De acordo com os dados provisórios revelados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), embora se tenha registado um aumento do volume de vendas no último mês de 2021, houve uma diminuição de 28% face ao mesmo período de 2019.
Contudo, ressalva a AHETA, as vendas efetuadas através de plataformas ‘online’ “não incluem o pagamento das respetivas comissões, o que influencia o aumento homólogo do volume de vendas e, por essa via, os preços praticados”.
Em dezembro de 2021, “18,6% das vendas foram efetuadas através de operadores turísticos tradicionais, valor que compara com os 34,7% de 2019”.
Segundo os dados avançados pela AHETA no resumo da evolução mensal da atividade do setor, a taxa de ocupação global média por quarto foi de 24,8%, uma subida de 123,4% em comparação com o mesmo mês de 2020, mas 32,6% abaixo do valor registado em 2019.
Os mercados nacional e externo diminuíram 30,9% e 38,8% respetivamente, face a dezembro de 2019, verificando-se as maiores descidas nas zonas geográficas de Lagos/Sagres e Albufeira, com quebras de cerca de 40%.
A associação dos hoteleiros do distrito de Faro adianta que em dezembro de 2021 e em termos acumulados desde o início ano, registou-se uma descida média de 47,3% na taxa de ocupação média por quarto e uma descida de 37% no volume de vendas, comparativamente com 2019.
A AHETA acrescenta que as médias “não se refletem de igual modo em todos os estabelecimentos, havendo discrepâncias em função das categorias e zonas geográficas”.