A Universidade do Algarve, através do Centro de Investigação MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, vai realizar um seminário intitulado Dieta Mediterrânica: uma abordagem multidisciplinar na promoção de uma visão comum, esta quarta-feita, entre as 10:00 e as 13:00, na Sala de Seminários da Reitoria da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas.
A iniciativa tem como principal objetivo promover a Dieta Mediterrânica como um conceito multidisciplinar, agregador de diferentes valências, que vão desde o território, à alimentação e aos diferentes estilos de vida.
A sessão de abertura contará com a presença da vice-reitora Alexandra Teodósio. Seguidamente será apresentado o Projeto MD.net: When Brand Meets People, por Anabela Romano, docente da Universidade do Algarve. Posteriormente, Filipe Barata, docente da Universidade de Évora, falará sobre A Dieta Mediterrânica, uma especialização inteligente.
Para as 11:30 está agendada a apresentação do livro The Mediterranean Diet: Fostering a Common Vision Through a Multidisciplinary Approach, por Alexandra Gonçalves, docente da Universidade do Algarve.
Pelas 12:00 será apresentada a Med Diet Declaration, por Natacha Coelho, investigadora da Universidade do Algarve, terminando com a cerimónia de entrega dos Certificados aos Membros (ver programa em anexo).
Os interessados em participar neste seminário ainda poderão inscrever-se aqui.
Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto MD.net: When Brand Meets People, cofinanciado pelo Programa Interreg Med.
Os interessados em mais informações devem contactar o email [email protected]
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integrou pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.