Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

Pessoa filósofo e a metafísica do Dr. Mora | Por Maria João Neves

FILOSOFIA DIA-A-DIA: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

12:00 7 Outubro, 2022 12:13 7 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Maria João Neves*

Ninguém duvida da profundidade de pensamento da poesia de Fernando Pessoa. Porém, o que talvez não seja do conhecimento geral, é que Pessoa ortónimo escreveu deliberadamente textos filosóficos e criou um heterónimo, António Mora, que muito se dedicou à filosofia. De acordo com a biografia de Pessoa, elaborada por Richard Zenith, António Mora surge num conto em 1909 “era um louco obcecado com a Grécia que usava toga e vivia num manicómio” em Cascais. O empenho neste texto esmorece mas, anos mais tarde, ressurge como Dr. António Mora, teórico do neopaganismo que tem, juntamente com Ricardo Reis, a função de trazer os melhores aspectos da civilização grega para o mundo moderno.

No mês passado com o artigo “Afinal como é o mundo?” abordámos o problema ontológico a partir das dificuldades em conciliar a física clássica com a física quântica. Agora veremos como o abordam Pessoa e Mora e que consequências daí extrair.

Pessoa filósofo coloca a pergunta ontológica primordial: “o que é a realidade?” Em segundo lugar questiona-se sobre se o mundo que vemos pode ser considerado realidade. Caso o não seja, que será então? Daqui decorre o problema metafísico que Pessoa enuncia deste modo: “1. O mundo tem um começo no tempo e um limite no espaço? 2. A existência do mundo real é necessária ou contingente?”

Através de António Mora esta investigação adquire uma forma mais sistemática. Num texto intitulado Introdução ao estudo da metafísica estabelecem-se doze princípios basilares. Não sendo possível, devido ao limite de espaço, abordar todos eles, concentrar-me-ei nos que me parecem relevantes para a questão ontológica. O primeiro responde-lhe de forma directa e sucinta: “1. Há só duas realidades: a Consciência e a Matéria.”

O segundo princípio aborda imediatamente o centro nevrálgico do qual deriva, para mim, um dos maiores problemas da nossa época: o materialismo científico. O Dr. Mora escreve: “2. A Consciência é para nós incognoscível; só podemos saber que ela é consciência. Mas não é só isto. Não pode ser conhecida, não há que haver conhecimento dela. Aquilo a que se chama ‘conhecimento’ é uma coisa que só se pode ter do mundo exterior. Conhecer uma coisa é apreendê‑la sob quantos aspectos ela comporta sob os nossos sentidos. Não pode portanto haver conhecimento da Consciência; porque, mesmo que conhecimento signifique propriamente consciência, não há consciência da consciência, por muito que pareça que a há. A consciência é.”

De acordo com o ponto de vista do materialismo científico, o mundo físico é a única realidade existente. Geram-no forças naturais, impessoais e totalmente desprovidas de valores morais intrínsecos. Não só a vida em geral mas mesmo a vida humana, com os seus sentimentos e desejos, carece de valor ou significado para além daquele que a ela própria se atribui. Esta doutrina considera ainda que todas as experiências e acções são determinadas unicamente pelo corpo ou por forças impessoais do meio físico. Conclui que a consciência não desempenha qualquer papel pois não havendo a possibilidade de obter dados objectivos a seu respeito a sua existência não pode ser corroborada. Mora não chega a este resultado aberrante, como vimos acima, afirma que a consciência é incognoscível mas é. Não põe em causa a sua existência.

Quanto às diferenças de percepção esclarece-nos o ponto 3: “O mundo-exterior é real como nos é dado. As diferenças que há entre a minha visão do mundo e a dos outros é uma diferença de sistemas nervosos. Os sistemas nervosos são partes dessa realidade exterior. (…) A ciência estuda — não as leis fundamentais do mundo-exterior, ou Realidade, porque não há leis fundamentais do mundo-exterior: ela é a sua própria lei — mas as normas segundo as quais os fenómenos se manifestam, isto, não com o fim de saber, mas com o fim de utilizar para nosso conforto e proveito os ‘conhecimentos’ adquiridos.” Aqui existe uma afinidade com a posição kantiana de acordo com a qual nunca jamais poderemos conhecer o que a realidade é em si ― aquilo que Kant denominou númeno ― podemos apenas conhecer aquilo que percepcionamos: o fenómeno. Mora reduz também a ambição científica a uma questão de utilidade em vez de conhecimento.

Saltamos o ponto quatro no qual se aborda o antropomorfismo que caracteriza o modo humano de lidar com a natureza, e vamos directamente ao ponto seguinte no qual se aborda a crescente complexidade do real: “5. Quanto mais a evolução se complica mais complexo e nítido vai sendo o nosso senso da Realidade. Ela é cada vez mais real, mais material. Se a ‘espiritualidade’ importa um apagamento do senso das coisas, nada há tão espiritual como uma amiba, e um pargo ou uma pescada têm vantagens espirituais sobre o homem. O espiritualismo, o idealismo são estados regressivos da mentalidade humana; como que saudades de épocas pré-humanas do cérebro em que o Exterior era menos complexo. A tendência espiritualista ou idealista é uma incapacidade de arcar de frente com a complexidade da Natureza. Querer simplificar a Natureza é querer ter dela um sentido de peixe ou de invertebrado mesmo.” Mora reage fortemente às tentativas de simplificação do real com vista ao apaziguamento. Percebe-se que é com sarcasmo, embora de forma velada, que crítica o pensamento religioso e o idealismo. Contudo, não se detém a apontar especificamente de que forma é que essa simplificação se dá. O ponto seguinte contribui apenas um pouco para este esclarecimento: “6. Querer encontrar às coisas um íntimo sentido, uma ‘explicação’ qualquer é, no fundo, querer simplifica-las, querer pô-las num nível em que caiam sob um sentido só — o que aconteceu em épocas idas a bichos nossos antepassados pouco abundantes de sentidos.” O ponto 11. parece retomar em força esta tese de que o esforço em prol da unidade, implica uma simplificação que, por sua vez, implica um retrocesso: “A maioria das manifestações, a que é uso chamar superiores, do nosso espírito, são realmente regressos doentios a estados de consciência anteriores à humanidade. Já se mostrou que o sono dos faquires é uma regressão ao sono hibernal de certos animais. — O domínio do corpo, que os ditos ‘iniciados’ índios e outros pregam, mais não é do que um desvio da inibição.”

No ponto 7. estabelece-se o propósito utilitário de toda a ciência, filosofia e arte: “A função própria da inteligência é servir a vida. O emprego da inteligência, em filosofar, só pode ter, pois, legitimamente, um qualquer sentido utilitário. (Querer descobrir a verdade pode ter um fim utilitário no conceito religioso de querer saber qual deve ser a nossa conduta, para obter o paraíso, por ex.). A Ciência deve servir a vida. A arte tem por fim repousar o espírito. É o sono das civilizações. A filosofia entra na categoria da arte. — A filosofia foi primeiro uma ‘ciência’: tinha por fim descobrir a verdade para o fim utilitário de nos governarmos na vida; porque, se se julga que há uma vida futura, com castigos e recompensas, não é por certo pouco importante saber-se o que se deve fazer para evitar uns e merecer outros. Hoje a filosofia deve passar a ser uma arte — a arte de construir sistemas do Universo, sem outro fim que o de entreter e distrair, publicando belos sistemas.” Esta secção posiciona-se de forma displicente com respeito à filosofia, retirando-lhe o seu propósito intrínseco ― o desejo de conhecer, a inquietude intelectual que move o amante da sabedoria ― desqualificando-a para uma tarefa de entretenimento. Tal como esclarece mais adiante: “Todos os sistemas filosóficos devem ser estudados como obras de arte. Nenhuma arte é feita com o fim de entreter, mas é para isso que ela serve. O artista toma o seu papel mais a sério.”

