A Grande Mostra de Vinhos de Portugal voltou a animar Albufeira, após o interregno causado pela pandemia. Durante três dias foi possível degustar centenas de vinhos, num evento que atraiu produtores e visitantes.
Personalidades reconhecidas ligadas ao mundo da gastronomia e dos vinhos, entidades oficiais, apreciadores e curiosos, muitos foram os que visitaram o Espaço Multiusos de Albufeira, entre os dias 12 e 14 de maio. A organização estima que passaram pelo evento cerca de 9.000 visitantes.
“Com uma grande parte do público nacional já conhecedor do evento, a Mostra é cada vez mais procurada por um público estrangeiro residente ou visitante, atraído pelo crescente prestígio dos vinhos nacionais dentro e fora de portas”, destaca a Confraria do Bacchus de Albufeira, organizagora do evento.
Na sua 12ª edição, a Mostra voltou a incluir o Concurso de Vinhos de Portugal, iniciativa que atingiu a sua 8ª edição, sempre integrada neste evento. As provas decorreram nos dias 6 e 7 de maio, tendo os prémios sido atribuídos no jantar oficial que decorreu, no dia 12, no Hotel Vila Petra.
A edição 2023 do Concurso de Vinhos foi uma das mais participadas de sempre, com cerca de 120 vinhos a concurso, foram atribuídas um total de 33 medalhas: 1 Excelência, 2 Grande Ouro, 27 Ouro e 3 Prata.
Os produtores algarvios tiveram uma prestação muito positiva, conquistando um total de 11 medalhas, incluindo uma Grande Ouro, e dez de Ouro. Números que confirmam a evolução positiva do setor em toda a região, assim como a qualidade crescente dos néctares algarvios.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, participou na inauguração e no jantar oficial, onde teve oportunidade de felicitar a Confraria “por voltar a organizar este evento que era já uma marca no calendário da região e que, após a pausa forçada pelas circunstâncias conhecidas, voltará com certeza a ser um sucesso, pois os vinhos e a gastronomia são fatores que suscitam cada vez mais interesse junto de quem nos visita”.
Pedro Valadas Monteiro, diretor regional de Agricultura e Pescas, esteve igualmente presente na inauguração e no jantar oficial, tendo destacado “a centralidade de Albufeira e o seu peso turístico como excelentes fatores para acolher um evento desta natureza que é também uma montra daquilo que a região e o país sabem fazer com qualidade”
No final do evento, Carlos Oliveira, chanceler da Confraria do Bacchus de Albufeira fez um balanço positivo da Mostra, destacando que “este é um evento muito dinâmico que dá oportunidade para conhecermos, no mesmo espaço à distância de alguns metros, centenas de vinhos de qualidade, grande parte deles de pequena produção que não se encontram nas grandes superfícies, o que torna este formato muito apelativo.”
A Confraria do Bacchus de Albufeira organiza este evento desde a primeira edição e promete arregaçar as mangas para que a 13ª Mostra seja ainda mais atrativa para visitantes e produtores em 2024.