
O Município de Portimão participou no Business2Sea/Fórum do Mar que decorre até amanhã, 16 de Novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Dedicada ao tema “Desafios do Mar 2030”, a edição de 2018 é organizada pelo Fórum Oceano com a colaboração da Fundação CETMAR, Centro Tecnológico do Mar, com sede na Galiza.
A presença de Portimão insere-se no projeto WAOH – The WILDSEA Atlantic Ocean Heritage Route, que se encontra em processo de construção, e que visa a criação de uma rota que permita uma viagem de descoberta ao longo dos melhores destinos de mergulho na costa atlântica da Europa.

Os princípios orientadores dessa rota incidem sobretudo na diversidade e riqueza do património natural e cultural de cada um dos territórios costeiros europeus que integram o projeto, que se querem posicionar para os turistas/mergulhadores como um mosaico rico de aventuras e experiências inesquecíveis.
Na sessão de trabalho, que decorreu logo no primeiro dia do Fórum, Portimão juntou-se a Sesimbra, Cascais, Galícia (Espanha), Cornwall (UK), Donegal (Ireland), na assinatura de um compromisso da rota WAOH! para a sustentabilidade, defendendo o Ecoturismo Costeiro e Marinho na Europa, de forma a que sejam criados pacotes turísticos “responsáveis” nas áreas naturais que tenham práticas que preservam o meio ambiente, sustentam o bem-estar da população local e incluem a interpretação e a educação.