A procura de trabalho é um processo que pode ser muito desgastante. Entre as várias etapas desse processo, construir um currículo que se destaque é um dos mais importantes, e aquele que pode fazer toda a diferença. A seguir, entenda melhor porquê, e veja como Criar o seu CV de forma a chamar a atenção dos empregadores.
Entenda a importância do currículo
Quando você se candidata a um emprego, o currículo é o seu cartão de visita, pois este é o primeiro contacto que os recrutadores terão consigo, e como em qualquer interação na vida, a primeira impressão é a que conta. Assim, sendo o currículo o elemento do qual os recrutadores irão extrair a primeira impressão sobre você e as suas capacidades, é fácil de entender a importância que este tem, assim como o seu potencial. Nesse sentido, é fundamental dedicar tempo e atenção à sua elaboração, não deixando de lado também a apresentação estética do mesmo.
Defina os seus objetivos profissionais
Para começar, e logo no início do currículo, é importante incluir um objetivo profissional claro e objetivo. Isso vai ajudar os recrutadores a entenderem quais são as suas metas assim como as suas expectativas em relação à carreira, tornando mais claro se você é o candidato ideal para a vaga ou não. Ao mesmo tempo, isso demonstrará proatividade, clareza e determinação da sua parte, características que são mais-valias no mercado de trabalho.
Organize as suas informações pessoais
A seguir, e ainda no início do currículo, insira os seus dados pessoais, como nome completo, telefone, e-mail e morada, e ao fazê-lo, certifique-se de que estas informações estão bem organizadas, assim como atualizadas e corretas.
Destaque as suas experiências profissionais
Depois das informações pessoais, foque nas experiências profissionais. Para isso faça uma lista dos seus empregos anteriores, sendo que em cada entrada deve incluir o nome da empresa, o período de tempo em que trabalhou para essa empresa, o cargo que ocupou e quais as principais responsabilidades que teve durante o tempo que exerceu esse cargo. Além disso, destaque também as conquistas e os resultados que alcançou em cada uma das entradas.
Destaque as suas habilidades e competências
A seguir, destaque as suas habilidades e competências, sendo que deve apenas incluir as que são relevantes para a vaga à qual se está a candidatar. Assim, usando o seu melhor julgamento e bom senso, você deve incluir as suas habilidades técnicas que melhor se encaixam com a vaga, como conhecimentos de certo software, certificados profissionais ou conhecimentos de línguas. Igualmente, destaque as suas habilidades interpessoais, como trabalho em equipa, resolução de problemas ou apetência para liderança, preferencialmente referindo exemplos em que essas habilidades foram colocadas em prática em experiências profissionais anteriores.
Adicionalmente, refira as suas habilidades organizacionais, como gestão de tempo e tarefas, proatividade ou atenção ao detalhe, sendo que também estas devem ser preferencialmente acompanhadas de exemplos da sua aplicação em contexto de trabalho. Poderá também incluir habilidades analíticas se tal se adequar à vaga, tais como análise de dados, capacidade de tomada de decisão ou resolução de problemas, sendo que, mais uma vez, estas devem ser acompanhadas de exemplos de experiência nas quais você fez uso dessas habilidades de forma bem sucedida. Por último, considere também incluir habilidades adaptativas, nomeadamente a capacidade de adaptação à mudança, de aprendizagem rápida e de flexibilidade, acompanhando as mesmas com exemplos nos quais teve que se adaptar a mudanças ou enfrentar desafios.
Inclua a sua formação académica
Também fundamental é que insira a sua formação académica, incluindo o nome da instituição de ensino, curso e ano de conclusão. Se for o caso e fizer sentido para a vaga à qual se candidata, destaque disciplinas e/ou temas abordados durante o curso, ou cursos, dando assim indicação de conhecimento sobre determinados assuntos. E se você tiver tirado algum curso de pós-graduação ou especialização, inclua também essa informação nesta secção.
Adicione cursos e certificações relevantes
Igualmente, não deixe de incluir outro tipo de cursos ou certificações que possam ser relevantes para a vaga a que se candidata. Por exemplo, se tirou um curso de primeiros socorros, e de alguma forma este é relevante para o cargo que irá desempenhar caso fique com a vaga, inclua essa informação no currículo.
Faça revisões e atualizações constantes ao seu currículo
Finalizada a criação do currículo, lembre-se de posteriormente ir fazendo revisões e atualizações do mesmo com frequência, certificando-se de que as informações estão sempre atualizadas e verificando que não existem erros ortográficos ou gramaticais. E de cada vez que se candidatar a um emprego, não se esqueça de personalizar o currículo para melhor se adequar à vaga à qual se candidata, tal como referido anteriormente, destacando as experiências e habilidades mais relevantes para o cargo em questão.
Dicas extras para se destacar no mercado de trabalho
Por fim, considere algumas dicas extras que podem ajudá-lo no difícil processo de encontrar trabalho. Nesse sentido, faça por se manter atualizado sobre as tendências na sua área de interesse, participe de eventos e networking, e não descarte oportunidades novas por levarem a um caminho diferente do que tinha programado. A capacidade de mudar e de se adaptar na vida, será sempre um dos seus maiores aliados.