sentimentos, pensamentos e ideias.
Liberdade de expressão é a capacidade de um indivíduo poder ser um cidadão sem amarras e expressar as suas opiniões e sentimentos, ou seja, é a prática dos nossos direitos fundamentais de liberdade. Este conceito consiste na faculdade de todos os cidadãos poderem exprimir-se e divulgar o que lhes vai na alma livremente, sem impedimentos e discriminações. Também sem liberdade, a vida seria “secante”, silenciosa e sentir-me-ia um prisioneiro com grades virtuais.
A meu ver, a presença da liberdade de expressão na lei é uma conquista de toda a humanidade, pois apoia os direitos das pessoas e é bastante importante para a livre manifestação de diferentes vozes, não importando se concordam, divergem em alguns pontos ou discordam umas das outras, a respeito de qualquer tema ou indivíduo. E essa é uma das razões por que a liberdade de expressão é uma premissa vital para um governo democrático na atualidade. A democracia é um regime político em que os cidadãos no aspeto dos direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
Por outro lado, esta liberdade abrange todas as pessoas independentemente das suas condições sociais, económicas e culturais sem qualquer tipo de discriminação. Ou pelo menos deveriam…
Leia também: Ginástica acrobática | Por Leonor Amaro do Colégio Bernardette Romeira