Durante muitos anos o turismo valia-se por si só, através daquilo que determinados locais tinham para oferecer -belas praias, clima apetecível e oferta de alojamento. Estes fatores, foram durante muitos anos, o único chamariz que a região do Algarve precisava para que os turistas desejassem conhecer a região.
Com a globalização e a criação de novas tecnologias, é preciso um pouco mais para conquistar visitantes. Na verdade, empresas ligadas ao setor do turismo têm desenvolvido novos serviços e estratégias para conseguir aumentar e melhorar o turismo da região, sendo um dos exemplos possíveis a gamificação do setor.
O que significa gamificar o turismo
A gamificação é uma abordagem bastante usada em outros setores para atrair e reter diferentes públicos, usando algumas das dinâmicas e métodos usados nos jogos.
Os jogos possuem sistemas de pontos, missões, regras e recompensas. A introdução destas temáticas permite aos jogadores sentir adrenalina e emoção enquanto jogam. Seja em jogos que apenas dependam da sorte, como acontece ao jogar slots online, que oferecem adrenalina na possibilidade de conseguir uma combinação vencedora, ou nos jogos mais complexos como os de RPG – role playing game, em que que o jogador enfrenta situações que tem de resolver e participa como personagem do jogo.
Estas sensações também podem ser usadas pelo setor do turismo através do desenvolvimento de aplicações, que possam enriquecer a experiência da visita de alguns locais, através, por exemplo, da realização de tarefas, ou missões.
Uma das formas pioneiras de gamificação do turismo surgiu com a o Geocache. Esta atividade combina o GPS para encontrar uma “cache” que contém um livro de registos e acessórios para troca. Esta é uma forma interessante de gamificar trilhos, que passam a oferecer um objetivo para que sejam percorridos.
Mais recentemente, a aplicação PortugalPlay foi criada exatamente com o objetivo de tornar o turismo num cenário de jogo e aventura. Com diferentes desafios que se convertem em pontos, esta aplicação desenvolvida com recurso à tecnologia de realidade aumentada, permite aos turistas conhecer mais sobre determinada região, ao mesmo tempo que podem habilitar-se a ganhar prémios como um iPhone.
Outras formas de cativar turistas
A gamificação do turismo não é a única opção para tornar uma região mais interessante para certos nichos de visitantes. Alguns turistas, ao invés de procurarem mais emoção e aventura às suas férias, procuram, por exemplo, tratar da sua saúde. O chamado turismo de saúde, ou turismo médico é um nicho bastante popular na região do Algarve.
Além de existirem hotéis que alargam o conceito de SPA oferecendo, por exemplo, programas detox, programas ligados aos benefícios das termas, ou mesmo centros de meditação, como os Retiros Karuna realizados em plena Serra do Monchique. Existe também o conceito de turismo médico ligado aos tratamentos dentários.
É exatamente assim que uma clinica dentária em Olhão tem conseguido captar turistas provenientes de países como Alemanha, ou Países Baixos. Graças a uma parceria da clínica com os Eden Garden Apartments – estrategicamente localizados ao lado da clínica, permitem que os turistas possam usufruir de umas férias, ao mesmo tempo que realizam algum tratamento dentário.
Ainda que estas formas de reinventar o turismo tradicional possam parecer estranhas para quem procura unicamente sol, praia e descanso, são ótimas formas de captação de turistas que precisam de aliar um motivo ao seu descanso.