O Encontro Transfronteiriço de Empresários(as) no Guadiana realizou-se no passado dia 29 de maio, em Vila Real de Santo António, organizado pela ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve e inserido no projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia – Algarve.
“A parceria no âmbito do EURES T AA tem por objetivo promover a mobilidade transfronteiriça, identificando, minimizando e eliminando os seus obstáculos e promover a cooperação laboral entre as regiões da Andaluzia e do Algarve”, explica o IEFP.
A sessão de abertura foi efetuada pelo presidente da ACRAL, Miguel Morgado Henriques, dando as boas-vindas e agradecendo a presença de todos os participantes no evento.
Este encontro ajudou a fomentar, promover e impulsionar o empreendedorismo transfronteiriço entre o Algarve e a Andaluzia, para o que contaram as intervenções de oradores com elevada experiência em empreendedorismo e contratação transfronteiriça.
Para consolidar esses objetivos, foram convidados empresários representantes de vários setores de atividade económica do Algarve e da Andaluzia, o que permitiu uma troca de experiências que ajudará a consolidar o espírito do projeto EURES T AA, ou seja, apoiar empresas e pessoas que desejem aproveitar uma oportunidade de trabalho ou abrir um negócio em qualquer uma destas regiões.
No encerramento deste encontro, a Sr.ª Delegada Regional do Algarve do IEFP, Madalena Feu e o Sr. Secretario Provincial do SAE Huelva, fizeram uma síntese dos resultados deste dia de trabalho conjunto.
A delegada Regional do Algarve, Madalena Feu, reforçou a importância da união de todos os parceiros num trabalho conjunto, alinhado e em rede, por forma a garantir um maior sucesso na prossecução dos objetivos pretendidos, tendo aproveitado também para abordar os próximos desafios do projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia – Algarve.
O projeto é co-financiado pela UE e atualmente é coordenado pelo Serviço de Emprego da Andaluzia (SAE) em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (como co-promotor) e os parceiros, que incluem o Serviço Público de Emprego Estatal (SEPE), as universidades de Huelva e do Algarve, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a Diputación de Huelva , a Mancom Islantilla, a Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana “Odiana”, Associação Tertúlia Algarvia, A Eurocidade do Guadiana e as principais organizações empresariais e sindicais que operam no território fronteiriço (CEA, FOE, NERA, ACRAL, CCOO Andaluzia, UGT Andalucía, UGT Algarve, CGTP-IN Algarve,).