Neste tempo de incerteza económica, investir num carro é algo a pensar com muito cuidado, comparar as diferentes opções e escolher a mais rentável. Além disso, a crise do microchip levou a longas listas de espera por um carro novo. E por esta e outras razões há novas opções, como o renting, que começa a ser a alternativa à tradicional aquisição de um novo veículo. O renting existe há alguns anos, mas estava principalmente centrado nas empresas e está agora a ganhar popularidade também entre os particulares, num progresso lento, mas constante.
O renting de carros é vantajoso porque permite a flexibilidade de mudar de veículo de tempos a tempos sem a necessidade de se envolver em papelada interminável quando se quer vender o próprio veículo e comprar um novo. E é útil para utilizadores privados, bem como para ENIs ou empresas. Prova de que esta modalidade funciona é que, de acordo com as estatísticas, o número de utilizadores que optam pelo aluguer está a aumentar todos os anos, e a tendência sugere que esta tendência continuará a crescer. Um dos seus pontos fortes é que é uma forma de negócio que lhe permite controlar os custos porque paga uma taxa mensal fixa, sem surpresas.
Tomar a decisão final
Antes de mais nada, é importante ser claro sobre o que é o aluguer. Bem, esta opção é muito semelhante ao aluguer de um carro, que é ideal para quando se necessita de um carro por apenas alguns dias, mas com a diferença de que a opção de aluguer é um investimento a médio ou longo prazo e que é mais rentável. O aluguer pode ser definido como uma espécie de aluguer, mas neste caso com um contrato que normalmente dura entre dois a quatro anos. E o que acontece quando este período termina? Bem, é livre de escolher não continuar, de mudar para outro modelo que gostaria de experimentar, ou pode comprar o mesmo veículo pagando uma certa quantia para que seja definitivamente seu.
Quase todos os custos estão incluídos
A parte mais interessante é que apenas com o pagamento de uma mensalidade, quase todas as despesas estão incluídas. Isto significa que pode ter um carro com seguro completo com assistência rodoviária, quaisquer inspeções mecânicas necessárias, visitas à garagem para uma possível avaria, manutenção do veículo, gestão de multas, mudança de pneus e pagamento de impostos e taxas. Assim, não tem de se preocupar com nada que tenha a ver com o carro. Tudo está incluído no preço, exceto o combustível. E há a possibilidade de alargar as coberturas acrescentando, por exemplo, quilometragem ilimitada e outras coberturas importantes.
Não há desembolso inicial, e ao pagar uma taxa mensal fixa, temos melhor controlo sobre as nossas despesas. E a isto devemos acrescentar que, se optar pelo renting, pode ter a certeza de obter um carro novo, que será um modelo de última geração e que será altamente equipado com a tecnologia mais recente.
Em termos de tecnologia, outra grande vantagem é que, nesta era digital, o aluguer é também algo que pode ser gerido a partir de qualquer dispositivo com uma ligação à Internet em apenas alguns minutos. Desta forma, como quase tudo hoje em dia, podemos obter informações, comparar opções e realizar as formalidades online confortavelmente e de qualquer lugar; e ter o carro muito mais cedo do que pensamos.
Em suma, se optar pelo renting, pode desfrutar do luxo de um carro novo em folha e trocá-lo de tempos a tempos por um novo, bem equipado. Existe um número infinito de modelos para escolher entre todas as marcas no mercado, e o renting permite-lhe selecionar o tipo de combustível que cada condutor prefere e a potência do motor que necessita; da mesma forma que tem a opção de escolher o tamanho do veículo de acordo com os seus gostos ou necessidades.
Energias alternativas e outros grandes trunfos
Há muitos condutores para quem a condução não é apenas uma necessidade, mas também um prazer. E o renting permite-lhes mudar de modelo e, além de experimentarem um carro novo, podem também experimentar diferentes tecnologias, tais como mudar de um carro manual para um automático ou experimentar as vantagens de um veículo elétrico, entre outras opções. De facto, os modelos que as diferentes empresas têm disponíveis para aluguer têm todos o rótulo ambiental ou o rótulo zero.
A isto há que acrescentar o facto de os preços dos combustíveis estarem a flutuar, o que gera muitas dúvidas entre os utilizadores quando se trata de decidir sobre um ou outro combustível ao comprar um carro novo. E há restrições crescentes em algumas cidades, portanto, se comprar um carro com um determinado combustível, pode haver limitações a médio prazo para poder conduzir livremente com ele, pelo que ter a possibilidade de mudar de veículo se for necessário é uma virtude adicional. Portanto, além de ser uma vantagem económica, tem a virtude de ser capaz de mudar a tecnologia do motor. De facto, muitos apontam o renting como a resposta ao atual desafio em termos de electromobilidade para ajudar a reduzir o impacto ambiental dos veículos.
A importância de ter as máximas garantias
Antes de tomar uma decisão, é importante comparar diferentes empresas e não se deixar guiar apenas pelo preço. É preciso saber escolher a empresa certa, considerando que tem preços competitivos, mas também oferece um bom serviço ao cliente e oferece o máximo de garantias que lhe dão paz de espírito.