O Concurso do Mel do Algarve realiza este ano a sua 38.ª edição, numa iniciativa que distingue a excelência do mel produzido na região. O evento, organizado pela Melgarbe – Associação dos Apicultores do Sotavento Algarvio, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), através da área de Agricultura e Pescas, e a Câmara Municipal de Lagoa, decorre no próximo dia 24 de agosto, às 10:30, no âmbito da 44.ª edição da FATACIL.
Em nota divulgada, a CCDR Algarve salienta que “o setor apícola é um pilar fundamental da agricultura algarvia, não apenas pela reconhecida produção de mel de qualidade, mas também pelo contributo para a preservação da biodiversidade e para a sustentabilidade dos ecossistemas”.
Podem participar no concurso apicultores e embaladores legalmente registados, apresentando amostras de mel de origem algarvia. “As inscrições e entrega de amostras estão abertas até às 17:00 do dia 21 de agosto de 2025, nas instalações da Melgarbe, no edifício da CCDR Algarve, no Patacão – Faro”, refere a organização.
As amostras admitidas serão avaliadas por um júri independente, com base em critérios de análise sensorial que incluem cor, sabor, aroma e apreciação global, premiando-se os melhores méis da região.
De acordo com a CCDR Algarve, esta iniciativa “procura contribuir para a afirmação do valor do mel algarvio, aproximar produtores e consumidores, num espaço que celebra a identidade e a riqueza agrícola do Algarve”.
O regulamento esá disponível aqui.
Leia também: Muitos condutores erram: saiba a diferença entre estes sinais de trânsito quase iguais e evite multas

















