Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Adão e Eva expulsos do Paraíso, Marc Chagall 1961 - FOTO D.R.
Cultura, Edição Papel, Opinião

Consequências linguísticas da queda do paraíso | Por Maria João Neves

FILOSOFIA DIA-A-DIA: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

11:00 4 Novembro, 2022 15:38 7 Novembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Maria João Neves*

Podemos ser ou não crentes, mas vivendo num país de tradição cristã, existem textos que fazem parte da paisagem intelectual em que nascemos e fomos criados. Podemos nunca os ter lido, mas como desde sempre a eles são feitas referências, é possível que o que neles consta não nos estranhe. São textos que fazem parte do tecido cultural de que estamos feitos. No caso português, o livro do Génesis, do antigo testamento, é um bom exemplo. Provavelmente nunca parámos a pensar no que aí consta. O que hoje proponho é que tomemos este texto com um olhar fresco, como se nunca antes tivéssemos dele tido notícia.

É no livro do Génesis, na chamada obra dos seis dias, que Deus cria o mundo através da palavra. “Deus disse: ‘Haja luz’ e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e Deus separou a luz e as trevas. Deus chamou à luz ‘dia’ e às trevas ‘noite’. Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia.” Durante os dias seguintes Deus continua a sua obra criadora, sempre descrita sob a fórmula Deus disse, e o que quer que seja que fosse pronunciado passava a existir. A palavra de Deus é criadora, pronunciá-la é criar a existência do que foi dito.

A excepção ocorre no sexto dia, com a criação do Homem. “Deus disse: ‘Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança, e que ele domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra.” Como se pode verificar, Deus não disse haja Homem. Pelo contrário, deus disse façamos o Homem. No segundo capítulo do livro do Génesis este fazer é explicado: “Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem tornou-se um ser vivente.” Ao criar o Homem, Deus pela primeira vez usa um material ― o barro ― e modela-o. Utiliza as suas mãos e o seu olhar para fazer o Homem à sua imagem e semelhança. Depois, insuflando-lhe o alento divino, confere-lhe simultaneamente vida, espírito e linguagem.

A criação do Homem não foi produzida pela palavra, facto em virtude do qual o Homem é elevado acima da Natureza. Justamente, Deus cria os animais e depois condu-los ao Homem para que este os nomeie. Desta forma, toda a linguagem humana é um reflexo da palavra divina: o mundo é criado pela palavra de Deus e é conhecido em seu nome de acordo com a palavra humana. O nome é, então, a essência íntima da própria linguagem; nele nada é comunicado, não há conteúdo. Quando nomeia, o Homem reconhece a existência de cada coisa para si mesmo e para o criador.

Num texto intitulado A tarefa do tradutor, o filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) desenvolve a sua filosofia da linguagem precisamente a partir do livro do Génesis. Diz-nos Benjamin que as coisas são mudas e, portanto, imperfeitas, tendo-lhe sido negado o princípio linguístico formal: a palavra. No entanto, todas as coisas participam da linguagem porque todo o evento ou coisa, animada ou inanimada, comunica o seu conteúdo espiritual. Assim, a palavra, que é criadora em Deus, torna-se receptiva no Homem. Pois “o nome que o Homem dá à coisa depende do modo como a coisa se comunica com ele”. O nome em Deus é conhecimento, Deus é pura realidade, transparente para si mesmo, não precisa da palavra. Quando Deus fala, a coisa acontece. Por seu lado, o Homem nomeia à medida que vai conhecendo. A palavra humana formula-se no tempo.

Essa unidade de verdade do espírito criador e da coisa criada, que se realiza no nome, é aquilo que Walter Benjamin denomina experiência autêntica, onde não há separação entre o sujeito e o objecto. Esta é a característica da linguagem de Adão no paraíso: um estado de contemplação, através do qual a essência espiritual das coisas se comunica ao Homem, que imediatamente as nomeia, conferindo-lhes som e símbolo, completando deste modo a criação de Deus.

Porém, o Homem ofendeu a pureza do nome, comeu o fruto proibido e com ele conheceu o conhecimento do bem e do mal, originando o julgamento e o conhecimento extrínseco da palavra que, então, passa a comunicar algo fora de si. Daqui até à Torre de Babel vai apenas um passo. Diz Walter Benjamin: “Depois da queda que, ao tornar a linguagem mediatizada, havia plantado os fundamentos da sua pluralidade, faltava apenas um passo para chegar à confusão das línguas. Uma vez que os homens ofenderam a pureza do nome, bastava que se cumprisse a separação daquela contemplação das coisas, através da qual a linguagem destas passa ao homem, para que a base comum do espírito linguístico, já quebrado, fosse tirada dos homens.”

