Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

A canção da alma | Por Maria João Neves

FILOSOFIA DIA-A-DIA: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de dezembro

15:00 2 Dezembro, 2022 10:12 1 Dezembro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Maria João Neves*

Apareceu nas redes sociais uma publicação sobre a tribo Himba, da Namíbia, que provocou muita controvérsia. A organização Full Fact concluiu que a tradição a que a dita publicação se refere não existe na tribo Himba tratando-se, portanto, de um post falso.

Porém, sendo real ou imaginada, não mais consegui parar de pensar na história ali partilhada. Contava-se que, para este povo, a data de nascimento de uma criança não coincide com o dia em que a mãe a dá à luz, nem com o dia em que se calcula ter sido concebida. O nascimento de uma criança corresponderia ao momento em que a futura progenitora ouve pela primeira vez a canção da alma do filho que virá a gerar dentro de si.

A escuta desta canção não surgiria espontaneamente, mas seria fruto do desejo de conceber da mulher Himba, que teria de actuar nesse sentido. O primeiro passo consistiria em sentar-se à sombra de uma árvore e descansar. Só se levantaria dali quando ouvisse dentro de si a música da criança que iria gerar. Uma vez ciente dessa melodia a mãe iria ter com o homem, futuro pai da criança, e ensinar-lhe-ia essa canção. Durante o acto conceptivo, ambos cantariam esta canção para convidar o futuro bebé a nascer. Durante a gravidez, a gestante ensinaria a canção às parteiras da tribo e às mulheres mais velhas da aldeia que, quando o bebé nascesse, a cantariam para o receber. À medida que a criança crescesse, a sua canção iria sendo conhecida por mais elementos da tribo. Se a criança se magoasse, cantar-lha-iam. Se o/a jovem fizesse algo extraordinário, toda a tribo entoaria a canção da sua alma em sinal de homenagem.

No casamento, as canções de ambos noivos seriam cantadas em conjunto.

Incrivelmente, se algum elemento desta tribo cometesse algum crime, ou actuasse de forma considerada errada, não se lhe prescreveria uma punição. Pelo contrário, esta pessoa seria colocada no centro de um círculo e toda a tribo cantaria a sua canção, por forma a recordar-lhe quem é. Os Himba acreditariam que ao reconhecermos a música da nossa alma, jamais sentimos o desejo de prejudicar outrem.

Uma vez no leito de morte, toda a tribo se juntaria para entoar ao moribundo a sua canção uma última vez.

***

Esta história trouxe-me imediatamente à memória um outro texto ficcional que li, há muitos anos atrás, intitulado A condenação pitagórica de Aristóteles, da autoria de María Zambrano. Nele, a filósofa conta-nos, em não mais de página e meia, as peripécias com que se depara Aristóteles quando, ao subir “às mais altas esferas”, encontra os pitagóricos à sua espera. Sem explicações e ante a sua perplexidade, entregam-lhe umas partituras rudimentares e uma lira e deixam-no só. O ilustre filósofo aplica-se então com afinco, mas sem grande talento, à lira e às partituras, mas o tempo passava, passava, e ninguém o vinha buscar. É que a música é a aritmética inconsciente dos números da alma e só quando Aristóteles encontrasse, e não teoricamente, os números da sua alma, quando os fizesse soar, se levantaria dali.

Para os pitagóricos, é o número que dá forma e expressão à estrutura da realidade, de tal modo que a verdadeira sabedoria consistiria em perceber os números, ou em identificar o tecido de ritmos de que estaria composto o universo.

Recordemos que também Platão, no Fédon, nos conta como Sócrates, enquanto aguardava na prisão o dia destinado ao cumprimento da sua sentença de morte, compôs um hino a Apolo e colocou em verso algumas fábulas de Esopo. Sócrates sempre tinha pensado que a filosofia era a mais excelente forma de música, mas ante a aproximação da morte, e a insistência de um sonho para que compusera música, resolveu obedecer.

Foto D.R.

