Se tem por hábito fazer as suas compras online no seu supermercado favorito, foi elaborada uma análise que poderá interessar-lhe. Entre 1 de setembro e 31 de dezembro de 2024, a DECO Proteste analisou os preços praticados por nove supermercados online em Portugal Continental, concluindo que o Pingo Doce se destacou como o mais competitivo, com um índice de 100, recebendo o selo de “mais barato”. Saiba ainda neste artigo qual se revelou como o mais caro, de acordo com a Marketeer.
De acordo com a análise, o Froiz, o Continente e o Auchan apresentaram um índice de 101, ou seja, apenas 1% acima do valor do Pingo Doce. Já o Intermarché ocupou o terceiro lugar, registando preços 3% superiores em relação ao supermercado mais barato.
No extremo oposto do ranking, o El Corte Inglés foi identificado como o supermercado online com os preços mais elevados, atingindo um índice de 109, o que reflete valores 9% acima dos praticados pelo Pingo Doce. Supermercados como o 360Hyper e o Minipreço posicionaram-se em níveis intermédios, com índices de 104 e 106, respetivamente.
Os preços foram recolhidos diariamente com base num cabaz composto por mais de 200 produtos, selecionados e ponderados de acordo com as despesas médias das famílias portuguesas. «Os resultados são apresentados pelo simulador da DECO Proteste, ferramenta que avalia preços desde 2021 e que utiliza uma metodologia de pesos diferenciados, priorizando os preços mais recentes para maior precisão.»
O simulador disponibiliza ainda gráficos que permitem acompanhar a evolução dos índices ao longo dos meses, facilitando a tomada de decisões informadas por parte dos consumidores, ao considerar tanto as flutuações sazonais como a consistência nos preços praticados. Depois de aceder a estas informações úteis, poderá ponderar melhor onde comprar online os produtos essenciais da próxima vez que for às compras.
Leia também: As rotundas fazem-se por dentro ou por fora? Saiba o que diz o Código da Estrada