Na linguagem adâmica a palavra reconhecia a totalidade da entidade pronunciada; com a confusão das línguas, cada uma delas atinge apenas um aspecto de cada coisa. É daí que vem o ditado quanto mais línguas falas, por mais homens vales. Pois a linguagem ocupa esse espaço entre o Homem e o mundo e constitui-se ela própria em via de acesso, em forma de estruturar o mundo. Não é como vulgarmente se possa pensar que as coisas estão aí e que a linguagem vem depois, como que para rotulá-las. Daqui resultaria, por um lado, o carácter convencional da linguagem e, por outro, a neutralidade da substituição de um idioma por outro. Em vez disso, cada língua fornece uma visão específica do mundo, é um modo de a ele estar ido, um ângulo através do qual o experienciamos.

Em que consiste, então, a forma de uma língua? Não pode existir uma matéria que não esteja configurada numa forma. A forma de uma linguagem consiste na actividade espiritual de criar um som articulado que expresse um pensamento. A matéria seria então o som em geral, as impressões sensoriais, e toda a actividade espiritual antes da palavra, antes do conceito.

Toda a língua é originalmente fala, canção. Não há línguas sem som, embora existam línguas sem escrita. Poder-se-ia considerar o som em geral como matéria prima de todas as línguas. As impressões sensoriais são não apenas aquelas produzidas pela palavra quando ela é pronunciada, mas também a série ininterrupta de sensações que acompanha o ser humano. Sentir é algo permanente; porém, assim como acontece com as funções vitais como a respiração, por exemplo, não temos consciência do que estamos a sentir, a menos que algo desse sentimento rompa o horizonte de indiferença em que normalmente nos encontramos. Quando isso acontece, é frequente libertar-se um som, uma exclamação ou uma respiração, que ainda não são uma palavra, mas são significativas dentro do contexto em que surgem. É o que acontece quando exclamamos um “Ah!” de susto ou um “Oh!” de admiração.

O filósofo e linguista prussiano Wilhelm von Humboldt (1767-1835), num texto intitulado Sobre o estudo comparado das línguas em relação com as diferentes épocas da sua evolução, dir-nos-á que a palavra pronunciada ao transformar o objecto em representação mental, através do seu som específico, da entoação, e do seu contexto, “faz ressoar, embora muitas vezes de maneira imperceptível, uma sensação que corresponde simultaneamente à natureza da palavra e à natureza do objecto”. É também neste sentido que aponta Walter Benjamin, num outro texto intitulado A origem do drama barroco alemão: “o precipício aberto entre a imagem escrita, dotada de significado, e o embriagador som articulado, separação que racha o sólido significado verbal, força o olhar a embrenhar-se nas profundidades da linguagem.”

O momento anterior à palavra, a actividade espiritual que a precede, é para María Zambrano o lugar em que em cada realidade aninha, como seu núcleo secreto e profundo. Dele, a palavra falada ou escrita é apenas um reflexo transitório e fugidio. O ser humano almeja chegar a esse centro de sentido, mergulhar nas profundezas trémulas de cada ser, descobrir a sua palavra, porque “no fundo da alma espera-se que tudo o que é criado ou que tudo o que é natural tenha uma palavra para dar, o seu logos recôndito ou zelosamente guardado” (Clareiras do Bosque).

Este momento anterior a todos os significados, e fonte de possibilidade para todos eles, recusa qualquer instrumentalização. É a palavra semen ou logos espermatikos, continua Zambrano, “geradora de musicalidade e abismos de silêncio, palavra que não é conceito porque é ela que nos faz conceber, fonte de conceber que está além do que se chama pensar.”

Sintetizando, os filósofos aqui apresentados coincidem no reconhecimento de três níveis de linguagem:

1.º – A linguagem divina; a realidade é criada assim que a palavra é pronunciada.

2.º – A linguagem de Adão; nomeia os seres que a ele comunicam o seu conteúdo espiritual; o nome reconhece plenamente a existência de cada ser ou coisa.

3.º – A linguagem utilitária; acontece a jusante da queda do paraíso; é uma linguagem que julga o que é bem e o que é mal, é dicotómica, perdeu o dom da equanimidade.

Poder-se-ia dizer que todo o esforço de poetas e pensadores vai no sentido de recuperar o dom da linguagem, a graça recebida pelo Homem pelo sopro divino que é vida, fôlego e fala ao mesmo tempo, mas fala que não está destinada ao sacrifício da comunicação.

