O Algarve vai ter pela primeira vez uma rota para os Estados Unidos (EUA), que é “uma excelente notícia para a região” refere o PSD Algarve num comunicado que não poupa críticas à TAP.
Trata-se de “uma excelente notícia para a região, já que demonstra que para além dos tradicionais destinos europeus, o Algarve já atrai outros destinos”, salienta a nota.
O PSD Algarve diz ter tido conhecimento de um comunicado da United Airlines, no qual se anunciava uma ligação aérea direta para o Algarve, a partir de 2 de Junho do próximo ano, ainda que apenas com caráter sazonal.
Para Cristóvão Norte, presidente do PSD Algarve, “este é um momento importante. Cabe saudar o interesse dos privados, mas também o empenho das entidades do lado português”, sublinhando que “o turista norte-americano tem um perfil de alto poder de compra e isso produz maior valor acrescentando que é o que faz pagar melhores salários e gerar mais riqueza.”
Norte assinala ainda, “não nos esquecemos que foi prometido pelo Governo que após a injeção de capital da TAP esta iria apostar em Faro. Até agora, nada. Também não precisamos. Temos outras ‘companhias de bandeira’ que servem a região”.
Segundo já noticiou o POSTAL, a Região de Turismo do Algarve (RTA) tem estado a trabalhar na criação da primeira rota direta entre o Aeroporto de Faro e os Estados Unidos, com o objetivo de atrair mais turistas norte-americanos e investidores para a região. A elevada pressão no Aeroporto de Lisboa, que resulta em atrasos nas ligações entre a capital e Faro, juntamente com a limitada aposta da TAP no Algarve, incentivou a RTA a procurar outras companhias aéreas para lançar esta nova rota.
Algarve: TAP tem 2% do tráfego no aeroporto
O crescimento significativo do turismo norte-americano na região tornou urgente a criação de uma rota direta, uma vez que as paragens frequentes durante as ligações entre Lisboa e Faro têm sido problemáticas.
A RTA acredita que uma ligação direta contribuirá para um aumento significativo na procura de turistas norte-americanos.
Além do turismo, o Algarve também atrai investidores norte-americanos, com vários milhões de euros já investidos em projetos turísticos na região. O objetivo é atrair ainda mais investimento, fortalecendo a economia local.
Segundo o presidente da RTA, André Gomes, a TAP atualmente representa apenas 2% do tráfego no Aeroporto de Faro, o que está abaixo das expectativas da região.
A RTA tem defendido que outros aeroportos em Portugal, incluindo o aeroporto de Beja, poderiam ser utilizados para reduzir a pressão sobre Lisboa.
O Algarve é uma região turística em crescimento e o aumento de voos diretos e investimento estrangeiro é essencial para sustentar essa tendência positiva.
Leia também: Algarve vai ter pela primeira vez rota para os Estados Unidos já a partir de maio de 2024