A Fundação Galp vai atribuir bolsas de mérito a alunos de Alcoutim para estudos de licenciatura em todas as áreas de conhecimento, preferencialmente na energia e sustentabilidade.
As candidaturas estão abertas até 22 de setembro. Podem concorrer alunos de qualquer nacionalidade desde que tenham completado com sucesso o ensino secundário em 2022/2023 e sejam residentes no concelho.
Ciente que as qualificações dos jovens são um fator chave para acelerar a transição energética e ultrapassar os desafios da descarbonização, a Fundação Galp volta a apostar na criação de condições que contribuam para o combate ao abandono escolar e promovam o sucesso dos alunos no Ensino Superior.
As bolsas para licenciatura cobrem um período de três anos com um valor global de 2.700€ por aluno.
A Fundação Galp disponibiliza 40 bolsas de mérito em todo o país para jovens residentes em concelhos estratégicos para o desenvolvimento do ecossistema da energia da Galp: Matosinhos, Sines, Santiago do Cacém, Setúbal, Alcoutim, Ourique e Odemira.
Alcoutim tem o maior parque solar em Portugal
Alcoutim é a casa do maior parque solar da Galp em Portugal, representando o futuro das energias limpas no centro da transformação da empresa. O programa de bolsas sociais reforça o compromisso social da Galp com as comunidades em que se insere e enquadra-se na participação da empresa no projeto EPIS – Empresários para a Inclusão Social, que em 2023 reúne 42 instituições responsáveis pela atribuição de 195 bolsas num investimento conjunto superior a 400 mil euros.
Entre 2019 e 2022, a Fundação Galp disponibilizou 193 bolsas sociais para todos os níveis de ensino para alunos em Portugal, Espanha, Moçambique e Eswatini.
Mais informações em: projeto EPIS e candidaturas.
Sobre a Galp
A Galp é uma empresa de energia comprometida com o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis nas suas operações e nas ofertas integradas que disponibiliza aos seus clientes.
Criou soluções simples, flexíveis e competitivas para as necessidades energéticas ou de mobilidade tanto de grandes indústrias e pequenas e médias empresas, como do consumidor individual.
A sua oferta inclui várias formas de energia – da eletricidade produzida com fontes renováveis ao gás natural e aos combustíveis líquidos.
Como produtor, atua na extração de petróleo e gás natural a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima e são igualmente um dos principais produtores Ibéricos de energia elétrica de base solar.
“Contribuímos para o desenvolvimento económico dos 10 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem”, afirma a empresa.
“Somos, por isso, líderes do nosso setor nos principais índices mundiais de sustentabilidade. A Galp emprega diretamente 6.715 pessoas”, conclui.
Mais informações em www.galp.com.
Sobre a Fundação Galp
A Fundação Galp é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada pelo Grupo Galp em 2009 e tem por missão servir a comunidade e o seu desenvolvimento sustentado.
Para isso, é orientada por critérios de equidade, racionalidade e eficácia operacional na aplicação dos meios que o Grupo fundador coloca à sua disposição, procurando ser um agente ativo e, em simultâneo, próximo na ligação deste com a comunidade.
Empenhada, desde o primeiro dia, no desenvolvimento de atividades de investimento social que promovam a sustentabilidade, através da educação, da proteção do ambiente, do uso sustentável de energia e da cultura, a Fundação Galp acredita que “o conhecimento permitirá a convergência, o compromisso e a cooperação essenciais para que a sociedade, nas suas várias comunidades, alcance a sustentabilidade”.
Leia também: Fundação Galp e EPIS atribuem 40 bolsas sociais