Para muitas pessoas, a utilização de caixas automáticas é uma atividade comum e descomplicada. No entanto, nem todos estão cientes das diferenças entre caixas automáticas (ATM) e Multibanco, o que pode resultar em custos adicionais desnecessários. Existem distinções importantes, como a entidade que gere as caixas automáticas, o público-alvo e os tipos de operações disponíveis.
Com a ajuda das informações fornecidas pela Cofidis, pretendemos esclarecer essas diferenças e ajudar a evitar comissões indesejadas.
Quais são então as principais diferenças entre ATM e Multibanco?
As caixas ATM são principalmente destinadas a turistas e, por esse motivo, estão predominantemente localizadas em centros comerciais, aeroportos e nas maiores cidades do país. Elas servem principalmente para levantamentos de dinheiro, mas também possibilitam transferências, pré-pagamentos e consultas de saldo.
Por outro lado, as caixas Multibanco oferecem uma gama mais ampla de serviços. Além das funcionalidades disponíveis nas ATM, permitem carregar créditos para o telemóvel, efetuar depósitos, comprar bilhetes de transporte, realizar diversos tipos de pagamentos de serviços e compras, solicitar cheques e muito mais.
Em Portugal, a rede Multibanco é gerida pela SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços). A marca “Multibanco” é uma criação da SIBS e um exemplo de sucesso a nível internacional. No entanto, essa rede também engloba caixas ATM Express, destinadas a turistas estrangeiros. Outras caixas ATM comuns em Portugal são geridas por diferentes entidades, sendo a Euronet Worldwide, em grande parte, responsável por uma rede internacional de caixas automáticas voltada especialmente para turistas, facilitando operações bancárias para utilizadores com contas estrangeiras.
Será que é a mesma coisa se levantar dinheiro num Multibanco ou num ATM?
Pode não ser a mesma situação. Ao efetuar um levantamento de dinheiro num Multibanco a débito, não incorrerá em despesas relacionadas com as operações que realiza. O mesmo se aplica quando utiliza uma caixa ATM Express na rede nacional.
No entanto, ao recorrer a uma ATM de uma rede estrangeira, é importante prestar atenção ao tipo de cartão que está a usar. Isto ocorre porque, se estiver a utilizar um cartão dual, ou seja, que possui funções de débito e crédito, ao levantar dinheiro na rede estrangeira, poderá ser predefinido para a função de crédito, resultando em custos adicionais.
Se estiver a utilizar um cartão de débito convencional, pode utilizá-lo em qualquer caixa ATM sem encargos adicionais.
Uma dica para evitar comissões inesperadas é limitar a frequência de levantamentos em numerário e preferir o pagamento com cartão sempre que possível.
Um aspeto crucial a ter em mente, se o seu cartão tiver tanto a funcionalidade de débito como de crédito ativada, é verificar a opção apresentada no terminal de pagamento e selecionar “Multibanco”, “VisaElectron” ou “Maestro” para efetuar operações a débito.
Caso opte pelas opções “Visa“, “Mastercard” ou “American Express” com um cartão dual, a transação será processada como crédito, acarretando custos adicionais.
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