O anúncio do aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) para veículos com matrícula anterior a 2007, previsto na proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), tem suscitado controvérsia e resultou até na criação de uma petição online. Luís Marques Mendes, comentador político, afirmou, este domingo, no seu espaço habitual na SIC, que a proposta de aumento a partir de 2024 do Imposto Único de Circulação (IUC) deverá ser alterada.
“Os sinais são no sentido de que [o Governo] pelo menos vai fazer alterações na Assembleia da República. Sublinho isto. Este regime vai ser provavelmente alterado. Não sei se vai ser retirado, mas provavelmente alterado”, revelou o comentador político.
Esta proposta “está a criar descontentamento, divisão, desconforto, mesmo dentro da bancada do PS, isso é óbvio” Não estou a dizer que é uma estupidez, porque não quero ser desagradável com ninguém. É uma tontice introduzir esta questão. Não vai resolver problema nenhum”.
Para o Governo, o aumento do IUC tem como objetivo incentivar a renovação da frota automóvel para uma que seja menos poluente. Marques Mendes refere, no entanto, que quem tem carros com matrículas anteriores a 2007 não é que “não mudam de carro porque têm vontade de prejudicar o ambiente ou porque são poluidores e querem poluir mais, mas sim porque não têm dinheiro”.
“São pessoas pobres de um modo geral. Pode haver uma exceção ou outra mas na generalidade são pessoas pobres. Não é um imposto agravado que vai resolver o assunto. Se o imposto fosse um incentivo para mudar de carro, ainda se podia admitir. Mas não, só vai agravar o problema porque as pessoas não mudam de carro porque não têm dinheiro”, explicou.
Segundo Marques Mendes, Portugal é “o sétimo país com mais impostos sobre a circulação automóvel”. “Os portugueses já estão bastante sobrecarregados”.
“Bem prega Frei Tomás… olha para o que ele diz, não olhes para o que ele faz. Metade dos automóveis ao serviço do Estado são bem antigos, portanto são muito poluidores. Então não devia ser o Estado a dar o exemplo?”, questionou o comentador político.
De recordar que a proposta de OE2024 prevê um aumento do IUC para veículos anteriores a 2007, alegando o Governo que este aumento tem como intenção incentivar os condutores a trocarem os seus veículos por carros com menos taxas de poluição.
Leia também: Faça a simulação de quanto vai pagar do IUC em 2024