Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Cultura

Alcoutim e Faro acolhem Mostra de Indústrias Culturais e Criativas. Programa inclui espetáculos, exposições, debates ou workshops

Segundo Pedro Bartilotti, programador cultural do evento, a mostra “engloba áreas como a arquitetura, desenho, poesia, música, fotografia, artes digitais ou artesanato”, além da vertente “de conversa, a ‘workshops’, seminários, exposições, performances e iniciativas culturais”.

10:22 23 Fevereiro, 2023 16:47 5 Junho, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Alcoutim e Faro vão acolher a Mostra de Indústrias Culturais e Criativas do Alentejo, Algarve e Andaluzia (MIAAC), entre hoje e sábado, com um programa que inclui espetáculos, exposições, debates ou ‘workshops’, anunciou a organização.

Realizada no âmbito do projeto Magalhães, que visa estabelecer uma rede de cooperação transfronteiriça para a criação de um Centro de Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas e promover uma oferta cultural inovadora na eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia, a mostra será a primeira de três a realizar nestes territórios.

Segundo disse à Lusa Pedro Bartilotti, programador cultural do evento, a mostra “engloba áreas como a arquitetura, desenho, poesia, música, fotografia, artes digitais ou artesanato”, além da vertente “de conversa, a ‘workshops’, seminários, exposições, performances e iniciativas culturais”.

O encontro é organizado pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e tem como parceiros a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, o Museu Zero e a QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade.

O programador cultural do evento adiantou que, no primeiro dia, em Alcoutim, vai realizar-se uma sessão de boas-vindas, às 10:00, que será seguida pela apresentação de vários projetos e de um espetáculo de teatro tradicional de marionetas, denominado “Dom Roberto”.

Vai também ser realizado, às 14:45, um ‘networking’ empresarial que contará com “empreendedores espanhóis e portugueses do setor do artesanato, para falarem sobre o seu negócio, com o objetivo de trocarem contactos, realizar parcerias e negócios”, acrescentou a organização.

Em Faro, entre as 18:30 e as 19:00, também hoje, vai ser feita a “apresentação da Criação Magalhães, uma performance multidisciplinar com música, poesia, dança, desenho”, no Club Farense, numa atividade aberta ao público, sublinhou.

Pedro Bartilotti disse que a iniciativa vai também contar com outras atividades na sede de distrito, nomeadamente, no Gimnásio Clube de Faro, onde no sábado será apresentada “uma sessão de jazz e corte de cabelo, na qual um barbeiro vai realizar o seu serviço com um quarteto de jazz ao vivo”.

Biblioteca António Ramos Rosa acolhe encontro transfronteiriço

A mesma fonte assinalou também a realização, na sexta-feira à tarde, de um encontro transfronteiriço na biblioteca António Ramos Rosa, em Faro, destinada a “empresas, agentes culturais, ‘startups’, investigadores, e outros agentes do setor”, onde será apresentado “o resultado do trabalho desenvolvido no âmbito da sua participação no projeto” Magalhães.

Este é um dos “momentos altos da mostra”, salientou Pedro Bartilotti, que destacou a importância destes encontros “ao nível dos próprios empresários, na parte do negócio”, ao proporcionar o contacto entre artistas, empresas e municípios “para terem conhecimento destes profissionais” e do trabalho que produzem, exemplificou.

A mostra inclui também a colocação, no Jardim da Alameda, em Faro, de uma “caravela com cerca de 10 metros” do Centro de Ciência Viva de Lagos, “onde as crianças podem fazer algumas atividades e conhecer a história de Fernão de Magalhães”, elencou.

“A arte digital tem grande potencial”, afirmou, considerando que é uma área que está cada vez mais a “emergir” e procura aliar “as artes mais ancestrais”, como o “artesanato”, através de uma reconversão em que se procura “salvar a tradição, aliando-a também ao ‘design’ mais contemporâneo”.

O programador destacou também a presença do António Jorge Gonçalves, que vai “apresentar uma palestra concerto a contar a historia do ‘graffiti’, com desenho digital acompanhado por um MC [mestre de cerimónias] ”, na sexta-feira, a partir das 14:00.

