Os jovens trabalhadores portugueses frequentemente enfrentam obstáculos ao entrar no mercado de trabalho, e o valor do salário figura como um dos principais desafios. O baixo valor salarial neste grupo etário não oferece muitas perspetivas de futuro para uma boa parte dos jovens. Com isso em mente, saiba agora a lista das dez profissões mais bem renumeradas entre os trabalhadores portugueses mais jovens, elaborada pela Fundação José Neves e citada pelo Human Resources Portugal.
O salário médio dos jovens trabalhadores, com idades entre os 25 e os 34 anos, nessas profissões, superou consideravelmente o salário médio nacional de 1133 euros para trabalhadores nessa faixa etária em 2021. Além disso, essas profissões estão entre aquelas que requerem níveis mais elevados de qualificação.
Os “atletas e desportistas de competição” foram, entre os mais jovens, a profissão com o salário médio mais elevado. Em 2021, os jovens trabalhadores nesta área auferiram um salário médio mensal de 17 059 euros. Desde 2010, mantêm-se consistentemente no topo das profissões mais bem remuneradas.
Logo a seguir, estavam os “médicos” e os “engenheiros de telecomunicações”, com um salário médio de 2893 euros e 2288 euros, respetivamente.
As profissões mais tecnológicas também se destacaram no topo das mais bem pagas entre os mais jovens em 2021, incluindo os “programadores de software” (2136 euros), os “analistas e programadores de software e aplicações” (2081 euros) e os “especialistas de redes informáticas” (1998 euros), ocupando, respetivamente, a 4.ª, 6.ª e 9.ª posições. Os “diretores de serviços de administração” (2100 euros) figuraram em 5.º lugar.
As restantes profissões do topo incluíram os “analistas em gestão e organização” (2075 euros) e os “engenheiros eletrónicos” (2053 euros), ocupando a 7.ª e 8.ª posições, respetivamente, enquanto o último lugar foi ocupado pelos “economistas” (1997 euros).
Leia também: Verifique a idade da reforma em Portugal e valores que pode receber