Café Filosófico | 17 de Novembro | 18.30 | AP Maria Nova Lounge Hotel, Tavira

Inscrições: [email protected]

A autora não escreve segundo o acordo ortográfico

* Doutorada em Filosofia Contemporânea;
Investigadora da Universidade Nova de Lisboa

Tavira: Café Filosófico regressa ao AP Maria Nova Lounge no dia 17 de novembro
Pessoa filósofo e a metafísica do Dr. Mora | Por Maria João Neves
Afinal como é o mundo? | Por Maria João Neves

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Estas pensões já têm datas para julho, agosto e setembro e trazem dinheiro extra: veja quando recebe

07:00 18 Julho, 2026 15:55 16 Julho, 2026 | João Luís

O calendário do terceiro trimestre já permite saber quando entram as pensões, com um dos meses a trazer um reforço

Viatura do INEM.
Algarve

Colisão na A22 faz três feridas e obriga ao corte da autoestrada junto à fronteira

18:20 18 Julho, 2026 18:22 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma colisão entre dois automóveis ocorrida na manhã deste sábado na A22, em Castro Marim, fez 3 feridos

Sistema Volta. Crédito: DR
Economia Nacional Tech

Volta no telemóvel: saiba como funciona a app para recuperar os 10 cêntimos das embalagens

17:00 18 Julho, 2026 13:00 15 Julho, 2026 | João Luís

Aplicação oficial do sistema Volta ajuda a confirmar embalagens, encontrar pontos de recolha e perceber como receber o reembolso

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão

18:50 17 Julho, 2026 16:19 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo estudo revela uma mudança nas preferências dos portugueses para as férias de verão e o Algarve perdeu a liderança

Algarve Cultura

Durante nove dias, Feira Medieval celebra património, conhecimento e poesia da antiga Xilb

09:00 18 Julho, 2026 07:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cortejo Medieval realiza-se diariamente às 18:00, percorrendo a Medina e os Arrabaldes com personagens de época

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Os carros que dão menos problemas estão ‘longe da Europa’: saiba qual a marca que continua a dominar

11:50 18 Julho, 2026 11:26 18 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de condutores revelaram quais os carros mais fiáveis do mercado. O resultado volta a deixar as marcas europeias para trás

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 40 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

18:10 17 Julho, 2026 16:08 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 19 de julho, em várias localidades do país

Algarve Nacional

Suspeita de matar e esconder a mãe em Olhão sofre alegado surto psicótico na prisão e é levada ao hospital

19:00 18 Julho, 2026 18:28 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mulher de 40 anos sentiu-se mal durante a noite no Estabelecimento Prisional de Tires e foi transportada pelo INEM para o Hospital de Santa Maria

Cultura

Diego Miranda, presença habitual no Algarve, atua pela 10.ª vez no Tomorrowland

11:30 18 Julho, 2026 09:56 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com fortes ligações profissionais e pessoais ao Algarve, o DJ regressa ao Tomorrowland como o português com mais participações no festival

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Mundo Saúde

Troca de bebés revelada por ADN leva dois norte-americanos a processar hospital

16:00 18 Julho, 2026 09:37 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Descoberta através de testes de ADN expôs um erro ocorrido em 1988 no Dakota do Norte e levou dois homens a exigir responsabilidades ao hospital

Saúde

Sente alguma destas? Há quatro tipos de dor que os médicos dizem para não ignorar

15:00 18 Julho, 2026 20:31 16 Julho, 2026 | João Luís

Nem todas as dores têm o mesmo significado, mas há sinais que devem levar a procurar ajuda médica sem deixar passar demasiado tempo

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve Europa Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Restaurante La Giraffa, em Faro.
Algarve Gastronomia

Largo da Sé em Faro tem um novo restaurante italiano com pizzas e massas abaixo dos 20€

17:50 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo restaurante italiano abriu no Largo da Sé, em Faro, com pizzas, massas e sobremesas a preços inferiores a 20 euros

Pego do Inferno. Crédito: DR
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis destacam piscina natural no Algarve com águas cor de esmeralda

14:33 14 Julho, 2026 14:33 14 Julho, 2026 | João Luís

Piscina natural no Algarve surpreende pela cascata, águas de tom esmeralda e uma antiga lenda ligada ao nome Pego do Inferno

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Estas pensões já têm datas para julho, agosto e setembro e trazem dinheiro extra: veja quando recebe

07:00 18 Julho, 2026 15:55 16 Julho, 2026 | João Luís

O calendário do terceiro trimestre já permite saber quando entram as pensões, com um dos meses a trazer um reforço

Viatura do INEM.
Algarve

Colisão na A22 faz três feridas e obriga ao corte da autoestrada junto à fronteira