Sobre a função da arte versa o ponto 10: “A Beleza não existe. É um modo de repouso do espírito. O espírito, à medida que aumenta a sua actividade, busca novos modos de repouso. A arte é o mais elevado deles.” Depreende-se que Mora postula que a beleza não é uma propriedade das coisas, daí a sua inexistência, é uma qualidade que o sujeito atribui ao objecto contemplado sendo constitutivamente subjectiva. Também aqui se verifica o acordo com Kant, na sua terceira crítica, que versa sobre a faculdade de julgar, actuando de forma autártica a respeito da natureza e da arte. Ainda sobre as afinidades entre a metafísica e a arte, Mora escreve num fragmento: “A metafísica é uma arte porque tem as características da obra de arte: a subjectividade (isto é, o ser a expressão de um temperamento), a incerteza da base em que assenta, e a directa inutilidade prática.”

Cumpre precisar que inutilidade não é necessariamente um mal. Mora, num texto intitulado A metafísica na sua essência, também o reconhece: “Só uma longa experiência humana, acumulada e transmitida, pôde criar um tipo de homem primeiro inactivo, por quaisquer circunstâncias que atenuassem o estado de guerra inevitavelmente primitivo (primordial) entre os humanos, e depois, por apuramento especializado desses inactivos, o tipo já propriamente especulativo.”

Na Antiguidade Clássica, berço da nossa civilização, foi amplamente reconhecido que a filosofia ― esse amor pelo saber em si mesmo, independente da sua utilidade imediata ― nasce do ócio. Quem a ela se dedica pode fazê-lo livremente, porque tem a sua sobrevivência assegurada. Facto em virtude do qual a filosofia recebeu o epíteto de ciência dos deuses. O ócio era então muito bem visto. Contrariamente à nossa época que só valoriza a utilidade e o negócio, que como o próprio nome indica, consiste na negação do ócio (neg-ócio).

Café Filosófico | 20 Outubro | 18.30 | AP Maria Nova Lounge Hotel, Tavira
Inscrições: [email protected]

* A autora não escreve segundo o acordo ortográfico

* Doutorada em Filosofia Contemporânea;
Investigadora da Universidade Nova de Lisboa

Afinal como é o mundo? | Por Maria João Neves

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa

18:30 9 Agosto, 2026 16:53 9 Agosto, 2026 | João Luís

Pode estar a perder dinheiro sem se aperceber. Descubra qual é o valor que define o acesso aos apoios do Estado e veja se está incluído

Algarve Economia Edição Papel Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Linhas verdes na estrada. Crédito: Foto IA
Auto Europa

Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas

16:30 9 Agosto, 2026 12:19 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Se for a Madrid, encontrar uma linha verde na estrada pode gerar dúvidas, mas conhecer o seu significado é essencial para evitar multas

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Algarve Edição Papel Opinião

Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

07:30 8 Agosto, 2026 21:13 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Mais do que nunca, Albufeira carece de uma organização rigorosa da mobilidade e da logística, com regras claras, fiscalização e planeamento estratégico"

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa

18:30 9 Agosto, 2026 16:53 9 Agosto, 2026 | João Luís

Pode estar a perder dinheiro sem se aperceber. Descubra qual é o valor que define o acesso aos apoios do Estado e veja se está incluído

Algarve, Economia, Edição Papel, Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Linhas verdes na estrada. Crédito: Foto IA
Auto, Europa

Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas

16:30 9 Agosto, 2026 12:19 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Se for a Madrid, encontrar uma linha verde na estrada pode gerar dúvidas, mas conhecer o seu significado é essencial para evitar multas

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Algarve, Edição Papel, Opinião

Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

07:30 8 Agosto, 2026 21:13 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Mais do que nunca, Albufeira carece de uma organização rigorosa da mobilidade e da logística, com regras claras, fiscalização e planeamento estratégico"

Últimas Notícias

  • Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
    Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
  • Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
    Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
  • “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
    “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’

Opinião

  • A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
    A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento