A IKEA apresenta a coleção VARMBLIXT, em cocriação com a designer, Sabine Marcelis, que procura destacar a iluminação de peças de design de interiores, como peças de loiça exclusivas, tapetes vibrantes, entre outras novidades. A coleção é constituída por 20 artigos, foi desenhada para interagir tanto com a incidência da luz direta, como indireta, e vai estar disponível a partir de fevereiro.
Esta coleção é o primeiro ponto de partida no que diz respeito à exploração de possibilidades transformadoras em torno da luz em casa. Esse é o objetivo a longo prazo da IKEA, e desta coleção, que quer incentivar as pessoas a uma mudança na forma de ver a iluminação em casa, que além de funcional ajuda a transformar o estilo, a sensação e o ambiente das nossas casas, bem como a ter um impacto positivo na forma como nos sentimos.
Quatro artigos de iluminação, da coleção de VARMBLIXT, vão fazer parte da gama de produtos a longo-prazo.
A iluminação e o modo como esta interage com as formas e objetos de design é parte criativa integrante do design de Sabine e reflete o objetivo desta coleção.
As novidades incluem o candeeiro suspenso LED, que usa tubos curvilíneos feitos de vidro branco fosco, e o espelho de parede LED, desenhado com um painel de vidro semitransparente com uma faixa de luz.
Estes dois produtos são objetos de design versáteis, que, quando iluminados, são transformados numa exibição de engenharia de luz.
“Queria trazer uma abordagem inesperada de como explorar a iluminação dentro de casa e inspirar as pessoas a considerar novas formas e elementos que se unem e evidenciam em diferentes tipos de espaços interiores de uma forma nova, arrojada e artística”, diz Sabine Marcelis, designer da coleção.
A coleção explora, também, o conceito de assinatura do trabalho de Sabine: o dónute, a forma perfeita. Os produtos desta coleção inspirados no círculo vão estar disponíveis em duas taças de servir e um candeeiro de assinatura.
“Quando a luz ilumina o vidro cor de laranja, faz com que candeeiro em formato de dónute ganhe um brilho quente” diz Sabine Marcelis.
“É uma visão mágica que capta a atenção – independentemente de estar numa mesa ou pendurado na parede”, acrescenta.