O novo Passe Ferroviário Nacional já está à venda desde 1 de julho e é válido a partir de 1 de agosto, semana em que decorre, em Lisboa, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), para os comboios regionais a nível nacional, anunciou esta segunda-feira a Comboios de Portugal (CP)
O valor do passe é de 49 euros mensais, o custo é fixo e pode ser requisitado em qualquer bilheteira da CP.
Vai “abranger exclusivamente todas as viagens nos comboios regionais em todo o território nacional (não sendo aplicável aos comboios inter-regionais e urbanos), independentemente do ponto de partida ou destino”, refere a CP acrescentando que assim será possível “viajar, sem limitações de horários ou restrições de períodos de alta procura, oferecendo assim uma opção de transporte económica e ambientalmente amigável”.
O Passe Ferroviário Nacional não acumula com outros descontos, esclareceu a transportadora e pode ser carregado mensalmente, como qualquer outro passe.
A medida, refere o Ministério das Infraestruturas, visa reforçar a “aposta contínua na mobilidade sustentável” e surge numa altura em há vários investimentos dirigidos ao setor ferroviário nacional.
No final de fevereiro, em resposta à Lusa, o Ministério das Infraestruturas tinha-se comprometido a criar até final de junho o Passe Ferroviário Nacional.
O Governo defendeu, na semana passada, quando questionado sobre uma eventual falta de oferta para corresponder a mais utentes que “a aplicação deste passe exclusivamente aos comboios regionais resultou, também, do facto de serem comboios com menores taxas de ocupação”.
Vale relembrar que esta medida estava inscrita no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), na sequência de uma proposta do partido Livre.