O Designer Outlet Algarve, a IKEA Loulé e o MAR Shopping Algarve assinalam esta quarta-feira o quinto aniversário do complexo, efeméride que coincide com a meta de 37 milhões de visitantes desde a abertura.
Até dia 1 de novembro o complexo vai receber todos os visitantes em ambiente de festa. Desfile de moda, photobooth e insta spaces, dj sets, aconselhamento de maquilhagem e imagem com stylists e até make up talks são algumas das atividades previstas.
Também para as crianças foram programadas algumas das suas atividades preferidas como pinturas faciais e cantinhos de algodão doce e pipocas. Também, a loja IKEA anunciou descontos até 30% para membros IKEA Family durante este período.
Foi em 2017 que começou a ganhar forma o maior complexo comercial do Algarve, primeiro com a abertura da loja IKEA, depois do MAR Shopping Algarve e finalmente do Designer Outlet Algarve. Atualmente trabalham neste complexo 2207 pessoas, entre colaboradores das lojas e serviços, distribuídos por 161 lojas, 109 lojas do MAR Shopping (incluindo a loja IKEA) e 54 do Designer Outlet Algarve.
Ao longo destes cinco anos, passaram pelo complexo mais de 37 milhões de pessoas, 27,5 milhões pelo MAR Shopping Algarve (inclui visitas à loja IKEA) e 9,6 milhões pelo Designer Outlet Algarve.
2022 é o melhor ano de sempre
Destaque para o ano de 2022, que, apesar de ainda não ter terminado, já é o melhor ano de sempre para o complexo, com mais de 7 milhões de visitas. Também, os turistas visitam cada vez mais este espaço, tendo sido realizado um estudo em julho e agosto que concluiu que 40% dos visitantes neste período foram turistas portugueses e de outras nacionalidades. Entre eles estão os espanhóis que, além do verão, continuam a aproveitar fins de semana e feriados para visitar o Algarve e o complexo comercial.
Também a sustentabilidade tem sido uma prioridade, quer do ponto de vista ambiental, quer social. Ambientalmente, IKEA e MAR Shopping Algarve já instalaram 1440 e 1800 painéis solares, respetivamente, estando o Designer Outlet Algarve com um projeto semelhante em desenvolvimento, além de aproveitamento da água da chuva para autoclismos, torneiras de baixo consumo, entre tantas outras. Recorde-se que ambos os projetos receberam a certificação BREEAM “Em Uso”, sendo que o MAR Shopping Algarve dispõe também da certificação BREEAM “Nova Construção”.
Do ponto de vista social, ganha destaque uma lógica de continuidade em ações de responsabilidade social, como limpeza da ria formosa, uma agenda permanente de rastreios de saúde, apoio a associações animais locais, campanhas de sensibilização para o cancro da mama e da próstata ou campanhas de reutilização e reciclagem de têxteis e roupa usada.
Para Ana Antunes, diretora do MAR Shopping Algarve, “a data é de celebração e por isso queremos que todo o complexo respire um ambiente de festa e proporcione momentos divertidos a quem nos visita”.
Já Emmanuel Charpentier, diretor da IKEA Loulé destaca a oferta única do complexo: “IKEA, Designer Outlet Algarve e MAR Shopping complementam-se na perfeição, não só na capacidade de atrair públicos diferentes, como na capacidade de oferecer uma experiência muito para além das compras”, ressalta o gestor.
Quanto a Miguel Paraíso Guerreiro, diretor do Designer Outlet Algarve, ele salienta a margem de progressão: “Somos inspirados pela maneira única como os algarvios sabem receber e isso tem-se refletido no número crescente de turistas que nos visitam, pelo que acredito que vamos continuar a contribuir para que o Algarve seja cada vez mais uma capital do ‘saber receber’”.