A E-REDES promoveu segunda edição do Electrical Grid Meeting em Seia. Trata-se de um encontro para alunos do curso profissional Técnico de Redes Elétricas das Escolas Secundárias de Seia e Vila Real de Santo António que, no presente ano letivo, terminam o 12º ano e pretendem integrar o mercado de trabalho. O objetivo é alargar a oferta formativa a escolas do Algarve, Alentejo, Grande Lisboa e Porto.
A empresa explica em comunicado que “pretende para dar resposta às necessidades sentidas de profissionais altamente qualificados, sobretudo nestas regiões, no âmbito de uma parceria estabelecida com o Ministério da Educação e Ciência”.
Este evento, integrado no programa Incluir para Iluminar da E-REDES, pretende apoiar o Curso Profissional de Técnico de Redes Elétricas, com o objetivo de qualificar Técnicos de Redes para trabalharem numa área importante da sociedade.
O setor está atualmente a viver um momento de renovação geracional e de desafio tecnológico para dar resposta à transição energética em curso.
Atividades aproximaram alunos da vida ativa
As atividades desenvolvidas nos três dias em Seia, permitiram aproximar alunos da vida ativa, através de exercícios práticos executados no Parque de Formação E-REDES. Destacam-se outros objetivos, como dar-lhes maior visibilidade junto dos parceiros de negócio da empresa, eventuais facilitadores de estágios profissionais e futuros empregadores, e incentivar o networking entre alunos das duas escolas presentes.
O Curso Profissional de Técnico de Redes Elétricas, adaptado às necessidades do mercado de trabalho, conta com a participação da E-REDES na definição dos conteúdos programáticos das disciplinas de formação tecnológica e na planificação da formação.
O operador de rede de distribuição é responsável por nomear um tutor que acompanha cada escola e assegura visitas regulares dos alunos às instalações da empresa e a obras em curso.
E-REDES garante 600 horas de estágio
À E-REDES compete ainda garantir 600 horas de estágio, a distribuir entre o 11º e 12º ano, e realiza eventos inter- escolas, como é o caso deste Electrical Grid Meeting e da Academia para a Transição Energética, para os alunos finalistas. Os melhores alunos de cada escola serão distinguidos com um prémio monetário.
A preparação de futuros profissionais para uma função tecnologicamente atrativa num setor estratégico para a sociedade, assume um papel essencial para a E-REDES. O objetivo é captar a atenção de jovens para uma profissão de futuro e escolas interessadas em alargar a oferta formativa.
As inscrições para novos alunos a ingressarem no 10º ano, nas escolas aderentes ao programa, realizam-se entre 15 e 20 de julho, no Portal das matrículas.