Encontro Transfronteiriço de Empresários promoveu empreendedorismo entre Algarve e Andaluzia

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Nacional

Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso

08:20 6 Setembro, 2026 10:05 6 Setembro, 2026 | João Luís

Um novo relatório sobre a Segurança Social atualiza o debate sobre o futuro das pensões e deixa avisos importantes

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e trovoada a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e esta região será a mais ‘castigada’

06:00 6 Setembro, 2026 23:23 5 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Segundo a Luso Meteo, a chuva regressa a Portugal acompanhada de trovoada, com uma região a concentrar maior probabilidade de instabilidade

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Idoso no sofá a ver televisão.
Economia Nacional

“Foi o Euromilhões”: Adolfo conseguiu uma casa no centro histórico desta cidade portuguesa e paga 425€ de renda

08:10 6 Setembro, 2026 16:49 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Adolfo encontrou no arrendamento acessível uma solução para ter casa no centro do Porto, onde paga 425 euros de renda mensal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Opinião Saúde

Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

07:30 6 Setembro, 2026 19:13 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A enxaqueca é uma doença que compromete significativamente a qualidade de vida, mas o seu impacto pode ser reduzido com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado"

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve

“Deslumbrante e variada costa”: australianos encantados com estas zonas do Algarve pelas suas “praias selvagens”

08:40 6 Setembro, 2026 17:46 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Entre praias selvagens, falésias e quase 300 dias de sol, o Algarve volta a ser elogiado numa seleção internacional

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Não faça isto em setembro ou pode ficar sem flores no próximo ano

08:00 6 Setembro, 2026 15:24 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro pode parecer uma boa altura para arranjar as hortênsias depois do verão, mas um corte feito nos ramos errados pode comprometer parte da floração

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Algarve Cultura Nacional

Nero junta-se a poetas de todo o país na quarta edição do “Aqui vai livre”

10:00 6 Setembro, 2026 11:52 2 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Poeta e professor em Silves, Nero participa em Lisboa num encontro que leva a poesia para a rua e aproxima autores do público

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Nacional

Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso

08:20 6 Setembro, 2026 10:05 6 Setembro, 2026 | João Luís

Um novo relatório sobre a Segurança Social atualiza o debate sobre o futuro das pensões e deixa avisos importantes

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e trovoada a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e esta região será a mais ‘castigada’

06:00 6 Setembro, 2026 23:23 5 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Segundo a Luso Meteo, a chuva regressa a Portugal acompanhada de trovoada, com uma região a concentrar maior probabilidade de instabilidade

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Idoso no sofá a ver televisão.
Economia, Nacional

“Foi o Euromilhões”: Adolfo conseguiu uma casa no centro histórico desta cidade portuguesa e paga 425€ de renda

08:10 6 Setembro, 2026 16:49 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Adolfo encontrou no arrendamento acessível uma solução para ter casa no centro do Porto, onde paga 425 euros de renda mensal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Opinião, Saúde

Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

07:30 6 Setembro, 2026 19:13 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A enxaqueca é uma doença que compromete significativamente a qualidade de vida, mas o seu impacto pode ser reduzido com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado"

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve

“Deslumbrante e variada costa”: australianos encantados com estas zonas do Algarve pelas suas “praias selvagens”

08:40 6 Setembro, 2026 17:46 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Entre praias selvagens, falésias e quase 300 dias de sol, o Algarve volta a ser elogiado numa seleção internacional

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Não faça isto em setembro ou pode ficar sem flores no próximo ano

08:00 6 Setembro, 2026 15:24 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro pode parecer uma boa altura para arranjar as hortênsias depois do verão, mas um corte feito nos ramos errados pode comprometer parte da floração

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Algarve, Cultura, Nacional

Nero junta-se a poetas de todo o país na quarta edição do “Aqui vai livre”

10:00 6 Setembro, 2026 11:52 2 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Poeta e professor em Silves, Nero participa em Lisboa num encontro que leva a poesia para a rua e aproxima autores do público

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Últimas Notícias

  • Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia
    Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia
  • Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões
    Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões
  • Nero junta-se a poetas de todo o país na quarta edição do “Aqui vai livre”
    Nero junta-se a poetas de todo o país na quarta edição do “Aqui vai livre”
  • Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé
    Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé
  • Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias
    Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

Opinião

  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
  • Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
    Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
  • A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
    A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
  • UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
    UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento