Os beneficiários do Subsídio de Desemprego podem agora pedir o Subsídio Parcial de Desemprego online, através da Segurança Social Direta, anunciou o Instituto da Segurança Social (ISS).
Este subsídio é uma assistência financeira concedida aos trabalhadores que tenham solicitado ou estejam a receber subsídio de desemprego e que iniciem uma atividade por conta de outrem com um contrato a tempo parcial ou uma atividade independente.
Para este subsídio são elegíveis, “quem seja requerente do subsídio de desemprego ou esteja a receber subsídio de desemprego e apresente no competente serviço de Segurança Social as respetivas provas”, segundo um guia prático da Segurança Social.
É possível pedir esta assistência no período de até 90 dias consecutivos a partir do início da atividade laboral ou da solicitação do subsídio de desemprego, dependendo se a atividade foi iniciada durante o período de concessão do subsídio de desemprego ou se já estava em exercício antes da situação de desemprego.
“Os cidadãos que se encontrem a receber Subsídio de Desemprego têm agora disponível um novo serviço digital. Agora já é possível registar ou alterar um Pedido de Subsídio Parcial de Desemprego, na Segurança Social Direta, caso iniciem um trabalho a tempo parcial por conta de outrem, ou uma atividade de trabalho independente”, lê-se na página da Segurança Social.
Para pedir o Subsídio Parcial de Desemprego, aceda à Segurança Social Direta > menu Emprego > Subsídio de Desemprego > Registar pedidos > Subsidio Parcial de Desemprego.
Se ainda não está registado na Segurança Social Direta, saiba como se registar aqui.
“Esta é mais uma medida para garantir um relacionamento mais simples, rápido e eficaz com os cidadãos”, refere ainda a Segurança Social.
Veja agora o vídeo disponibilizado pela Segurança Social:
Leia também: Vai baixar a idade para tirar a carta de condução