Na antiga Grécia coexistiam duas tradições musicais, uma baseada no mito de Orfeu, que deu origem aos cultos órficos, e outra dionisíaca a que correspondem os rituais realizados em honra do deus Dioniso. Orfeu toca uma lira – justamente, Aristóteles recebe dos pitagóricos uma lira – e canta ou recita belos poemas. Em Orfeu a palavra está presente. Dioniso, pelo contrário, é um músico puramente instrumental, tocador de flauta cujos sons são de tal forma inebriantes, que os corpos não lhe resistem, sendo o seu culto realizado em forma de dança. Tanto Orfeu como Dioniso ressaltam o poder mágico da música, a sua capacidade para subverter as leis naturais, para reconciliar princípios antagónicos através do encantamento que gera nos que a escutam/dançam. Em ambos os casos, a música actua pela via sensitiva do prazer, que enfeitiça os ouvintes/bailarinos, os quais, dominados por um poder superior, a seguem. Orfeu é sempre representado serena e contidamente; não é por acaso que a palavra faz parte da sua arte – a música com palavra é música com logos, música racionalizada. Quando a música aparece associada ao conhecimento, trata-se de uma música que obedece a regras rígidas e que pouco possui de improvisação, o instrumento escolhido é quase sempre a lira apolínea. Pelo contrário, Dioniso é o deus da embriaguez, do frenesim e da desmedida, dirige os coros das bacantes que cantam e dançam ao som da sua flauta, que tem a capacidade de pôr em movimento as forças primogénitas da natureza, originando comportamentos orgiásticos. A flauta dionisíaca produz demasiados sons e conduz à loucura e à desmedida.

Superando a rivalidade entre Orfeu e Dioniso, os principais conceitos musicais dos pitagóricos, que influenciam grandemente a filosofia vindoura, são os seguintes: cosmos, harmonia e psicagogia. Ainda que de forma breve, vejamos em que consiste cada um deles.

Os pitagóricos supunham que todos os seres eram, em essência, constituídos por números, tendo chegado a esta conclusão pela observação de uma regularidade matemática em fenómenos como a acústica, que generalizaram a todas as outras coisas. Convencidos de que o universo está constituído harmoniosamente, os pitagóricos chamaram-lhe cosmos, que se pode traduzir por ordem. Desta forma, a ordem, a regularidade, a simetria, enfim, todas as categorias subordinadas ao número, passaram também a ser constituintes fundamentais da estética antiga: a beleza só era encontrada quando se conjugavam estes elementos harmoniosamente.

Seguindo este mesmo raciocínio, os pitagóricos consideravam que a alma humana, apesar de composta por elementos muito diferentes, ou mesmo opostos, era harmonia. A harmonia, numa primeira acepção, consiste num equilíbrio de forças opostas. Na afinação da lira, por exemplo, está presente essa tensão entre contrários regida por uma proporção numérica: as cordas emitem sons harmoniosos quando o seu comprimento corresponde a certas proporções numéricas; por exemplo, metade produz a oitava, dois terços a quinta. Para conhecer a alma haveria, então, que encontrar as proporções numéricas em que se baseia a sua harmonia.

Certamente, María Zambrano teria presente esta ideia quando escreveu a história ficcional a que fazemos referência acima. Entregando-lhe uma lira para as mãos, Aristóteles é condenado pelos pitagóricos a permanecer no sítio em que se encontra até encontrar o número/proporção da sua alma e a expressá-lo em termos musicais. Dito de outro modo, não pertencendo a uma tribo Himba que lhe recordasse a canção da sua alma, Aristóteles teria de a encontrar sozinho.

A psicagogia constitui, talvez, o elemento mais inovador da filosofia pitagórica e, simultaneamente, aquele que mais consequências provoca. Os pitagóricos verificaram que tendo duas liras, e fazendo soar uma delas, a outra responde, como se de um eco se tratasse, ao som produzido pela primeira. Desta observação concluíram que a música possui um poder muito superior ao das restantes artes, que consiste em poder actuar sobre a alma, melhorando-a ou corrompendo-a. Também se deram conta de que a música, tal como a dança, afecta não somente os que as praticam, mas também e com bastante intensidade, os que apenas ouvem ou vêem.

Mais tarde, Platão extrai deste poder psicagógico da música um julgamento ético: música boa, que suscita a elevação do espírito, e música má, que despertaria o que de mais irracional existe no ser humano. Daqui para a actual musicoterapia, é só um passo.

Esta ideia de tomar a alma como um instrumento musical, sugere que cada um de nós emite uma sonoridade, que será harmoniosa se estamos afinados; o contrário ocorrendo se não o estamos. A alma afinada e de ouvido treinado, tenderia a rodear-se de outras almas igualmente afinadas e a escolher circunstâncias favoráveis à harmonia. O contrário ocorreria se não conhecemos/escutamos a música da nossa alma: viveríamos de forma desafinada.

Seja fantasia ou realidade, talvez valesse a pena que cada um de nós experimentasse sentar-se sossegadamente à sombra de uma árvore para tentar descobrir a canção da sua alma.