18:20 18 Julho, 2026 18:22 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma colisão entre dois automóveis ocorrida na manhã deste sábado na A22, em Castro Marim, fez 3 feridos

Sistema Volta. Crédito: DR
Economia, Nacional, Tech

Volta no telemóvel: saiba como funciona a app para recuperar os 10 cêntimos das embalagens

17:00 18 Julho, 2026 13:00 15 Julho, 2026 | João Luís

Aplicação oficial do sistema Volta ajuda a confirmar embalagens, encontrar pontos de recolha e perceber como receber o reembolso

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão

18:50 17 Julho, 2026 16:19 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo estudo revela uma mudança nas preferências dos portugueses para as férias de verão e o Algarve perdeu a liderança

Algarve, Cultura

Durante nove dias, Feira Medieval celebra património, conhecimento e poesia da antiga Xilb

09:00 18 Julho, 2026 07:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cortejo Medieval realiza-se diariamente às 18:00, percorrendo a Medina e os Arrabaldes com personagens de época

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Os carros que dão menos problemas estão ‘longe da Europa’: saiba qual a marca que continua a dominar

11:50 18 Julho, 2026 11:26 18 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de condutores revelaram quais os carros mais fiáveis do mercado. O resultado volta a deixar as marcas europeias para trás

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 40 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

18:10 17 Julho, 2026 16:08 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 19 de julho, em várias localidades do país

Algarve, Nacional

Suspeita de matar e esconder a mãe em Olhão sofre alegado surto psicótico na prisão e é levada ao hospital

19:00 18 Julho, 2026 18:28 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mulher de 40 anos sentiu-se mal durante a noite no Estabelecimento Prisional de Tires e foi transportada pelo INEM para o Hospital de Santa Maria

Cultura

Diego Miranda, presença habitual no Algarve, atua pela 10.ª vez no Tomorrowland

11:30 18 Julho, 2026 09:56 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com fortes ligações profissionais e pessoais ao Algarve, o DJ regressa ao Tomorrowland como o português com mais participações no festival

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Mundo, Saúde

Troca de bebés revelada por ADN leva dois norte-americanos a processar hospital

16:00 18 Julho, 2026 09:37 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Descoberta através de testes de ADN expôs um erro ocorrido em 1988 no Dakota do Norte e levou dois homens a exigir responsabilidades ao hospital

Saúde

Sente alguma destas? Há quatro tipos de dor que os médicos dizem para não ignorar

15:00 18 Julho, 2026 20:31 16 Julho, 2026 | João Luís

Nem todas as dores têm o mesmo significado, mas há sinais que devem levar a procurar ajuda médica sem deixar passar demasiado tempo

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve, Europa, Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Restaurante La Giraffa, em Faro.
Algarve, Gastronomia

Largo da Sé em Faro tem um novo restaurante italiano com pizzas e massas abaixo dos 20€

17:50 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo restaurante italiano abriu no Largo da Sé, em Faro, com pizzas, massas e sobremesas a preços inferiores a 20 euros

Pego do Inferno. Crédito: DR
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis destacam piscina natural no Algarve com águas cor de esmeralda

14:33 14 Julho, 2026 14:33 14 Julho, 2026 | João Luís

Piscina natural no Algarve surpreende pela cascata, águas de tom esmeralda e uma antiga lenda ligada ao nome Pego do Inferno

Últimas Notícias

  • “O processo de avaliação não correu bem”: António José Seguro reconhece falhas nos exames
    “O processo de avaliação não correu bem”: António José Seguro reconhece falhas nos exames
  • Suspeita de matar e esconder a mãe em Olhão sofre alegado surto psicótico na prisão e é levada ao hospital
    Suspeita de matar e esconder a mãe em Olhão sofre alegado surto psicótico na prisão e é levada ao hospital
  • Em Monte Gordo: Luciana Abreu escolhe o Algarve para férias em família
    Em Monte Gordo: Luciana Abreu escolhe o Algarve para férias em família
  • Algarvio Luan Andrade conquista título nacional de Patinagem Livre em Fafe
    Algarvio Luan Andrade conquista título nacional de Patinagem Livre em Fafe
  • Colisão na A22 faz três feridas e obriga ao corte da autoestrada junto à fronteira
    Colisão na A22 faz três feridas e obriga ao corte da autoestrada junto à fronteira

Opinião

  • Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias | Por Cristina Pires
    Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias | Por Cristina Pires
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
  • Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
    Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Chat Control volta a dividir a Europa: o que está em causa na ‘polémica’ ferramenta
    Chat Control volta a dividir a Europa: o que está em causa na ‘polémica’ ferramenta
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal