A eleição dos deputados para o Parlamento Europeu realiza-se no próximo dia 9 de junho e vai ser necessário recrutar técnicos de apoio informático. Pela primeira vez, em todas as assembleias e secções de voto, serão utilizados cadernos eleitorais desmaterializados que estarão disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo.
Em virtude desta alteração, conforme informado pela SGMAI – Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, será necessário recrutar Técnicos de Apoio Informático (TAI) para que estejam presentes, no dia 9 de junho, junto às mesas de voto, em cada uma das assembleias e seções de votos, devidamente credenciados pela Administração Eleitoral, para dar apoio na utilização dos equipamentos informáticos, em caso de indisponibilidade pontual do sistema ou de dificuldades de acesso por parte das mesas de voto.
Para o efeito, os mesmos terão que frequentar uma ação de formação de um dia (6 horas), em instalações do IEFP ou disponibilizadas pelo Município de Tavira, e participar no dia de testes nas assembleias de voto, 1 de junho, onde irão ministrar formação aos membros de mesa sobre a utilização dos cadernos eleitorais desmaterializados e proceder aos testes nas assembleias de voto.
Aos Técnicos de Apoio Informático estará vedado o acesso aos cadernos eleitorais desmaterializados e a qualquer operação que interfira com o processo de votação.
Para o concelho de Tavira serão necessários cerca de 35 TAI`s.
Requisitos de admissão:
- Maiores de 18 anos;
- 12º ano de escolaridade ou ensino superior;
- Conhecimentos em informática na ótica do utilizador ou nas áreas de formação tecnológica em informática, em sistemas de informação e de comunicações.
O Técnico de Apoio Informático receberá uma compensação monetária que tem como valor de referência, o valor atribuído aos membros de mesa de voto pelo exercício das suas funções no dia da eleição (€59,15). Assim, receberá uma compensação no valor total de 177,45 euros, isentos de tributação, verba resultante dos três dias de intervenção, ou seja:
- Dia da respetiva formação;
- Dia da formação que prestará aos membros de mesa e teste (1 de Junho);
- Dia do ato eleitoral e apoio à mesa (9 de Junho).
As Inscrições deverão ser efetuadas, até ao dia 13 de maio, através do formulário disponível aqui.
Leia também: Faro recebe o BeLiving, o primeiro projeto de habitação acessível promovido por privados