Portugal é um país de fanáticos do futebol, e muitas pessoas recorrem a sites ilegais para ver jogos de futebol gratuitamente. Qual o problema? Os sites de pirataria que fazem streaming de programas desportivos estão habitualmente repletos de malware, anúncios perigosos e burlas.
Um estudo publicado em 2021 encontrou malware e esquemas fraudulentos em 90% dos sites ilegais de streaming de futebol. Já a organização humanitária britânica Crimestoppers refere que mais de 1,5 milhões de streamers perderam dinheiro em sites ilegais de streaming em 2023.
Os números não mentem: os sites ilegais de streaming de desporto podem ser tentadores, mas acarretam riscos demasiado elevados para compensarem. Será que pagar é a única alternativa? E o que fazer na eventualidade de um ataque?
Como ver jogos de futebol em segurança
Nem sempre é preciso pagar uma subscrição para ver jogos de futebol online de modo seguro. Afinal, há em todo o mundo transmissões de jogos em canais de acesso público que disponibilizam streaming gratuito na internet. Esses canais são equivalentes à RTP, SIC ou TVI e pode aceder a esses canais para ver jogos de futebol sem pagar e sem correr riscos.
A BBC, por exemplo, costuma transmitir vários jogos da Taça de Inglaterra em canal aberto. Isto significa que qualquer cidadão britânico pode ver estes jogos gratuitamente no site da BBC. Sim, este conteúdo está limitado a cidadãos britânicos e interdito a quem residir em Portugal. Contudo, esta limitação geográfica pode ser facilmente contornada com a ajuda de uma VPN.
Uma VPN é uma ferramenta de cibersegurança que lhe permite ligar-se à internet como se estivesse noutro país. Isto significa que basta mudar o seu endereço de IP para uma localização no Reino Unido para poder ver jogos da Taça de Inglaterra no site da BBC gratuitamente, sem ter de lidar com potenciais golpes e malware. Pode utilizar o mesmo método para ver jogos de futebol ao vivo e sem pagar em canais públicos de todo o mundo: só precisa de se certificar de que o canal em questão é legítimo!
O que fazer em caso de ataque
Se utilizou um site ilegal de streaming recentemente e lhe parece que o seu dispositivo não está a funcionar como devia, é possível que tenha sido vítima de um ataque de malware. Nesse caso, recomendamos-lhe que:
- Desligue a internet para evitar outros ataques;
- Faça uma análise do sistema com o antivírus para identificar malware no dispositivo;
- Mude as palavras-passe dos sites mais importantes que usa (e-mail, sites governamentais, homebanking);
- Faça uma cópia de segurança dos seus documentos — especialmente importante devido ao aumento dos ataques de ransomware em Portugal.
Se foi vítima de um golpe em que partilhou informações sensíveis com um site/e-mail suspeito, é recomendável que:
- Denuncie o caso às autoridades competentes;
- Proteja os canais comprometidos — se partilhou inadvertidamente informações relativas a um cartão bancário, por exemplo, deve cancelar o cartão de imediato;
- Reúna o maior número possível de provas relativamente à fraude (como capturas de ecrã de e-mails, URL relevantes, etc.);
- Suspenda toda a comunicação com o criminoso.
Os sites ilegais de streaming estão a aumentar?
Ainda que alguns internautas tenham a impressão de que é cada vez mais difícil aceder a sites ilegais de streaming, a verdade é que a pirataria aumentou em 2023, com os sites ilegais de streaming a registarem novos picos.
Perante isto, torna-se ainda mais urgente sensibilizar a generalidade da população para os riscos destes sites. Numa nota final, é igualmente importante frisar que os streamings de desporto são apenas a “ponta do icebergue”, representando uns meros 7% das pesquisas por streaming ilegal online.