Café Filosófico | 16 Dezembro | 18:30 | AP Maria Nova Lounge Hotel, Tavira

Inscrições: mailto:[email protected]

Seguido do lançamento do livro Café Filosófico. O Som do Pensamento de Maria João Neves, às 20:00.

*A autora não escreve segundo o acordo ortográfico

* Doutorada em Filosofia Contemporânea;
Investigadora da Universidade Nova de Lisboa

Consequências linguísticas da queda do paraíso | Por Maria João Neves
Tavira: Café Filosófico regressa ao AP Maria Nova Lounge no dia 17 de novembro
Pessoa filósofo e a metafísica do Dr. Mora | Por Maria João Neves
Afinal como é o mundo? | Por Maria João Neves

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Já é oficial: vem aí um ‘prémio’ nos salários de novembro e dezembro e 2 milhões de famílias vão receber mais dinheiro

10:50 10 Setembro, 2026 10:44 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova redução do IRS foi aprovada pelo Governo para os últimos 2 meses de 2026 e vai afetar positivamente o salário de 2 milhões de famílias

médico
Algarve Saúde

Bastonário defende medidas específicas para fixar médicos no Algarve e outras zonas carenciadas

09:50 10 Setembro, 2026 09:33 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve está entre as regiões onde o bastonário considera necessário um “olhar especial” para combater a escassez de médicos

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada

06:00 10 Setembro, 2026 14:25 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança do estado do tempo na Madeira, com o regresso da chuva e possibilidade de aguaceiros e trovoada já esta quinta-feira

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Adeus horário de verão? Esta é a data em que Portugal vai mudar para o horário de inverno e os dias vão ficar mais ‘pequenos’

18:10 9 Setembro, 2026 14:49 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Outubro traz o regresso ao horário de inverno, com os relógios a recuarem uma hora e os dias a ficarem mais 'pequenos'

Mulher a comer queijo na cozinha.
Europa

“Era completamente viciada”: britânica gastava 1.400€ por ano em queijo e ficou surpreendida com o que aconteceu após acabar com o vício

10:20 10 Setembro, 2026 08:19 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Diagnóstico levou Lucy Castle a rever a alimentação: 4 meses depois, as mudanças refletiam-se no peso, na rotina e até na profissão

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Mais calor a caminho de Portugal continental: temperaturas ‘disparam’ nestas regiões e este será o dia mais quente

10:00 10 Setembro, 2026 16:10 9 Setembro, 2026 | João Luís

Calor intensifica-se em Portugal continental e as máximas podem chegar aos 39 ºC. Saiba as regiões mais quentes e qual será o dia do pico

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Vulcão das Furnas.
Nacional

Alerta sobe para V1 neste vulcão português: saiba o que significa este nível de ‘perigo’

09:10 10 Setembro, 2026 08:57 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Atividade sísmica levou à alteração do alerta nas Furnas, em São Miguel: nível V1 corresponde a atividade fraca

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 10:58 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Mais de 2 milhões de pensionistas vão receber dinheiro extra em dezembro: saiba se está na lista

13:50 9 Setembro, 2026 13:46 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo confirmou um novo suplemento extraordinário para pensionistas, que será pago em dezembro e deverá chegar a mais de dois milhões de beneficiários

Tiago Pereira. Crédto: Beatriz Ruivo | FPT
Algarve Desporto Europa

Algarvio Tiago Pereira conquista primeira vitória frente a um top 100

07:10 10 Setembro, 2026 07:19 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Aos 23 anos, o algarvio alcançou a primeira vitória frente a um top 100 e vai agora defrontar o argentino Genaro Alberto Olivieri

Algarve Cultura

Fado à Beira-Mar leva duas noites de música à Praia dos Olhos de Água

10:20 9 Setembro, 2026 10:58 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebe duas noites de fado à beira-mar, com propostas dedicadas a diferentes gerações e a Amália

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Jovem com a bandeira de Portugal. Crédito: Freepik
Nacional

Vem aí um novo feriado nacional? Parlamento analisa proposta e seria celebrado nesta data

15:50 9 Setembro, 2026 03:08 10 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo feriado nacional em Portugal está em discussão através de uma petição que pretende acrescentar mais uma data ao calendário

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Já é oficial: vem aí um ‘prémio’ nos salários de novembro e dezembro e 2 milhões de famílias vão receber mais dinheiro

10:50 10 Setembro, 2026 10:44 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova redução do IRS foi aprovada pelo Governo para os últimos 2 meses de 2026 e vai afetar positivamente o salário de 2 milhões de famílias

médico
Algarve, Saúde

Bastonário defende medidas específicas para fixar médicos no Algarve e outras zonas carenciadas

09:50 10 Setembro, 2026 09:33 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve está entre as regiões onde o bastonário considera necessário um “olhar especial” para combater a escassez de médicos

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada

06:00 10 Setembro, 2026 14:25 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança do estado do tempo na Madeira, com o regresso da chuva e possibilidade de aguaceiros e trovoada já esta quinta-feira

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Adeus horário de verão? Esta é a data em que Portugal vai mudar para o horário de inverno e os dias vão ficar mais ‘pequenos’

18:10 9 Setembro, 2026 14:49 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Outubro traz o regresso ao horário de inverno, com os relógios a recuarem uma hora e os dias a ficarem mais 'pequenos'

Mulher a comer queijo na cozinha.
Europa

“Era completamente viciada”: britânica gastava 1.400€ por ano em queijo e ficou surpreendida com o que aconteceu após acabar com o vício

10:20 10 Setembro, 2026 08:19 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Diagnóstico levou Lucy Castle a rever a alimentação: 4 meses depois, as mudanças refletiam-se no peso, na rotina e até na profissão

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Mais calor a caminho de Portugal continental: temperaturas ‘disparam’ nestas regiões e este será o dia mais quente

10:00 10 Setembro, 2026 16:10 9 Setembro, 2026 | João Luís

Calor intensifica-se em Portugal continental e as máximas podem chegar aos 39 ºC. Saiba as regiões mais quentes e qual será o dia do pico

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Vulcão das Furnas.
Nacional

Alerta sobe para V1 neste vulcão português: saiba o que significa este nível de ‘perigo’

09:10 10 Setembro, 2026 08:57 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Atividade sísmica levou à alteração do alerta nas Furnas, em São Miguel: nível V1 corresponde a atividade fraca

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 10:58 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Mais de 2 milhões de pensionistas vão receber dinheiro extra em dezembro: saiba se está na lista

13:50 9 Setembro, 2026 13:46 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo confirmou um novo suplemento extraordinário para pensionistas, que será pago em dezembro e deverá chegar a mais de dois milhões de beneficiários

Tiago Pereira. Crédto: Beatriz Ruivo | FPT
Algarve, Desporto, Europa

Algarvio Tiago Pereira conquista primeira vitória frente a um top 100

07:10 10 Setembro, 2026 07:19 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Aos 23 anos, o algarvio alcançou a primeira vitória frente a um top 100 e vai agora defrontar o argentino Genaro Alberto Olivieri

Algarve, Cultura

Fado à Beira-Mar leva duas noites de música à Praia dos Olhos de Água

10:20 9 Setembro, 2026 10:58 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebe duas noites de fado à beira-mar, com propostas dedicadas a diferentes gerações e a Amália

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Jovem com a bandeira de Portugal. Crédito: Freepik
Nacional

Vem aí um novo feriado nacional? Parlamento analisa proposta e seria celebrado nesta data

15:50 9 Setembro, 2026 03:08 10 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo feriado nacional em Portugal está em discussão através de uma petição que pretende acrescentar mais uma data ao calendário

Últimas Notícias

  • Governo prolonga apoio até ao final de 2026 e anuncia mais 13 milhões de euros: veja quem vai receber
    Governo prolonga apoio até ao final de 2026 e anuncia mais 13 milhões de euros: veja quem vai receber
  • Já é oficial: vem aí um ‘prémio’ nos salários de novembro e dezembro e 2 milhões de famílias vão receber mais dinheiro
    Já é oficial: vem aí um ‘prémio’ nos salários de novembro e dezembro e 2 milhões de famílias vão receber mais dinheiro
  • “Era completamente viciada”: britânica gastava 1.400€ por ano em queijo e ficou surpreendida com o que aconteceu após acabar com o vício
    “Era completamente viciada”: britânica gastava 1.400€ por ano em queijo e ficou surpreendida com o que aconteceu após acabar com o vício
  • Mais calor a caminho de Portugal continental: temperaturas ‘disparam’ nestas regiões e este será o dia mais quente
    Mais calor a caminho de Portugal continental: temperaturas ‘disparam’ nestas regiões e este será o dia mais quente
  • Bastonário defende medidas específicas para fixar médicos no Algarve e outras zonas carenciadas
    Bastonário defende medidas específicas para fixar médicos no Algarve e outras zonas carenciadas

Opinião

  • Não podemos ser só amor e sorrisos | Por Ana Alexandra Resende
    Não podemos ser só amor e sorrisos | Por Ana Alexandra Resende
  • Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
    Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
  • Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
    Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários

Europe Direct Algarve

  • Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
    Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
  • Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
    Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento